5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

6 de fevereiro de 2019 Telecom

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Hoje, no mercado mundial, cresce o número de pessoas que possuem o grande (e audacioso) desejo de abrir seu próprio negócio. Porém, em diversos casos, essas pessoas acabam colidindo com uma situação desanimadora: a falta de conhecimento sobre o que é necessário para ter a empresa funcionando bem e gerando o lucro esperado.

Em uma empresa de Telecom, isso não é diferente! Pense: seu projeto abrange atualização tecnológica, visando rentabilidade. Trata-se de seu próprio negócio. Você conhece a área, tem domínio, mas, talvez, partes do processo (como a administração ou estratégias) são completamente esquecidas.

Pois bem! Pensando em pessoas como você (que estão decididos a entrar para esse universo avassalador do empreendedorismo, mas, não sabem aqueles detalhes administrativos que fazem toda diferença), hoje, vamos listar 5 dicas importantes para fazer o seu negócio decolar. Vamos lá?

1 – ORGANIZA-SE

Organização é uma ferramenta de importante para abrir um negócio. É a partir dela que tudo se ajeita! Você optou por abrir empresa de Telecom? ÓTIMO! Reserve os próximos dias para organizar os passos a serem tomados!

Precisa estar com as finanças em dia (ou o máximo em dia possível), saber sobre o fluxo de caixa, dentre outros tantos pequenos detalhes importantes para que cada parte de seu negócio possa caminhar bem. Complexo? Que nada!

Uma forma de manter essa organização de uma forma prática e ágil é aderir a plataformas de planejamento. Esse mecanismo pode te auxiliar (e muito!) dispensando o uso de uma agenda tradicional, uma vez que ele tem tudo que você precisa, salva os dados e trabalha de forma online (em suma, você pode acessar de qualquer lugar).

2 – QUESTIONE-SE

Como você quer que a sua empresa esteja daqui a seis meses? E depois de um ano?

Responda essas duas questões e você estará fazendo uma coisa primordial para seu negócio: METAS.

Guarde essa tão preciosa palavra. Trata-se da segunda mais importante para seu futuro no ramo de Telecom. Metas são formas que você irá utilizar para transformar sua ideia em sucesso. Por exemplo, seu desejo é disponibilizar um provedor de internet via rádio.

A ideia parece fantástica! Para abrir a empresa de Telecom, você está organizando toda a parte jurídica junto à Abranet, já estipulou qual será a missão da empresa…. Tudo está bem organizado e correndo super bem. Vem, então, a pergunta: como você vê essa empresa (seu diamante bruto) daqui a um mês? Em que ponto ela estará? E daqui a seis meses? Qual a sua visão de futuro para essa empresa?

Para que esse negócio, projetado com tanto empenho, seja bem-sucedido, você precisa saber exatamente para onde deve ir: caso você não estruture muito bem seus objetivos, mensurar o desempenho e a produtividade de seu negócio se fará de forma muito difícil.

3 – PLANEJE-SE

Lembra das metas estabelecidas? Pois bem, associe as mesmas à ideia de organização e planeje cada passo que será necessário. Desde a lixeira que ficará ao lado de sua mesa, até o planejamento das finanças para colocar seu projeto tecnológico em prática.

Vamos manter o exemplo anterior: sua ideia para seu novo e inovador negócio seria uma empresa de Telecom voltada para a prestação de serviços de internet via rádio. Em um mês, você gostaria que toda a parte referente à legalização estivesse perfeita. Em seis meses, que todo o maquinário necessário estivesse funcionando. Em um ano, a empresa já estaria inaugurada e já trabalhando em seus leads.

Em um resumo, você já estabeleceu objetivos e metas a curto e médio prazo. Isso é ótimo! Mas, tudo está devidamente planejado? Certeza? Provedor de Internet não é brincadeira! Se você não prestar um serviço com qualidade e dentro da legislação e determinações da Anatel, poderá se complicar bastante, começando por protestos e problemas com Procon.

Depois, podem vir multas que acabarão com suas noites de sono. Melhor planejar tudo direitinho, não é? Então, vamos fazer um pseudo planejamento aqui para você:

  1. Abrir um CNPJ (ME serve) tendo como uma das atividades “Serviço de Comunicação Multimídia – SCM” ou “Provedores de acesso às redes de telecomunicações”. Mas, não pode começar a operar ainda!
  2. Obter a licença da Anatel para a exploração do serviço de SCM, o que tem custos com consultoria, além de valores que devem ser pagos à Anatel.
  3. Conseguir um fornecedor de link dedicado, que é a conexão com a Internet com garantias e, teoricamente, alta qualidade, que provedores devem usar.
  4. Comprar equipamentos que devem ser todos homologados na Anatel e com nota fiscal, tanto dos pontos de acesso quanto dos clientes.

Entendeu o que fizemos? Uma espécie de “passo a passo” para seguir no seu caminho. É fácil!

4 – FAÇA ORÇAMENTOS

Depois da organização e do planejamento, você terá uma noção maior de quanto lhe custará esse projeto. Fique atento e não se desespere! Tudo deve ser contado: quantos papéis são gastos para limpar as mãos, quantos notebooks são necessários, quantos aplicativos etc.

É muito importante mensurar até os gastos mais banais. Isso fará toda diferença sobre seu conhecimento como empreendedor. E será muito importante para a próxima dica.

5 – INVISTA

Por último, mas, não menos importante: após todo planejamento, orçamentos, noites pensando…. INVISTA! Quando você cria uma empresa, tenha em mente que essa hora vai chegar: a hora de investir no seu projeto!

O investimento pode ser baixo, médio ou alto, também pode ser em produtos internos, mídias externas, o que você achar ideal para o seu negócio. O investimento também serve para cursos que vão melhorar o seu trabalho, lendo livros sobre o assunto etc.

Não esqueça que o seu tempo é um grande investimento! Afinal, esse projeto é o seu diamante bruto e seu conhecimento está ali. Ah…. Além disso, nunca se esqueça: DIVIRTA-SE! Você é um inovador! O mundo precisa de mentes corajosas como a sua. Parabéns pela escolha e, lembre-se, estaremos aqui para auxiliá-lo sempre.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

Leia também:

Serviços de Telecom a uma alíquota de ICMS mais justa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 99967-7662

Solicite um orçamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *