As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

6 de janeiro de 2020 Contabilidade para Associações de Proteção Veicular
Compartilhe

As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

Para uma associação de proteção veicular, ter informações claras, objetivas e precisas no que tange seus dados contábeis é muito importante o auxílio de um profissional da área contábil para auxiliar no processo de gestão da associação. Isso, você já deve ter ciência enquanto diretor de uma associação, certo?

Como você bem sabe, a transparência e a qualidade do seu parceiro, o contador, no caso específico das associações, será um diferencial para o seu processo de gestão e para a sua prestação de contas. Pensando exatamente nisso, e com um pouquinho do nosso know how sobre contabilidade, separamos nossa conversa de hoje para delimitar as particularidades que um contador voltado para associações deve apresentar (com o intuito de melhorar sua vida e de sua associação).

Interessado em saber um pouco mais? Então, separe um minuto da sua agenda e relaxe… Vamos conversar!

O que é uma associação de proteção veicular

Bom, para começarmos nossa conversa, vamos relembrar o que associações de proteção veicular, são de fato. Uma associação de proteção veicular nada mais é que uma associação civil, legalmente constituída, que tem atuação em um ramo completamente diverso da competência de atuação das seguradoras, operando com proteção automotiva e não com seguros privados.

A ideia, como você bem sabe, é facilitar a negociação entre os associados. Quer um exemplo? Pois bem, imagine se a contratação de uma oficina para reparar um veículo acidentado, devesse conter a assinatura de todos os integrantes do programa; seria, sem dúvida, o caos que inviabilizaria o sistema.

Para que esse tipo de caos na Terra não ocorra, a constituição da associação serve como intermediária entre os verdadeiros titulares da proteção automotiva e os eventuais fornecedores de produtos e serviços.

Associações devem ser criadas de acordo com os termos do código civil

Ou seja, constitui-se uma pessoa jurídica de direito privado com objetivo de realizar atividades culturais, sociais, recreativas, beneficentes, dentre outras, sem fins lucrativos, ou seja, não visam lucros e dotadas de personalidade distinta de seus componentes. Com a aquisição da personalidade jurídica, sua associação passa a ser sujeito de direitos e obrigações.

Ok… “Sem fins lucrativos”… Mas, em verdade vos digo que independente de visar lucro ou não, toda organização precisa de informações confiáveis para tomadas de decisões. Isso significa que a contabilidade se faz necessária em qualquer âmbito.

Através dela, os associados terão a possibilidade de realizar a sua própria avaliação quanto à situação econômica da entidade, e traçar novas metas, a fim de alcançar o sucesso para todos os envolvidos.

Sobre a contabilidade para associações de proteção veicular

Tudo certo até aqui? Entendemos que, até esse ponto, não contamos nenhuma novidade para você. O que já é ótimo, uma vez que mostra que você tem o conhecimento básico sobre o universo das associações. Agora, vamos adentrar nos aspectos que dizem respeito ao seu contador, ok?!

Vamos lá: a contabilidade para associações de proteção veicular deve ter ciência das inúmeras obrigações acessórias que são indispensáveis para a proteção dos seus associados, e, principalmente, em relação a eventuais sanções tributárias do descumprimento de deveres instrumentais. Sim, caso algo ocorra fora do devido, sua associação paga por esse descumprimento!

Nessa ótica, é possível observar a importância de uma contabilidade para associações de proteção veicular. Em alguns textos passados (aqui em nosso blog) comentamos sobre as isenções previstas por lei para associações, lembra? Pois bem, a não escrituração de suas entradas e saídas, ou seja, das operações econômicas, pode acarretar ao desenquadramento dessa isenção tributárias.

As demonstrações contábeis exigidas das Entidades sem Finalidade de Lucros, definidas pela ITG 2002

  1. Balanço Patrimonial: O Balanço Patrimonial representa uma demonstração de diversas naturezas que compõe a riqueza da sua entidade, por isso é dita estática, e se refere ao seu estado patrimonial em de terminado momento.
  2. Demonstrativos do Resultado do Período: Esta demonstração deve mostrar o resultado da sua gestão em dois períodos comparativos, segregando as operações próprias das operações em parcerias.
  3. Demonstração das Mutações do Patrimônio Social: Essa demonstração contábil tem o propósito de apresentar as variações ocorridas no patrimônio líquido da sua entidade sem Finalidade de Lucros, e a sua posição contábil-financeira ao final do período, tendo como base a movimentação ocorrida nas contas que fazem parte de sua composição.
  4. Demonstração dos Fluxos de Caixa: O fluxo de caixa de Entidade sem Finalidade de Lucros pode ser obtido pelo método direto e ou pelo método indireto.
  5. Notas Explicativas: As notas explicativas às demonstrações contábeis das Entidades sem Finalidade de Lucros devem divulgar, no mínimo, o conteúdo do item 27 da ITG 2002.

Essas particularidades são, sempre, melhor analisadas sob a ótica cautelosa do contador. Ou seja, a partir disso, conseguimos notar a importância das informações contábeis para o gerenciamento, e aplicação das normas e regras conforme determina a legislação para as Associações de proteção veicular e, consequentemente, a importância em se ter uma contabilidade com conhecimento de tais diretrizes para que sua associação trabalhe de acordo com o previsto por lei.

A Contabilidade é um dos principais diferenciais para sua associação

Deste modo, para a contabilidade para associações de proteção veicular é indispensável proceder com os registros e as informações contábeis, fiscais e trabalhistas, as quais o não cumprimento acarretará em multas, paralisação das atividades e até crime de lavagem de capitais, trazendo assim desconfortos para todos os envolvidos com sua associação (desde você até os seus associados).

Lembrando que, seus associados sempre fazem uma pesquisa – procurando por cooperativas confiáveis – antes de escolher você. Ou seja, uma particularidade do seu contador é manter você (e sua associação de proteção veicular) nesse patamar de confiabilidade – o que garantirá a qualidade do serviço prestado e, consequentemente, a procura dos associados (e crescimento de sua associação).

Ah… Um adendo envolvendo esse quesito: uma associação de proteção veicular que possui poucos associados faz com que a contribuição mensal saia um pouco mais alta do que as demais (contribuição essa que é dividida pelos membros). O que pode acarretar, inclusive, em uma demanda de calote mensal um pouco maior e, consequentemente, aumento gradativo da mesma contribuição – uma pequena bola de neve, você consegue perceber?

Ou seja, um passo “simples” como contratar um bom contador, pode ser um dos principais diferenciais para sua associação.

Até a próxima!

Quer saber mais? Leia mais artigos:

As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

Como escolher uma contabilidade para Associação de Proteção Veicular?

Como abrir uma associação de proteção veicular

Ainda não possui um contador para chamar de seu? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *