BPO FINANCEIRO em Minas Gerais / MG

24 de fevereiro de 2021 BPO Financeiro em Minas Gerais
Compartilhe

Sua empresa está se consolidando no mercado e você tem passado muito tempo preso às suas obrigações com o setor financeiro? Isso impossibilita que você trabalhe adequadamente com foco no crescimento de seu empreendimento? Hoje, vamos te mostrar a solução para essa questão. Uma solução com três letras simples: BPO FINANCEIRO em Minas Gerais.

Sabemos, com maestria, que o departamento financeiro sempre foi uma área crítica para as empresas que precisam de processos estruturados. Tanto é que quase 60% das causas de mortalidade das empresas estão associados a esta área, segundo a pesquisa anual do Sebrae.

Esse quesito “finanças” ainda se torna uma dor de cabeça maior se pararmos para analisar que nem todos os empreendedores estão preparados para esse setor. Acrescente a essa informação o fato de que essa é uma área que acaba sendo deixada de lado em momentos de crescimento, onde o foco é a operação.

Mas, isso pode ser mudado caso empreendedores com foco no sucesso, como você, optem por delegar essa função para um BPO Financeiro. Esse tipo de atitude tem o poder de deixar as empresas mais ágeis, produtivas e escaláveis com a adoção de boas práticas de gestão financeira.

Mas, afinal, O que é BPO Financeiro?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e significa, em bom português: Terceirização de Processos de Negócio.

É comum utilizar um BPO para delegar atividades que não estão ligadas ao objetivo fim da empresa. Nesta terceirização, são estabelecidos processos e procedimentos e a atividade é realizada de forma integrada à empresa. De uma forma geral, então, o que acontece, aqui, é que você (enquanto gestor) terceiriza uma outra empresa para realizar algumas atividades de sua empresa.

No caso do BPO Financeiro, as atividades delegadas são aquelas desempenhadas pelo departamento financeiro, tais como:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Fluxo de Caixa

A ideia é que, no BPO Financeiro, a atividade passe a ser realizada por um especialista, aumentando a produtividade da empresa, trabalhando com as boas práticas do mercado e, principalmente, reduzindo os custos trabalhistas e problemas de gestão de funcionários – como faltas, férias e absenteísmo para o desempenho desta função.

Gestão Financeira

Quando sua empresa adota um serviço de BPO Financeiro, espera-se que ela seja beneficiada por um grande suporte na Gestão Financeira, e isso se torne importante para a sobrevivência do seu negócio.

Bem legal, não é mesmo?

Além disso, a terceirização desta área pode valer a pena do ponto de vista financeiro, pois as despesas fixas se transformarão em variáveis, além de poder aumentar o atendimento conforme o aumento do volume de transações.

Existem benefícios ainda maiores se a empresa que você escolha contratar para fazer seu BPO Financeiro for a mesma que realiza suas atividades contábeis. A integração entre essas tarefas, financeiro e contabilidade, são importantes para operar com produtividade e isso irá se traduzir em menor custo.

Um ponto importantíssimo de se mencionar é que um BPO não é uma consultoria

Na consultoria, há um aconselhamento para a solução de um determinado problema. Já no BPO, a solução passa pela execução direta de processos e procedimentos e a adoção de boas práticas de gestão.

Esse serviço de BPO FINANCEIRO em Minas Gerais está?

SIM! Você encontra o BPO Financeiro em diferentes empresas no território mineiro (além de tantas outras em demais Estados).

Ou seja, sendo de seu interesse, não importa onde sua empresa esteja, ela poderá ter um BPO Financeiro para chamar de seu.

Quais atividades financeiras podem ser terceirizadas? 

Todas as atividades de sua empresa podem ser terceirizadas em um BPO. As mais comuns são:

  • Conciliação Bancária: Análise de Saldos Bancários, Registros de Entradas e Saídas;
  • Elaboração do Fluxo de Caixa: Atualização da Posição Futura de Contas e Gestão das Provisões de Desembolsos;
  • Contas a Pagar: Administração de pagamento a fornecedores, Folha de Pagamento de Funcionários e Gestão de Contas de Consumo;
  • Contas a Receber: Atualização de Recebimentos, Manutenção do Fluxo de Cobrança e Controle de Recebíveis;
  • Gestão de Indicadores: Construção de Indicadores de Desempenho Financeiro;
  • Análise de Crédito: Extração de Posição Negativa em Órgão de Crédito e Avaliação de Crédito para a Realização de Negócios;
  • Emissão de Documentos Fiscais: Faturamento de Vendas e Contratos, Emissão de Boletos Bancários e Confirmação de Recebimento de Documentos.

A lista não se limita a estes itens e pode ir até Controladoria e Orçamento Empresarial, embora essas atividades sejam mais comuns realizadas de forma internas nas empresas, devido a sua interação com a execução do Planejamento Estratégico.

Quais vantagens em se adotar o BPO Financeiro?

Primeiro “pequeno” detalhe que é importante ter em mente é: quando sua empresa adota a terceirização das atividades do departamento financeiro, você, empreendedor, está liberado para focar todos os seus esforços e os de sua equipe no negócio e nas áreas chave da empresa, sem se preocupar tanto com as atividades de uma área não fim, mas, que precisa de processos estabelecidos.

Assim, a sua dedicação no financeiro é qualificada, já que sua atenção estará voltada para a análise e decisão de negócio, e não a execução de processos.

Além disto, um BPO Financeiro poderá proporcionar a você (e sua empresa):

  • Permitir adoção de boas práticas e processos estruturados desde o início da empresa sem precisar contratar um funcionário expert;
  • Essas boas práticas possibilitarão controlar os vencimentos financeiros e os recebimentos de vendas, liberando rapidamente recursos para giro;
  • Reduzir a inadimplência simplesmente por ter um processo estabelecido de cobrança;
  • Melhorar o Ambiente de Controle e de Governança pela a existência de áreas executoras e aprovadoras;
  • Reduzir custos trabalhistas com áreas não core da empresa e possibilitar aumentar o atendimento desta área conforme o crescimento da empresa;
  • Reduzir a preocupação com o processo de contratação e de gestão de pessoas, além de liberar pessoal chave na organização.

Bem, nem tudo são flores dentro do BPO, é claro.

Existem, obviamente, desvantagens que precisam ser mencionadas aqui.

Primeiro, por mais que seja flexível, há sempre um procedimento padrão que pode não ser adequado em um determinado momento na empresa.

Por mais que você seja atendido por um especialista, ele pode não dominar completamente o negócio da empresa e, por isso, é preciso estabelecer uma excelente comunicação com o parceiro de negócio.

No mais, tudo lindo e maravilhoso.

E aí, preparado para aderir?

Conta para a gente!

Saiba mais sobre BPO Financeiro em Minas Gerais /MG

BPO Financeiro Previsa

Contabilidade Consultiva

BPO Financeiro é confiável

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *