Como pagar menos imposto e continuar o negócio?

24 de abril de 2020 Como pagar menos impostos
Compartilhe

Como pagar menos imposto e continuar o negócio?

Você sabe como pagar menos imposto em sua empresa? Há alternativas em que pode pagar menos impostos, você sabia?  Quer saber como? Claro! Então, esta matéria pode te ajudar muito!

Momento de atividade empresarial restrita ou sem funcionamento

A pandemia de coronavírus veio como um furacão devastador, além de danos à saúde física das pessoas, da economia e tem levado várias empresas a fecharem suas portas definitivamente. O que é péssimo, uma vez que são sonhos fechados e economia estagnada.

Com as medidas de manutenção de emprego e renda podendo suspender contratos de trabalho ou reduzir jornadas de trabalho, financiamento de folha de pagamento, empreendedores brasileiros ganharam algum fôlego, mas temos que ir além disto, temos que encontrar mais alternativas nas opções que já existiam.

Outra ajuda que o governo federal deu às empresas foi a prorrogação do vencimento de impostos. Mas, você (assim como nós) a de convir que não é o bastante – uma vez que um dia o vencimento chegará, logo, com dinheiro em caixa ou não, teremos que pagar tais impostos de qualquer forma.

A saída pode ser mudar a tributação da pessoa jurídica, e ainda dá tempo!

Ou seja, te damos uma luz no fim do túnel, meu caro. Aproveite!

A tributação das pessoas jurídicas é definida no início do ano:  a opção pelo Simples Nacional é realizada em janeiro, já a opção pelo Lucro Presumido é definida em 30 de abril, na ocasião do pagamento do imposto de renda.

Se a sua empresa recolher o imposto de renda pelo Lucro Presumido, deverá manter este sistema de tributação até o final do ano. Acontece que neste regime tributário o imposto renda é calculado sobre a faturamento, isto significa que, se a empresa apresentar prejuízo, ela vai pagar o imposto de renda e a contribuição social, mesmo com prejuízo.

Em verdade vos digo: se isto acontecer, sua empresa pode amargar um prejuízo ainda maior, uma vez que ela vai pagar um imposto maior do que ela poderia estar pagando se, por exemplo, ela optasse pelo Lucro Real – que tem como base para apuração do imposto de renda e contribuição social o seu lucro, sendo assim, se o seu resultado for prejuízo, não pagará tais impostos (IRPJ e CSLL).

Refazer as projeções se sua empresa for Lucro Presumido

Analisar o resultado da empresa com o impacto da pandemia e refazer a projeção para 2020 é seu dever imediato… e isto está bem claro, certo?… Mas, agora, estas novas projeções também podem recorrer a ferramentas que possibilitem um recolhimento tributário menos oneroso para sua empresa.

Suas projeções para este ano, por causa da COVID-19, não são as melhores e estão indicando que a sua empresa em 2020 terá prejuízo?

Saiba que ainda dá tempo de rever o seu planejamento tributário, mas, para isto, será necessário a assessoria contábil, uma vez que a mudança de tributação (Lucro Presumido para o Lucro Real) carrega consigo outras análises, como por exemplo, a alteração no método de apuração do cálculo do PIS e da COFINS.

Projeções se sua empresa for Lucro Presumido

O fato é que, na maioria das vezes, o PIS e COFINS no Lucro Real têm as alíquotas elevadas, 1,65% e 7,60%, respectivamente, e sua apuração é pelo método não cumulativo onde são apurados débito sobre faturamento e créditos sobre algumas despesas/custos e deste confronto é gerado o imposto a recolher.

E toda esta análise tem que ser feita juntamente com o cálculo do imposto de renda e da contribuição social.

Projeções se sua empresa for Simples Nacional

Se a sua empresa optou pelo Simples nacional também pode fazer esta análise, mas é importante lembrar que a saída do Simples por espontaneidade só tem efeito para o ano seguinte, então, pode ser que ela tenha que considerar exercer uma atividade não permitida no Simples ou se associar a outro sócio que a faça ser excluída do Simples no mês seguinte.

Daí, a partir de então deverá escolher o regime de Lucro Real ou Presumido para seguir até o final do ano.

Para as empresas do Simples Nacional, também é necessária uma análise detalhada para ver se haverá economia tendo em vista que nesta tributação a empresa não recolhe INSS sobre os salários dos funcionários e nas outras tributações haverá o recolhimento de INSS que poderá chegar a 28,80% da folha de pagamentos.

Como fazer para mudar a tributação e sobreviver a este caos econômico

A Previsa Assessoria Contábil e Empresarial tem pessoal especializado e pode te ajudar na oportunidade de mudar a tributação da sua empresa em função do caos econômico, assim como tivemos que mudar todo planejamento empresarial em função desta pandemia.

Não perca tempo! Esta decisão tem que ser tomada rapidamente já que o prazo final é dia 30 de abril! Então conte conosco para te ajudar nas análises que proporcionaram uma carga tributária compatível com a realidade da sua empresa.

É isso mesmo! Mudar para Lucro Real pode ser a grande jogada que sua empresa fará, podendo significar a continuidade da atividade dela.

Por:

Lafayette Villela – Diretor de Operações

Ana Paula Fernandes – Gerente de Sucesso Corporate

Clique aqui para acessar a Listagem de alterações fiscais e tributárias!

Quer ter diferenciais de mercado? Entenda nos vídeos a seguir:

Ainda não possui uma contabilidade atualizada e disponível? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *