Como saber se está sendo Teimoso, Resiliente ou Antifrágil

Um amigo um dia me disse que é fácil perceber a diferença entre teimosia e resiliência. Faça o seu melhor e, no final, se conseguiu o resultado esperado, você foi resiliente, caso contrário foi teimosia pura! Agora se você não pode esperar o final para saber se está sendo teimoso, vamos tentar descobrir juntos.

 

O termo antifrágil ainda é novo e pouco usado

Entendo que a antifragilidade é a evolução da resiliência. Um exemplo de resiliência é um bambu em uma tempestade… Ele se enverga ao máximo e depois retorna para o seu estado anterior.  Para ser antifrágil ele deveria “desenvolver” fibras de carbono a cada tormenta passando a ser “inquebrável”.

Em outras palavras, o resiliente depois de uma situação crítica retorna para o seu estado original, procurando recompor a sua capacidade de execução. O antifrágil, sai fortalecido das situações de conflito, mais preparado e forte para novos desafios.

Todo mundo sabe o que é ser teimoso, o difícil saber quando estamos sendo… O autodiagnostico neste caso é bem difícil pois encontra um grande inimigo: o orgulho próprio.

 

Como nosso cérebro reage ao antifrágil

É muito comum nas reuniões de grupos que tratam algum desvio de conduta ou dependência, utilizar uma frase padrão: Bom dia, meu nome é Thiago e eu sou dependente disso ou daquilo.

Trata-se de uma estratégia mental utilizada evitar que o orgulho próprio sabote a nossa capacidade de analisar, discutir e repensar. Por isso admitir que podemos errar é sempre o primeiro passo.

Além disso é preciso sempre analisar as situações por todos os lados. No Livro Rápido e Devagar, Daniel Kahneman‎ defende que decisões precipitadas, são uma forma que o nosso cérebro encontrou de economizar energia.

 

Como você responderia à questão de Daniel Kahneman?

Daniel Kahneman‎ procura exemplificar ao descrever um personagem de índole dócil e organizada, tem necessidade de ordem e estrutura, e uma paixão pelo detalhe e questiona se este seria um bibliotecário ou um fazendeiro.

A grande maioria das pessoas responde que seria um bibliotecário. Mas… quem disse que um fazendeiro não pode ser organizado?

Você sabia que a probabilidade entre um jovem ser um fazendeiro ou bibliotecário nos EUA é de 1 para 20?! Isso nos leva para outro ponto importante, tenha números ou informações objetivas para basear a sua decisão ou ponto de vista.

 

Saiba vender as suas ideias através de números…

Vender as ideias para aqueles que convivem conosco todos os dias é muito importante…

E se você não fez isso direito pare por aqui. Simon Sinek através do Golden Circle, traz uma metodologia simples e eficaz do: PORQUE, COMO e O QUE fazer. A equipe que sabe bem o PORQUE enfrenta com valentia o COMO fazer.

Seja exaustivo na comunicação do PORQUE. Não toque apenas a razão, mas se possível envolva também a emoção.

 

Valide seus planos com pessoas que pensam lá na frente

É igualmente importante ou melhor, é imprescindível validar os nossos planos com pessoas que pensam 5 a 10 anos a nossa frente é imprescindível! Quer uma dica?

Encontre pessoas que são reconhecidamente autoridade nos assuntos que te atormenta e se permita ser o “bobo” da mesa, colocando o orgulho de lado. Discuta os seus planos e colha as impressões. Existe uma máxima que diz: Aves de mesma plumagem voam juntos!

Bom… Se você adotou boa parte dessas práticas até aqui, podemos dizer que está no caminho da resiliência e um pouco mais distante da teimosia, mas e a anti-fragilidade?

 

Qual o conceito de Antifrágil?

Segundo o professor Nassim Nicholas, criador do conceito e autor do livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos” publicado em 2012”, podemos entender como frágil aquilo que quebra quando submetido à alguma força ou ação externa. Neste sentido, o oposto (Antifrágil) é algo que melhora quando enfrenta situação análoga.

Portanto, entendo que antifragilidade é um conjunto de atitudes que nasce com algumas pessoas, mas que também pode ser aprendida pela grande maioria.  Ser antifrágil significa encarar o caminho difícil e crescer com ele.

Muitos lideres mudam de rota quando aparece uma tempestade, sem saber que existem ocasiões que não há combustível suficiente para contornar a tormenta… Foi assim com grandes empresas que ruíram!

Ser antifrágil não significa entrar na tempestade despreparado, mas agir aplicando todo o conhecimento sobre crises parecidas, buscando a coesão do seu grupo para criar algo melhor.

 

Conclusão sobre ser teimoso, resiliente ou antifrágil

É bastante interessante viver em um mundo onde tudo é completamente planejado, mas parece cada vez mais incompatível com a nossa realidade. Não ter medo do caos e saber crescer com ele é o dever dos líderes nos dias de hoje.

A diferença entre ser teimoso, resiliente ou antifrágil pode parecer ser sutil, mas na verdade é uma somatória de conhecimento aplicado, visão de futuro, engajamento da equipe e uma pitada de fé.

Thiago Vitor

CEO PREVISA

Presidente da Rede Nacional de Contabilidade

 

cta previsa ebook 2

Leia também:

 

cta previsa ebook 2

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-efd-reinf

 

ebook EFD-REINF

Baixe o Guia do eSocial Previsa clicando acima no banner ou aqui: https://materiais.previsa.com.br/guia-esocial

 

Baixe o guia do eSocial Previsa

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: https://previsa.com.br/blog