Como se tornar um chef de cozinha de sucesso?

11 de julho de 2019 Como se tornar um Chef

Como se tornar um chef de cozinha de sucesso?

Somos uma empresa de contabilidade para restaurante especializada, e nossa conversa de hoje é especificamente com você, jovem cozinheiro que planeja seguir carreira e se tornar um ótimo (e renomado) chef de cozinha.

Primeiramente, se você chegou até aqui, já é um passo dado com carinho rumo ao sucesso de sua carreira. E, nossa primeira dica é: dedique-se! Apesar do mercado alimentício estar em franco crescimento, precisamos lhe informar que não é um mercado nada fácil para cozinheiros recém formados, como deve ser o seu caso.

Ser um chef de cozinha não se resume em ser “bom de garfo”, como você já deve saber, e um estágio pode ser um passo importante para conhecer a realidade de uma cozinha movimentada de restaurante.

 

A arte imita a vida real

Antes de colocar seus belos pezinhos de cozinheiro em um restaurante, nós temos uma pergunta para que você pense por um breve minuto: já assistiu Ratatouille?

Se a resposta for positiva, significa que você sabe bem como funciona tudo, certo?! Filmes e desenhos mostram romanticamente como é ser um chef e isso torna nossos sonhos bem mais palpáveis. Mas, é importante que você saiba que a realidade pode ser um tanto quanto diferente que a magia da Disney.

No mundo mágico do cinema, o personagem principal (novo e cativante cozinheiro) vê oportunidades de ouro de criar novos pratos com ingredientes inusitados, mostrando todo seu talento e dedicando toda sua inspiração.

 

Restaurante na vida real é uma atividade árdua e técnica

No mundo real, há um grande peso sobre seus ombros chamado de responsabilidade. Essa responsabilidade deverá fazer com que você transforme todo seu talento e dedicação em comida realmente boa, bem-feita, saudável e segura (sim, meu caro, “segura” uma vez que não queremos matar nenhum cliente do restaurante).

Existem regras, leis, normas… Ou seja, nem tudo é romantismo. A vaidade de alguns funcionários pode te levar à loucura, a correria pode lhe levar a pensar o que você está realmente fazendo… Ah, e, diferente do desenho, ratos não sabem cozinhar, eles não podem lhe ajudar, eles transmitem doenças e, dessa forma, não são permitidos!

Antes de ir para o fogão, uma das partes sem tanto glamour e que todo estagiário acaba passando e ficando um tempinho por lá é a pia. Limpar, higienizar, preparar alimentos em grandes quantidades. E tudo deve estar perfeito e organizado em pouco tempo.

 

A logística dentro de uma cozinha pode parecer um navio em mar aberto

Você deve estar preparado para um ritmo alucinado. Lembre-se que os pedidos saem a todo momento e os chefs devem preparar de forma bem-feita dentro de um espaço curto de tempo.

Uma parte importantíssima desse processo rápido é o serviço do estagiário. Em menos de 3 segundos, você poderá se sentir no meio de uma tormenta em mar aberto. Mas, segure-se firme. O navio pode zarpar sem você, mas, não é o ideal. Encontre seu espaço nesse ritmo alucinante e siga as orientações. Vai dar tudo certo!

Ah, siga as orientações, mas, lembre-se de observar o que já vem sido feito. Sim, sabemos que é corrido! Sim, sabemos que a correria é tão grande que, às vezes, mal dá tempo de prestar atenção. Mas, essa é uma dica preciosa para o caminho rumo ao sucesso como futuro chef de cozinha.

 

Metódicos, experimentos e talentosos

Existe um motivo para que os grandes chefs estejam nessa posição: eles são metódicos e passaram pelo mesmo árduo caminho que você está passando.

Em alguns momentos de atenção no serviço que eles fazem, você poderá captar pequenos detalhes, pequenas dicas, atos que podem ser aprendidos, guardados com carinho e usados com cuidado.

Afinal de contas, esse é o seu dia a dia.

 

Resiliência e sentimento de investimento na carreira x retorno financeiro

Um dia a dia corrido, cansativo, cobrado e, em alguns momentos, estafante. Não queremos desanimar você, mas, temos uma nova informação (que, talvez, você já saiba): o salário dos jovens cozinheiros pode ser bem baixo em alguns locais. Ou seja: salário baixo, carga de trabalho intensa e pouco tempo até para descansar.

Nós sabemos que não é puro glamour, aliás, é importante salientar que o glamour está nos cinemas (como já mencionamos). Chefs mostrando suas habilidades em competições de TV e mantendo todo o glamour… Hm…

Engano de quem imagina que existe realmente, uma vez que você está inserido e dedicado a uma das mais difíceis profissões do mundo.

 

Em um prato a ser servido possui embutidas grandes responsabilidades

Esses chefs que você deve seguir (obedecer e observar) são cobrados e precisam apresentar, em tempo hábil, pratos perfeitos. Esse é o seu futuro. Grandes poderes carregam grandes responsabilidades (já ouviu isso antes?) – nunca, uma frase de cinema foi tão real.

Responsabilidades grandiosas recaem sobre os ombros dos grandes chefs (e profissionais da linha de frente dos restaurantes). Eles são obrigados a sempre buscar a perfeição, em troca do seu reconhecimento.

E quem está almejando este cargo, como você, compartilha da mesma realidade. Além disso tudo, ainda há algo que só os grandes chefs possuem: autocrítica. Errar é algo que pode ser (e será) de grave punição, se não pelos superiores, pelo próprio chef. A autocobrança está sempre aflorada (uma vez que você foi doutrinado a buscar realizar trabalhos perfeitos em todo o tempo).

 

Resiliência diante à pessão são caminho que levam ao reconhecimento

O caminho é árduo, não é?! Pois é exatamente esse o motivo de muitos desistirem. O que, claramente, não será o seu caso.

Você conseguirá passar por essa longa jornada de estágio rumo ao sucesso como chef de cozinha. Sua primeira recompensa, enquanto jovem cozinheiro, é saber que realizou seu trabalho em completude (algo tipo “graças a Deus, está tudo feito”). E saberá que, no próximo dia, terá tudo novamente.

Não será como nos filmes e desenhos, mas, ao fim, você saberá o quanto ama sua profissão e o quanto é mágico estar dentro de uma cozinha e sabendo que os seus pratos fazem as pessoas que frequentam os restaurantes sorrirem.

Não fique triste com o restante! Você consegue! Rotina e cobrança serão ferramentas que você saberá usar de forma correta e que levarão seus passos pelo caminho da culinária.

Sabe o que tem no fim do caminho? Uma enorme faixa com os dizeres “eu amo minha profissão”, reconhecimento (pessoal e financeiro) e o tão sonhado sucesso. Parabéns antecipado!

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *