Contabilidade 4.0 e as vantagens para profissionais e clientes

14 de maio de 2021

Desde que os avanços tecnológicos ganharam um ritmo acelerado e se tornaram parte inerente do dia a dia, existe a discussão em torno do futuro de determinadas profissões. E a Contabilidade 4.0 é uma delas. Com parte do trabalho realizado por máquinas e programas de computador, cogitou-se uma redução na quantidade de profissionais necessários para oferecer os serviços aos clientes.

O ciclo está se repetindo com a quarta Revolução Industrial – ou Indústria 4.0 – na qual o mundo está vivenciando. Os meios de produção estão cada vez mais automatizados, muitos dispensando a presença de um ser humano. Entretanto, novamente, a previsão parece ser equivocada.

Fato é que as máquinas, mesmo dotadas de tecnologia de Inteligência Artificial, não irão substituir o trabalho dos profissionais da área contábil. Isso porque softwares não são capazes de, digamos, pensar estrategicamente como uma pessoa, considerando particularidades e cenários distintos em relação ao mercado.

Nesse contexto surge a “Contabilidade 4.0”, capaz de realizar os trabalhos burocráticos com agilidade e, ainda, propor estratégias focadas em mercados específicos. Ou seja, os profissionais e as empresas que prestam serviços contábeis irão continuar a existir e ainda terão a oportunidade de oferecer uma gestão ainda mais eficiente, com soluções inovadoras, com foco no cliente.

Por que contabilidade 4.0?   

Há alguns anos, vimos surgir o termo “Contabilidade 2.0”. Na época, a expressão que se popularizou entre profissionais e estudantes de contábeis anunciava novos tempos para o setor. Com a tecnologia se integrando ao cotidiano, os meios de produção foram automatizados, processos administrativos ganharam maior celeridade devido aos softwares que foram lançados.

Os programas eram capazes de realizar cálculos, registrar balanços complexos, emitir relatórios detalhados, entre outras facilidades. Em meio a essa revolução surgiu o termo Contabilidade Digital, oferecendo mais transparência nos processos.

Contudo, remetendo à quarta Revolução Industrial, a “Contabilidade 4.0” extrapola as esferas da tecnologia. Essa nova era também é sobre os profissionais da área e a habilidade necessária para que possam se adaptar às inovações.

O trabalho que, em geral, se limitava a anotações fiscais em livros, estudo da legislação e cálculos tributários, foi ampliado. A área de atuação está além das questões burocráticas e os profissionais podem dar mais atenção aos clientes, se dedicando às necessidades pontuais e urgentes.

Hoje, a tecnologia está presente em todos os processos administrativos, econômicos, jurídicos e de recursos humanos, o que torna o setor ainda mais organizado e assertivo. As prestadoras de serviços contábeis estão ampliando a oferta de produtos focados na performance e na projeção de cenários, que são essenciais para que as contabilidades possam desenvolver estratégias efetivas de médio e longo prazo para seus clientes.

E as vantagens, tanto para as prestadoras de serviços quanto para as empresas contratantes, são muitas. Uso estratégico das novas tecnologias, modernidade e dinamismo são alguns dos benefícios que a Contabilidade 4.0 oferece para ambos.

Podemos destacar algumas, como:

Agilidade

Seja para acompanhar as novidades, inteirar sobre uma norma recém-publicada ou mesmo conhecer uma nova ferramenta de análise, estar atualizado nunca foi tão importante para os processos contábeis.

Para o profissional é oportunidade de crescimento na carreira e melhoria no atendimento. Para as prestadoras de serviços, um importante diferencial competitivo. Já os clientes irão sentir os benefícios no dia a dia, principalmente quando precisarem acionar seu consultor para resolver alguma questão – que será prontamente solucionada pelo profissional.

Toda essa revolução também passa pelos softwares que estão surgindo, cada vez mais automatizados, reduzindo o tempo de processamento de dados e mostra de resultados. Tudo isso garante uma tomada de decisão mais ágil.

Segurança

O avanço da tecnologia também traz à tona a discussão sobre segurança no ambiente web. Todas as empresas possuem dados sensíveis que, se divulgados, podem prejudicar o negócio ou mesmo os sócios da companhia. Essa é uma das prioridades da “Contabilidade 4.0”, zelar pelas informações do cliente.

Por esse motivo, entender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, é imprescindível e deve ser associada ao investimento de estruturas que garantam o sigilo das informações armazenadas e transmitidas.

Além disso, a digitalização e correto arquivamento dos documentos facilitam os processos do dia a dia, já que os arquivos estarão acessíveis, desde que liberados somente para pessoas autorizadas.

Estratégia

Planejamento estratégico sempre esteve no escopo do profissional de contabilidade. Mas a internet e seu dinamismo impuseram uma forma proativa de desenvolver planos baseados em cenários econômicos e financeiros.

Para auxiliar na tarefa estão as ferramentas tecnológicas, capazes de gerar relatórios ricos em informações, servindo de base para um estudo aprofundado da situação da empresa. E a medida que o contexto muda, o profissional deve elaborar um novo plano.

Nesse momento, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial são aliadas na análise, uma vez que conseguem interpretar informações com precisão e fornecer dados exatos. Essa também é uma das premissas da “Contabilidade 4.0”.

Produtividade na Contabilidade 4.0

Avanço tecnológico associado à expertise de um profissional competente é sinônimo de aumento de produtividade. Como dissemos anteriormente, quando o contador delega tarefas burocráticas para as máquinas, ganha tempo para conhecer as necessidades do cliente e, com isso, viabilizar projetos de crescimento.

Se antes os processos já estavam mais ágeis com os serviços sendo realizados virtualmente, com a “Contabilidade 4.0” eles serão otimizados.

Resultado da Contabilidade 4.0

A soma de todos os benefícios citados só poderia resultar em uma oferta maior de serviços contábeis, de qualidade notável, redução expressiva de falhas e estratégias inovadoras. Quando os profissionais se empenham em compreender as novas tecnologias e aplicar na rotina do trabalho, a atividade se torna otimizada e rentável.

Contabilidades que possuem profissionais qualificados e alinhados à “Contabilidade 4.0” conseguem atender seus clientes com mais presteza e assertividade. Além disso, mantém um relacionamento mais estreito, fazendo com que a tomada de decisões seja eficiente.

Clientes, profissionais e prestadoras de serviços irão presenciar uma mudança positiva no setor de contabilidade.

Quer conhecer um serviço contábil consultivo?

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *