Contabilidade especializada em associações de proteção veicular na prestação de contas e transparência na gestão

10 de dezembro de 2019Contabilidade para associações

Contabilidade especializada em associações de proteção veicular na prestação de contas e transparência da gestão

Bem-vindo de volta, meu caro amigo! Hoje, vamos continuar um pouco nossa conversa voltada para associações. Mais especificamente, a associação de proteção veicular.

No Brasil as associações que são caracterizadas por serem entidades sem fins lucrativos, possuem uma sistemática diferenciadas de tributação, isto porque elas são, conforme determinadas no artigo 150 da Constituição Federal, isentas do pagamento de alguns impostos o que acaba tornando a sua operação mais simples e menos onerosa

Animado com essa informação? Calma! Isso não é tudo:

No que tange às associações de proteção veicular

É comum encontrarmos alguns diretores de associação que não têm conhecimento desse tipo de informação – o que acaba fazendo com que os mesmos percam grandiosas vantagens fiscais.

Não é o que queremos que aconteça contigo, certo?! Então, pensando nisso, vamos apresentar alguns benefícios fiscais que o contador de sua associação de proteção veicular pode te auxiliar a obter. Curioso? Então, separe alguns minutos de sua agenda e relaxe… Vamos conversar!

É importante ter em mente que por ser caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, as associações de proteção veicular têm vantagens fiscais. Sobretudo, no que se refere a isenção no pagamento de tributos – conforme mencionamos no início desse artigo. Seu contador poderá informar, de forma bem assertiva e objetiva, quais impostos são direcionados à sua associação e quais não lhe competem.

A contabilidade especializada em associações poderá informar benefícios e vantagens fiscais

Assim, já temos um primeiro ponto que pode ser considerado um benefício e que, sozinho, talvez você não consiga verificar de forma conclusiva. Isso ocorre porque é necessário reconhecer as obrigações da associação e as aplicar conforme previsto por lei – somente dessa forma a sua associação poderá ser isenta de alguma tributação. Seu contador tem know how para isso?

Ainda com foco nos benefícios, podemos destacar as que o seu contador poderá assegurar para sua associação: imunidade ou a isenção de impostos e algumas contribuições; possibilidade de receber recursos públicos através de convênio, subvenções sociais ou contratos.

Esses benefícios também refletem diretamente no valor da mensalidade dos integrantes da sua associação, que reduzem de maneira considerável. Fazendo um contraponto, esse tipo de situação não pode ser assegura por uma empresa de seguros, por exemplo, que precisa manter os seus custos mais elevados.

A contabilidade especializada em associações promove conformidade com o governo

Importante destacar que a contabilidade tem um papel muito relevante para qualquer empresa – que é o de garantir que a mesma mantenha todas as obrigações contábeis e fiscais em dia, além de gerar demonstrações e relatórios financeiros e fornecer informações confiáveis sobre o patrimônio da organização.

No caso de associações, isso não se faz de forma diferente. Porém, existem algumas particularidades e peculiaridades que precisam ser analisadas com maior cautela por parte do contador.

Conforme já mencionamos algumas vezes na presente conversa (e, não, não queremos ser repetitivos – apenas queremos ter certeza que essa informação ficará fresca em sua mente), associações de proteção veicular como a sua possuem enquadramentos tributários diferentes (onde alguns impostos nem mesmo se aplicam) e, além disso, o mesmo se faz no âmbito jurídico.

O governo brasileiro age de tal forma (com as isenções e reduções tributárias) para garantir que organizações como a sua tenham melhor sustentabilidade.

Isso é feito da seguinte forma:
• Alíquota de 1% sobre a folha de pagamento para recolhimento de PIS;
• Isenção do recolhimento de COFINS;
• Isenção de contribuições sociais para entidades de assistência social;
• Isenção de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços.

Associações de proteção veicular precisam comprovar a origem e a aplicação dos seus recursos

Portanto, associações de proteção veicular precisam, sempre, comprovar a origem e a aplicação dos seus recursos para continuar gozando desses direitos. Cabe à contabilidade, então, esse papel. Mais um ponto relevante para o seu contador manter a escrituração contábil e as entregas acessórias exigidas pela legislação brasileira da sua associação em dia!

Manter sua associação em dia com relação as entregas necessárias e exigidas por Lei é um dever desde os primeiros passos. Sendo assim, a contabilidade pode lhe auxiliar e exercer o seu papel desde o início da vida de sua associação.

Pense: sua associação, para garantir os benefícios previstos por lei, precisa ser enquadrada com a identificação correta da sua natureza jurídica e sua constituição. Cabe ao contador buscar os registros junto aos órgãos governamentais e orientar aos dirigentes da associação sobre os enquadramentos adequados.

A contabilidade para associações esclarece sobre registros, tributos e benefícios

Além disso, cabe à área da contabilidade também realizar os registros contábeis conforme as normas. Eles devem informar as contas de receitas e despesas, superávit e déficit, de maneira segregada e por tipo de atividade que sua associação exerce.

Novamente, ações relativamente simples, mas, se não feitas de forma assertiva, poderão dar uma tremenda dor de cabeça a você, fazendo até mesmo com que ocorra a perda da isenção tributária cabível as associações.

E não pense que tais benefícios são decorrentes de forças divinas única e exclusivamente. Existe todo um pensamento econômico envolvido. Sua associação, assim como as ONGs e demais entidades do dito “terceiro setor”, possuem o que chamamos de “interesse social” – que seriam entidades que não buscam fins lucrativos exclusivamente. Esse tipo de organização, faz parte de um dos mais importantes pilares econômicos para o desenvolvimento do nosso país.

Contabilidade especializada pode ajudar a entender o que o governo oferece de isenções e imunidades ao terceiro setor

Ou seja, é muito importante cuidar com carinho desse pilar. Não é por acaso que o governo cede isenções e imunidades ao terceiro setor. Então, a contabilidade tem um papel importante para garantir a lisura e a sustentabilidade das atividades que essas instituições exercem.
O contador poderá garantir a adoção de medidas e procedimentos internos com o intuito de evitar e combater irregularidades – o que é muito valorizado pelo Poder Público (que, por sua vez, está garantindo os benefícios para as associações).

Neste contexto, é indispensável a implementação destas políticas na sua associação de proteção veicular. Dessa forma, é essencial ter um contador ao seu lado desde sempre e para sempre – para auxiliar na identificação, interpretação, e análise sobre a aplicabilidade dos diversos dispositivos legais que tenham impacto direto e indireto nas organizações do terceiro setor, como a sua associação.

Ainda não possui um contador para chamar de seu? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Quer saber mais? Leia mais artigos:

As particularidades da contabilidade de associações de proteção veicular

Como escolher uma contabilidade para Associação de Proteção Veicular?

Como abrir uma associação de proteção veicular

Quer mais uma dica?

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *