O que é Contabilidade Gerencial

20 de maio de 2022 Contabilidade Gerencial
Compartilhe

 Com o passar do tempo, a forma de se trabalhar com a contabilidade vem se aprimorando. Um exemplo é a contabilidade gerencial, que é uma forma mais colaborativa de se fazer a contabilidade de uma empresa.

Se antes o setor de contabilidade focava apenas em fornecer números e dados para serem usados de forma externa, hoje isso tem mudado bastante. Se você ainda desconhece o termo, essa é a hora de ficar por dentro dele. Afinal de contas, hoje em dia, a prática da contabilidade gerencial tem se mostrado uma excelente forma de ajudar no crescimento de uma empresa.

O que é contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é uma forma colaborativa de se fazer a contabilidade. A contabilidade tradicional tem papel fundamental em uma empresa. É seu papel, entre outras coisas, manter o financeiro da empresa em dia, manter a regularidade do pagamento de tributos, apresentar declarações ao Fisco e outros.

Já a contabilidade gerencial vai além. Nesse modelo, o contador atua de forma a auxiliar a gestão da empresa na tomada de decisões. Dessa forma, ele usa os dados financeiros da empresa para ajudar na definição dos próximos passos. Ele é um parceiro essencial da Gestão.

Nesse sentido, o contador gera relatórios completos que permitem ao gestor ter um panorama completo da situação da empresa, suas perspectivas e possíveis oportunidades. Seus relatórios internos auxiliam nos resultados da empresa.

Veja bem, a contabilidade gerencial não é um serviço feito à parte da contabilidade tradicional. O contador segue fazendo seu trabalho de organização da parte financeira da empresa. No entanto, nesse modelo, ele entra também como um colaborador mais próximo à gestão.

Caberá ao contador gerencial criar planilhas ou relatórios que visem otimizar o trabalho da empresa. Alguns exemplos de ações em que dados internos da empresa podem ser bastante úteis:

  •         Elaboração de orçamentos;
  •         Delimitação do ponto de equilíbrio ideal à empresa;
  •         Mix de produtos que podem ser atrativos;
  •         Definição do valor ideal para venda de produtos ou serviços;
  •         Definição de metas e objetivos para a empresa.

A contabilidade gerencial também pode aproveitar dados de empresas concorrentes para entender melhor o mercado. Através destes dados também é possível perceber tendências, desafios e prever mudanças, o que pode ser muito útil para projetar os próximos passos da empresa.

Benefícios da contabilidade gerencial

Um dos principais benefícios da contabilidade gerencial é, sem dúvida, ser aquele ponto de apoio para a gestão, auxiliando-a a conduzir com firmeza os rumos da empresa. Afinal de contas, através deste serviço você deixará de tomar decisões com base em achismos. Você terá em mãos dados reais, atualizados e entenderá plenamente como está sua empresa e até onde ela pode ir.

Veja a seguir as principais vantagens que a contabilidade gerencial pode trazer para a sua empresa.

  1.   Gestão mais eficiente. Com dados certeiros, as chances de erros diminuem, assim como o custo. Já a eficácia das decisões aumenta, o que poupa tempo, dinheiro e promove ações otimizadas.
  2.   Melhor controle de desperdício. Muitas vezes há tanto a se organizar, que fica difícil ao gestor entender onde há desperdício de recursos. Essa situação pode ser resolvida com o olhar atento do contador gerencial.
  3.   Financeiro sob controle. As informações financeiras da empresa permitem à gestão ter previsões mais acertadas sobre gastos, tributos e mesmo fluxo de caixa. Dessa forma é possível prever meses mais apertados ou em que haverá maior lucratividade.
  4.   Precificação de produtos e serviços de forma estratégica. Quando se tem um pouco mais de experiência, é possível entender que para precificar um produto não se deve levar em consideração apenas seu custo. A contabilidade gerencial ajuda na precificação levando em consideração diversos pontos além do custo, chegando ao preço ideal para sua empresa.

Quais são as práticas de contabilidade gerencial

Há diversas formas de se fazer a contabilidade gerencial funcional a todo vapor. Com uma linha a seguir, é possível alcançar resultados ainda mais eficientes. Veja a seguir algumas práticas que podem te ajudar a fazer um bom trabalho em contabilidade gerencial.

  •         Invista na capacitação da sua equipe. Capacitar os profissionais com quem você trabalha é o melhor investimento que você pode fazer. Oferecer capacitação e salários competitivos vai te ajudar a formar uma equipe excelente. Além disso, fazer reuniões constantes (e claro, eficientes) ajuda a manter a equipe afinada. Foque no trabalho em equipe, que é o que trará trabalho sempre consistentes.
  •         Promova a integração entre os setores. Quando se deseja uma equipe alinhada, que trabalha unida de forma a levar a empresa adiante de forma eficiente, é preciso criar processos que façam essa integração. Além das reuniões periódicas, planilhas que possam ser editadas por todos, por exemplo, são uma boa forma de ter informações compartilhadas.
  •         Capriche nos relatórios. São os relatórios que permitem uma visão geral da empresa. Mantenha-os sempre atualizados e conhecidos por todos. Além disso, os relatórios precisam ser claros, para que todos entendam os dados ali informados.
  •         Use a tecnologia a seu favor. Estar por dentro das inovações tecnológicas do setor, e aprender a manejá-las é essencial para qualquer equipe. Além disso, uma empresa moderna e tecnológica atrai bons funcionários.
  •         Use um bom software de gestão integrada. Para que as informações possam ser não apenas alimentadas por todos, mas partilhadas entre todos, é preciso investir em um bom software. Ele reunirá todas as informações importantes da empresa, com a vantagem de ter uma camada extra de segurança e reduzir a burocracia.

Resumo

Hora de revisitar os principais temas deste artigo. O que você viu aqui hoje:

  1.   O que é contabilidade gerencial
  2.   Benefícios da contabilidade gerencial
  3.   Quais são as práticas de contabilidade gerencial

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *