Contabilidade para holding: conceitos e suas vantagens

22 de junho de 2020Contabilidade para holding

Contabilidade para holding: conceitos e suas vantagens

Hoje, vamos conversar um pouco contigo sobre Holding. Primeiramente, já falamos de contabilidade para holding há anos, como mencionamos anteriormente, prova disso é que temos um vídeo maravilhoso,  aqui, no nosso blog, já explicando as vantagens de holdings (confira aqui!).

Vamos nos atualizar um pouco?

Começando pela explicação do termo “holding”

A palavra holding vem do verbo em inglês “to hold” que, traduzido, significa controlar ou assegurar algo. Conceitualmente, uma holding é uma empresa que tem o objetivo de participar de outras empresas como sócia ou acionista. Em outras palavras, o patrimônio de uma holding é um compêndio de ações ou cotas de outras empresas distintas.

Explicando de forma mais “crua”, uma holding pode ser:

  • Pura: quando exerce somente a atividade de participação e controle em outras empresas;
  • Participação: também possui a participação societária, mas sem ter o controle de outra empresa;
  • Controle: tem por objetivo ter participação ou cotas o suficiente para obter o controle societário;
  • Mista: quando além da atividade de holding também exerce atividades como comércio e prestação de serviços.

Existem diversos pontos que tornam a criação de uma holding muito vantajosa

Dentre eles, uma das maiores vantagens de constituir uma holding é a economia tributária que ela proporciona em alguns casos. Outra vantagem, é que por se tratar de uma empresa, a sucessão fica facilitada por intermédio da holding, pois cada herdeiro terá direito a uma determinada quantidade de cotas da empresa.

Para a criação, indicamos a orientação de uma boa empresa de contabilidade para holding, ou uma experiente empresa de legalização.

No título do nosso artigo de hoje, você já notou algumas subdivisões de holding, certo? Então, vamos separá-las aqui e mostrar um pouco mais:

Holding familiar

Essa holding detém o controle patrimonial de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família com bens e participações societárias em seus nomes. Ou seja, família com posses = membros da família constituem uma holding. Explicando ainda mais, o patrimônio dessa família é gerenciado e administrado por uma sociedade composta pelos membros dela.

VANTAGENS: Ao entender os objetivos de uma holding familiar compreendemos suas vantagens. Mas para esclarecer melhor, elencamos os principais benefícios deste tipo de empresa:

  • Redução da carga tributária incidente sobre os rendimentos da pessoa física (IRPF);
  • Evitar conflitos no planejamento sucessório;
  • Retorno de capital sob a forma de lucros e dividendos sem tributação;
  • Resguarda do patrimônio, tendo em vista que problemas de sucessão patrimonial são solucionados;
  • Preservação do patrimônio pessoal perante credores de uma empresa da qual a pessoa física participe como sócio ou acionista;
  • Proteção do patrimônio pessoal e empresarial;
  • Mais poder de negociação na obtenção de recursos financeiros e nos negócios com terceiro; e
  • Centralização do patrimônio familiar, o que facilita a gestão coletiva.

Importante destacar que o sucesso de uma Holding Familiar está também relacionado a como a empresa gerencia seus números financeiros e como o grupo familiar lidera sua equipe. Por isso, como em qualquer negócio, é primordial que a holding tenha uma Gestão Orçamentária bem elaborada.

Holding patrimonial

Essa é uma empresa que irá administrar os bens de uma ou mais pessoas de um mesmo grupo. Em outras palavras, os sócios de outras empresas podem integralizar seu capital de forma que ajude a tomada de decisões referente a esses bens e traga benefícios fiscais e facilidade ao desenvolver o planejamento sucessório.

Vantagens da Holding patrimonial

Partimos do mesmo pressuposto da holding anterior – ao entender os objetivos, fatalmente entendemos suas vantagens. Mas, para ajudar, listamos algumas:

  • Redução da carga tributária no caso de venda de imóveis (benefícios tributários tornam possível que o lucro se torne maior, de forma que os dividendos distribuídos sejam maiores);
  • Evitar conflitos com o planejamento sucessório (o que também proporciona vantagem tributária pois a constituição de uma holding imobiliária possibilita que o pagamento do ITCMD – Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação – seja feito desde a elaboração do planejamento sucessório, evitando, assim, dor de cabeça na hora de doar ou transferir quotas de uma pessoa para outra).

Holding imobiliária

Consiste na concentração dos bens de uma pessoa física para pessoa jurídica. Essa empresa seria um tipo muito específico de sociedade patrimonial, que carrega o objetivo de ser proprietária de imóveis, inclusive para fins de locação.

Vantagens da Holding Imobiliária

A holding imobiliária oferece vantagens tributárias, societárias e sucessórias, que passamos a abordar:

  • Regime de tributação definitivamente superior à tributação da pessoa física;
  • Facilitação do inventário em um planejamento sucessório;
  • Cláusulas de incomunicabilidade, inalienabilidade e impenhorabilidade (que impõem que os bens não entrarão na comunhão em virtude do casamento, protegem os bens contra alienações e impedem que os bens respondam pelas dívidas dos sucessores em caso de penhora).

Note que falamos muito acerca da vantagem da tributação

Mas, é importante que você saiba que a tributação de uma holding segue a mesma linha das demais empresas. A grande diferença é que existe a possibilidade de compensar o prejuízo de uma empresa que está na holding com o lucro de outra empresa que também estejam no mesmo “guarda-chuva”.

Destacamos a relevância de tal empresa em nossa sociedade atual

Como contabilidade para holding, percebemos que a criação de empresas nesta modalidade  vem crescendo muito ao longo dos anos. Através dela é possível obter uma grande proteção quanto aos danos em seu patrimônio, fora os benefícios que ela proporciona.

Porém, antes de montar a sua, analise com carinho se trará benefícios e segurança ao seu negócio – por isso, recomendamos que você converse com um profissional que entenda sobre esse tipo de empresa.

Precisa de ajuda? Entre em contato!

Estamos preparados para conversar melhor contigo sobre as suas ideias.

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *