Contabilidade para Holding Patrimonial: legalização e escolha de contabilidade

3 de julho de 2020

Contabilidade para Holding Patrimonial: legalização e escolha de contabilidade

Houve uma era em que, quando pensávamos em uma maneira de investir nosso dinheiro, com foco em garantir uma renda futura, nos lembrávamos logo de abrir uma poupança. Hoje, os tempos mudaram, e uma contabilidade para Holding patrimonial pode ser um bom parceiro para orientar onde resguardar todo o seu patrimônio.

Existem várias formas, já conhecidas e mais adequadas para investir nosso rico dinheiro – por exemplo, uma holding patrimonial.

Você sabe o que é Holding patrimonial?

A palavra holding pode ser traduzida para a língua portuguesa como “segurar”, e atrelada ao termo patrimônio (bens, direitos, herança familiar) nos remete a algo relacionado à seguradora de bens.

Pois bem, partindo desse pressuposto, a ideia de “holding patrimonial” está atrelada a uma empresa responsável por administrar e assegurar que os seus bens e os bens da sua família estejam a salvo.

Se você, ou a sua família, possui uma quantidade considerável de imóveis, por exemplo, pode considerar criar uma holding com a finalidade de controlar melhor esses bens.

A Holding possibilita a participação de sócios

Projeta atuação em lucros, bem como possui deveres tributários. A Holding patrimonial, especificamente, funciona da seguinte forma: imagine uma hierarquia composta por empresas. Pense em uma empresa principal, que está acima de todas as outras.

Essa empresa é a Holding. A toda poderosa… É ela quem detém as ações e o controle sobre as suas atividades, processos administrativos e suas políticas. Basicamente, ela está no controle dos outros negócios. E, nem sempre ela controlará empresas familiares. Muitas vezes, estamos falando de negócios que serão passados para outros administradores – conhecidos do empresário original ou acionistas.

Essa Holding, então, existe para garantir que todo o patrimônio permaneça seguro e estável, independentemente das intenções dos outros acionistas e pessoas que podem influenciar nesse aspecto.

Ao optar por abrir uma Holding patrimonial você tem vantagens

Você tem algumas vantagens que precisam ser levadas em consideração. Tais como:

  • Possibilidade de juntar todos os seus bens em um único sistema, permitindo mais organização;
  • Poder de investimento;
  • Descontos e créditos em compras;
  • Facilidade ao deduzir impostos;
  • Administração em família.

Isso tudo já é meio caminho andado para que você opte por abrir esse tipo de empresa. Um ponto de suma importância é contratar uma contabilidade para Holding de referência.

Mas, por quê?

A holding patrimonial é uma forma extremamente eficaz de garantir que a administração de um grupo de empresas se mantenha dentro dos padrões necessários. E nós entendemos bem isso, certo?

A questão é: como administrar a Holding da forma correta com sucesso?

A resposta está no seu contador. Isso mesmo! A contabilidade para uma Holdind patrimonial fará total diferença aqui.

Uma contabilidade para holding irá fazer um estudo de comparação

Entre bens de pessoas físicas e bens de pessoas jurídica, e lhe indicará a melhor opção de vantagens ao declarar seus rendimentos.

Quanto mais você lucrar com as atividades da sua Holding mais terá responsabilidades tributárias

Com isso, é imprescindível calcular impostos incidentes no momento da abertura da sua Holding.

Procure por um profissional que tenha vivência em Holdings

Pesquise bem antes de contratá-lo, afinal, são os seus bens na responsabilidade de outra pessoa.

Estruturar sua holding será um processo que terá  foco

Fundamentalmente, a centralização e a manutenção do patrimônio de um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, em um tipo próprio de empresa para os fins de obter economia tributária, sucessão facilitada e econômica e proteção patrimonial.

Ao se constituir essa tão sonhada holding

Por meio de uma contabilidade para holdings, todo o patrimônio integralizado pelos titulares da nova estrutura societária passará a ser administrado pela nova empresa constituída, de titularidade de vocês, sócios que a criaram.

Em outras palavras, os bens de sua holding passam a ser de propriedade de uma sociedade criada pelos membros de sua família. As decisões acerca do patrimônio da sua holding são tomadas por meio de deliberações sociais, com a participação da coletividade dos sócios e administradores.

A constituição dessa estrutura exige assessoria especializada e experiente, pois a movimentação do patrimônio integralizado deverá respeitar regras bem definidas e discutidas entre você e seus sócios, que devem ser redigidas por profissionais capazes de entender os objetivos de todos vocês e traduzir em cláusulas jurídicas as regras que tratam acerca dos parâmetros e limites das deliberações sociais que envolvem a disponibilização do patrimônio da holding. Por essa razão a necessidade de uma contabilidade para holding.

Sua nova equipe de contabilidade para holding poderá te proporcionar:

  • A coleta de dados mais precisos e estratégicos para a empresa;
  • Os riscos e benefícios para investimentos;
  • Formatação e registro de documentos em órgãos competentes;
  • Uma gestão mais eficiente por sua parte, enquanto empresário – o que resultará em mais tempo para cuidar dos seus negócios;
  • Orientar na transferência de bens para pessoa jurídica;
  • Redução de custos e controle sobre os impostos;
  • A tomada de decisões de forma estratégica.

Desse modo, compreendemos que existem muitos termos técnicos e detalhes que determinam como uma Holding patrimonial vai caminhar.

Os cálculos certos, as vantagens, desvantagens, orientação da mais adequada

Somente alguém com conhecimentos específicos pode nos auxiliar da melhor maneira possível.

E sim! Nós sabemos que sempre falamos da importância em se ter uma contabilidade para Holding experiente, e nossa postura não muda quando pensamos em uma Holding patrimonial.  Sabemos a constância que batemos nessa tecla. Mas, é de suma importância ter alguém especializado ao seu lado para auxiliar nos tramites legais.

Pensando sob uma ótica tributária, por exemplo, são muitos os aspectos envolvendo a economia de tributos na constituição de Holdings, abrangendo vantagem no âmbito do imposto de renda da pessoa física (IRPF), do imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI), do imposto de transmissão causa mortis e doações (ITCMD), do imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e da contribuição social sobre o lucro (CSLL). Ter ao seu lado um braço direito que tem know how sobre tais demandas será crucial para ditar o futuro de sua holding patrimonial.

Precisa de ajuda com isso?

Entre em contato!

Saiba mais! Clique abaixo:

Contabilidade para holding: conceitos e suas vantagens

Por que a sucessão familiar é sempre um desafio?

Entenda o que é holding familiar, patrimonial, imobiliária e suas vantagens

Precisa de ajuda? Entre em contato!

Estamos preparados para conversar melhor contigo sobre as suas ideias.

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *