Departamento paralegal na contabilidade: Como ele pode ajudar sua empresa

10 de junho de 2022 Departamento Paralegal Na Contabilidade
Compartilhe

O Departamento de Paralegal Contabilidade é extremamente importante para qualquer empresa. Veja bem, a contabilidade por si só já exige um alto nível de conhecimento, uma vez que lida não apenas com números, mas também tributação, legislações específicas e diversas regras que precisam ser seguidas.

A burocracia ainda é um grande fator dificultador em nosso país. Além disso, cada tipo de empresa precisa seguir regras muito específicas para o seu setor. Isso sem falar em exigências fiscais que variam muito de um setor para outro. Dessa maneira, torna vital para qualquer empresa contar com profissionais muito bem preparados e que tenham intimidade com o setor no qual a empresa atua. É a melhor forma de poupar tempo, dinheiro e evitar erros desnecessários.

Nesse sentido, investir num bom departamento paralegal na contabilidade de sua empresa pode ser uma tacada de mestre. Contudo, sabemos que nem todos estão familiarizados com este sistema, o que pode fazer uma grande diferença positiva para o seu negócio.

Portanto, com o intuito de te ajudar a entender não apenas o que é o departamento paralegal, mas também as vantagens que sua implementação pode trazer à sua empresa, montamos este artigo que está bem completo. Dessa forma você se sentirá mais seguro para investir nesse projeto.

Departamento Paralegal: o que é

O Departamento Paralegal na Contabilidade é aquele setor que atuará na execução de alguns serviços de pessoa jurídica. Ele anda de mãos dadas com a gestão, para garantir que a empresa esteja alinhada à legislação específica do setor.

Assim sendo, o departamento paralegal atuará em situações como regularizações fiscais, inscrições, obtenção de certidões específicas, atos societários e muito mais. No fundo é um trabalho bastante complexo e burocrático, que exige um profundo conhecimento de regras e legislações de cada ramo de negócio, que estão sempre sendo atualizadas. E é exatamente por isso que é essencial ter um profissional específico, que se dedique inteiramente a manter a empresa sempre dentro da legalidade, poupando-a de multas ou processos, por exemplo.

Serviços Paralegais – Que tarefas são desempenhadas pelo Departamento Paralegal dentro da Contabilidade

As obrigações do Departamento Paralegal da Contabilidade são muito importantes dentro de uma empresa. Elas garantem que tudo dentro do seu negócio esteja sempre alinhado à Lei, o que poupa muita dor de cabeça no curto, médio e longo prazo.

Veja algumas tarefas pelas quais o Departamento Paralegal da Contabilidade é responsável:

  •         Formalização dos mais diversos tipos de atos necessários a uma empresa como, por exemplo, Atos Constitutivos e Deliberativos;
  •         Faz o encerramento de pessoa jurídica de forma adequada;
  •         Está à frente das diversas inscrições que fazem parte da empresa, tais como: em CNPJ, inscrição estadual, inscrição municipal de cadastro imobiliário, e outras mais;
  •         Cuida de questões jurídicas relevantes;
  •         Faz o cadastro no FGTS de forma adequada;
  •         Faz a gestão de documentos de forma prática;
  •         Avalia minuciosamente Certidões Negativas bem como débitos relativos a INSS, Receita Federal, e outros órgãos diversos;
  •         Faz o Cadastro de Pessoa Jurídica em Conselhos Regionais;
  •         Oferece assessoria e consultoria para que todas as atividades sejam sempre feitas da melhor forma possível.

Isso para citar apenas o básico. Sendo assim, tudo aquilo que envolver legislação, regras e afins, fica a cargo deste departamento.

Como funciona a Assessoria Paralegal Contabilidade

Uma boa Assessoria Paralegal realiza diversas atividades dentro de uma empresa. O setor, com todas as informações de que dispõe, oferece todo o apoio necessário aos contadores e advogados.

Uma equipe qualificada, que tenha experiência no ramo, sempre vai estar focada em entregar bons resultados, sempre com rapidez e praticidade. A grande vantagem é que um bom funcionário de paralegal sabe muito bem lidar com todos os entraves burocráticos do nosso sistema.

Outro ponto importante da Assessoria Paralegal é que ela não apenas aponta caminhos a serem seguidos pela empresa, mas também atua em todos os processos necessários para atingir esses objetivos.

Além disso, uma boa Assessoria Paralegal vai sempre auxiliar a empresa a obter melhorias no seu desempenho. Além disso, estará sempre focada em melhorar tanto rendimento quanto a competitividade do seu negócio de forma ativa, prática e mais simples possível.

Como criar um Departamento de Paralegal na Contabilidade

Imaginamos que neste momento você já tenha se dado conta das vantagens de se investir em um bom Departamento Paralegal. Contudo, também deve estar se perguntando sobre a melhor forma de implementá-la dentro da sua empresa.

Nesse sentido, temos dois caminhos. Você pode criar um Departamento Paralegal do zero na sua empresa, ou pode terceirizar esse serviço, utilizando toda a estrutura de uma empresa especializada.

Para criar um Departamento Paralegal dentro da Contabilidade da sua empresa, você precisa investir em profissionais que já sejam ótimos no que fazem. Depois de escolher um bom profissional, será preciso investir no treinamento desses profissionais, para se prepararem da melhor forma para investir seu conhecimento no ramo específico da sua empresa. Não esqueça de garantir bons equipamentos e softwares para facilitar o trabalho deles.

Contudo, se você não dispõe de tempo ou recursos para investir pesado nesse setor, sempre terá à sua disposição a possibilidade de terceirizar o serviço. Dessa forma, você terá inúmeras vantagens como, por exemplo, não precisar disponibilizar estrutura física nenhuma, nem investir em treinamento de profissionais. Isso porque a empresa que você irá contratar já tem toda essa estrutura, bem como profissionais especializados já devidamente treinados e prontos para te ajudar.

Veja algumas tarefas pelas quais o Departamento Paralegal da Contabilidade é responsável

  • Abertura de empresa e filiais em todo o Brasil
  • Baixas de CNPJ
  • Alterações Contratuais
  • Baixa ou Alteração Contratual
  • Licenças de Funcionamento ou Licenciamento em 
  • Registros relativos a S/As
  • Fusões, Cisões e Incorporações
  • Regularização de empresa
  • Atas e estatutos
  • Agências Governamentais
Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *