Qual a diferença entre assinatura digital e certificado digital?

10 de novembro de 2020 diferença entre assinatura eletrônica e certificado digital
Compartilhe

Hoje, queremos bater um papo contigo sobre a diferença entre assinatura digital e certificado digital – que nada mais são do que medidas de segurança no ambiente virtual. Elas são diferentes nas formas em que são implementadas e no motivo pelo qual são implementadas. Neste bate papo, discutiremos a diferença entre assinaturas digitais e certificados digitais.

Interessado? Sabemos que sim. Por isso, separe nossos minutos e relaxe! Vamos conversar!

A assinatura digital

Uma assinatura digital é um mecanismo usado para verificar se um determinado documento, mensagem ou transação digital é autêntico. Ele fornece ao destinatário a garantia de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente e não foi modificada por terceiros.

Ou seja, a partir de tal mecanismo, você garante que você é o remetente REAL e não está fraudando nada, entende?

Em palavras mais técnicas

Uma assinatura digital é um selo eletrônico e criptografado de autenticação em dados digitais. A assinatura confirma que a informação foi originada do signatário e não foi alterada.

Ela pode fornecer garantias adicionais de identificação acerca de origem, identidade e status, bem como reconhecer o consentimento informado do signatário.

Como o próprio nome nos informa, ela é mesmo uma assinatura (porém virtual) e, sob uma ótica mais geral, são essas assinaturas que vêm facilitando a gestão de diferentes setores que lidam com registros, contratos e documentos em gerais.

Gerenciamento de documentos e registros

Graças a essa tecnologia, é possível gerenciar documentos e registros importantes com o mínimo de esforço, uma vez que uma assinatura digital ajuda a estabelecer:

  • Autenticidade: verifica se o conteúdo do documento ao qual está anexado não é violado pelo destinatário.
  • Integridade: verifica se o remetente e o destinatário recebem o mesmo documento contendo os mesmos dados com integridade.
  • Não repúdio: impede o assinante de negar ou não repudiar a assinatura do documento posteriormente.
  • Segurança para transações financeiras: as assinaturas digitais podem garantir ao destinatário que a mensagem realmente foi enviada pelo remetente correto.

Como a Assinatura Digital é executada? 

As assinaturas digitais são baseadas na infraestrutura de chave pública. Por esse mecanismo, duas chaves são geradas, uma chave pública e uma chave privada. A chave privada é mantida pelo assinante e deve ser mantida com segurança. Por outro lado, o destinatário deve ter a chave pública para descriptografar a mensagem.

Muita tecnologia envolvida e a garantia de segurança, integridade de suas informações e autenticidade delas.

Bem legal, não é mesmo?

E o Certificado Digital?

Parece, mas, é diferente. Certificado digital é uma espécie de identidade virtual. Ele serve para comprovar a idoneidade de uma pessoa no ambiente digital. O certificado é emitido por autoridades reconhecidas. Quando alguém solicita um certificado, a autoridade verifica a identidade do solicitante, analisa se ele atende a todos os requisitos para receber o certificado, e depois o emite. Em suma, ao ser apresentado a outras pessoas, o certificado permite a verificação da identidade de seu proprietário.

O seu certificado digital se apresenta como um arquivo mesmo, que é emitido por uma Autoridade de Certificação, que geralmente é uma organização de segurança de renome, como uma agência de segurança on-line, uma empresa de tecnologia ou ainda uma organização governamental.

A certificadora executa uma verificação de antecedentes do solicitante de certificado e estabelece a autenticidade e legitimidade das informações, como a propriedade do site, o local, o nome da empresa que possui o domínio, entre outros dados.

Em suma, o certificado digital é uma identidade eletrônica de uma pessoa ou uma empresa e serve basicamente como uma carteira de identidade virtual. Em razão disso, essa ferramenta é bastante útil para agilizar assinatura de documentos.

Quais os benefícios do Certificado Digital?

  • Garante que o fluxo de dados entre o remetente e o destinatário seja inviolável.
  • Garante maior segurança para empresas que trabalham com vendas online.
  • Permite que o destinatário pode verifique a legitimidade das informações pesquisando a propriedade do remetente.
  • É muito difícil adulterar ou duplicar os certificados digitais.

Para quem o certificado digital realmente serve? 

Há vários pontos diferentes que podem ser protegidos pelos certificados digitais, o mais comum está relacionado aos usuários da Internet, assim como proteger servidores de e-mail, criptografar e-mails, proteger redes wi-fi. Da mesma forma, é possível autenticar e permitir acesso a uma VPN (Rede Privada Virtual).

Assim como nas redes Wi-Fi, você pode autenticar e permitir o acesso a uma VPN com o uso de certificados digitais.

A finalidade do certificado define o uso pretendido do certificado.

O certificado digital pode ter quatro configurações diferentes

  • Criptografia: contém chaves criptográficas para criptografia e descriptografia.
  • Assinatura: contém chaves criptográficas apenas para assinar dados.
  • Assinatura e criptografia: abrange todos os usos principais da chave criptográfica de um certificado, incluindo criptografia de dados, descriptografia de dados, login inicial ou dados de assinatura digital.
  • Assinatura e login com cartão inteligente: permite o login inicial com um cartão inteligente e a assinatura digital de dados; não pode ser usado para criptografia de dados.

Do que é composto o certificado digital?

É importante delimitar que o que contém no certificado digital já o torna um arquivo completamente diferenciado.

  • Assunto
  • Número de série
  • Emissor
  • Data e a hora em que o certificado se torna válido
  • Data e a hora em que o certificado não é mais considerado válido
  • Chave pública
  • Algoritmo de assinatura
  • Valor da assinatura

Quando o signatário usa um certificado para assinar digitalmente um documento, outras pessoas (conhecidas como partes confiantes) podem confiar na assinatura digital, porque confiam que a AC (Autoridade Certificadora) fez sua parte para garantir que o signatário corresponda à sua identidade digital.

A diferença entre uma assinatura digital e um certificado digital

Tecnicamente falando, a diferença entre uma assinatura digital e um certificado digital é que um certificado vincula uma assinatura digital a uma entidade, enquanto uma assinatura digital garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos.

Em outras palavras: certificados digitais são utilizados ​​para verificar a confiabilidade de uma pessoa (remetente), enquanto assinaturas digitais são usadas para verificar a confiabilidade dos dados enviados.

Por fim, estamos vivendo em um mundo móvel e hoje existem muitos dispositivos on-line, mas ainda existem muitos riscos inerentes. E uma das melhores maneiras de autenticar seus dispositivos, é o uso de certificados digitais e a segurança das assinaturas eletrônicas para assinar documentos.

Ambos, juntos e aliados. Ok?

Até a próxima!

Quer saber mais sobre Certificado Digital?

Clique aqui e saiba mais: Certificado Digital

Quer saber mais sobre Assinatura Eletrônica?

Clique aqui e saiba mais: Assinatura Eletrônica

Se tiver dúvidas, nossa equipe está preparadíssima para lhe auxiliar. Entre em contato conosco!

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 97196-0369

 

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *