Empresa de Contabilidade: quais são os serviços prestados

19 de abril de 2022 Escritorio de Contabilidade
Compartilhe

Se você é dono de empresa ou de um negócio, sem dúvida já contratou os serviços de uma empresa ou escritório de contabilidade ou já pensou em contratar. Uma boa empresa de contabilidade presta diversos tipos de serviço que podem ajudar muito no dia a dia de uma empresa.

No entanto, muitos gestores têm dúvidas com relação aos tipos de serviços prestados e, por isso, deixam de aproveitar ao máximo esse tipo de facilidade. Pensando nisso, trouxemos neste artigo uma lista bem completa desses serviços. Dessa forma, você poderá escolher aqueles que mais precisa e agilizar as rotinas da sua empresa.

Empresas x Contabilidade: um casamento que dá certo

Segundo a legislação atual, com exceção do MEI, todos os demais tipos de empresa precisam de um contador. É uma forma de garantir que todas as empresas não apenas tenham ajuda necessária, mas que também estejam operando dentro da legalidade.

No entanto, trabalhar junto a um escritório de contabilidade não deve ser visto apenas como uma obrigação legal. Uma vez que a parte financeira de uma empresa é o que permite que uma empresa mantenha as portas abertas, investir tempo nisso é essencial. Além de ajudar a empresa a cumprir as obrigações legais, o contador pode ser seu aliado, trazendo dados importantes para te ajudar a tomar as melhores decisões.

As maiores empresas do mercado buscam otimizar todos os seus processos, inclusive as rotinas financeiras, a fim de economizar tempo e dinheiro. E é aí que um escritório de contabilidade entra como um aliado. Mas, para isso, você precisa conhecer todos os serviços que ele oferece.

Quais são os serviços contábeis de uma empresa de contabilidade

Como você poderá ver agora, a contabilidade vai muito além do pagamento de tributos, por exemplo. Desde o momento de abertura da sua empresa, até a hora de tomar decisões importantes, ter os dados financeiros da empresa em mãos é essencial. Veja, então, os serviços que uma empresa de contabilidade pode te oferecer.

Abertura de empresa

O momento da abertura de uma empresa envolve muita burocracia. São tantos papéis e comprovações a serem feitas que, se você não tiver excelente organização, pode se tornar muito confuso.

Um bom contador poderá te ajudar em todo esse processo, ajudando inclusive a escolher o melhor tipo de empresa ou regime tributário para o seu negócio, a fim de economizar dinheiro. Alguns dos serviços que podem ser otimizados com a ajuda de um contador:

  •         Escolha dos códigos CNAE;
  •         Escolha da natureza jurídica da empresa;
  •         Definição do porte ideal para a empresa;
  •         Escolha do regime tributário ideal e verificação de todas as alíquotas de impostos.

Eventualmente, algumas informações legais da empresa podem precisar ser alteradas. Nessa hora, o contador também te ajudará nesses informes e atualizações junto aos órgãos responsáveis.

Escrituração tributária / contábil

A escrituração contábil de uma empresa é uma das maiores responsabilidades do setor de contabilidade. É preciso fazer todos os registros necessários nos livros fiscais a fim de sempre ter todas as informações atualizadas. Nesse sentido, há diversas tarefas que precisam ser feitas:

  •         Preenchimento do DRE;
  •         Registros da apuração dos tributos;
  •         Balancetes;
  •         Balanços patrimoniais;
  •         Conciliações bancárias;
  •         Emissão de guias de impostos como o ISS e ICMS, por exemplo;
  •         Etc.

Entrega adequada de obrigações acessórias

Há muita papelada que fica a cargo do contador emitir. Essa papelada são as chamadas obrigações acessórias. Apesar do termo “acessórias”, são essenciais à empresa. Veja algumas:

  •         Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) para empresas optantes pelo Simples Nacional;
  •         Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF);
  •         Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  •         Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  •         Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) para empresas optantes pelo Lucro Presumido, Lucro Real e, eventualmente, o Simples Nacional;
  •         Etc.

Emissão das certidões negativas de débitos

Este é um comprovante de que a empresa não possui dívidas fiscais ou tributárias em nenhuma das esferas. Algumas empresas como bancos ou outros podem solicitar algumas dessas certidões a fim de conceder – ou não – empréstimos, ou aceitar oferta de fornecedores.

Assessoria Trabalhista

As obrigações trabalhistas de uma empresa precisam ser muito bem organizadas, a fim de evitar erros que possam desembocar em ações judiciais. Um contador pode organizar toda essa papelada e fazer os cálculos necessários para manter o sistema redondinho. Algumas das tarefas importantes nessa área, na qual o contador pode ajudar:

  •         Verificar e fazer a emissão dos contracheques;
  •         Calcular o pró-labore dos sócios ou, no caso de dono único, calcular seus recibos;
  •         Emitir guias diversas: INSS, IRRF, FGTS;
  •         Processar corretamente a folha de pagamento com todas suas obrigações, como 13º, férias e outros;
  •         Etc.

Assessoria para planejamento tributário

Toda empresa que quer crescer precisa investir em um bom planejamento tributário. Apesar de nem todos os escritórios de contabilidade oferecerem esse serviço, ele é de grande ajuda. Com um bom planejamento tributário sua empresa pode pagar menos impostos de forma legal e, dessa forma, se tornar muito mais lucrativa.

Assessoria de gestão financeira

Esse tipo de assessoria pode ser essencial! O contador tem acesso a dados muito importantes da saúde financeira da empresa. Dessa forma, ele pode colocar estes dados na mesa na hora de tomar decisões importantes e, dessa maneira, ajudar o gestor a fazer as melhores escolhas.

Encerramento de empresa

Bom, na vida do empreendedor nem tudo são flores, e nem todas as empresas conseguem manter as portas abertas. Nessa hora, contar com a ajuda de um contador é muito importante para que você consiga fazer o encerramento da empresa sem deixar nenhuma pendência.

A praticidade da contabilidade online

Os tempos modernos e a tecnologia trouxeram diversas vantagens a todos. E uma delas é a possibilidade de se contratar um escritório de contabilidade totalmente online. Dentre as maiores vantagens estão a possibilidade de se encontrar profissionais especializados com mais facilidade e também preços competitivos.

Veja as principais vantagens da contabilidade online:

  • Através da plataforma da sua equipe de contabilidade você tem acesso a todas as informações na palma da sua mão.
  • Serviços prestados de forma ágil e prática, aproveitando os recursos da internet como envio de formulários online, atendimento por telefone ou chat, acesso a plataformas completas e muito mais.
  • O serviço de contabilidade online também gera muita economia de tempo e dinheiro, pois você evita gastos com impressões, papel, deslocamentos etc.
  • Se colocar tudo na ponta do lápis, as vantagens são muitas, vale a pena conferir!

Resumo

Como você pôde ver, a lista de serviços oferecidos por uma boa empresa de contabilidade é bem extensa. Saber de todos esses serviços pode te ajudar a aproveitar mais esse profissional tão importante, não é mesmo?

Reveja o que você pôde ser nesse artigo:

  1. Empresas x Contabilidade: um casamento que dá certo
  2. Quais são os serviços contábeis de uma empresa de contabilidade
  3. A praticidade da contabilidade online

Conte com um time de especialistas

Na Previsa, nosso time está sempre atento para buscar as melhores experiências e fornecer um atendimento personalizado desde o primeiro contato. Nossos profissionais, além de ampla experiência em relacionamento, são proativos, objetivos e estão altamente preparados para atender e encantar.

Fale com um de nossos consultores e descubra como também podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *