Gestão de estoque: por que é tão importante

16 de março de 2016

O estoque de produtos de uma loja faz parte dos ativos da empresa, além de ser uma parcela de capital que está parada. Realizar a gestão de estoque da maneira correta pode evitar que a empresa passe por situações de aperto financeiro diz assessoria contábil.

O controle do estoque é essencial, pois ele representa muito dinheiro e lucros. Ou seja, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula e você ainda terá custos para armazená-lo.

Quer saber como o estoque pode impactar diretamente no controle financeiro de sua empresa? Leia o artigo abaixo e descubra como otimizar a gestão de estoque do seu empreendimento.

Criação de um inventário

Antes de se iniciar qualquer processo de gestão de estoque, é fundamental que você saiba o quê e quantos produtos você possui armazenado. Com estas informações em mãos, você realizará uma análise e poderá comparar o que tem no estoque e quais são os produtos que possuem maior demanda, identificando se é necessário, ou não, realizar a compra de materiais.

Recomenda-se que sejam realizados inventários periodicamente, sejam eles anualmente, semestralmente ou de acordo com a necessidade da empresa.

Planejamento de compras

É muito importante possuir, além de um controle rigoroso de entrada e saída de produtos, um bom planejamento de compras, pois estoque cheio é sinônimo de dinheiro parado.

Ao se elaborar este planejamento, leve em consideração às sazonalidades de seu segmento, como a troca de coleções de uma loja de roupas, por exemplo. Esta observação nos leva a outro ponto muito importante: tempo. No caso de produtos perecíveis e roupas, é importante ter uma previsão média de quanto material será utilizado neste período de tempo, pois sua empresa pode perder dinheiro com materiais descartados ou ultrapassados e fora de coleção.

Controle do giro de mercadorias

A plena noção do que entra e do que sai é apenas uma parte da gestão de estoque, sendo necessário alimentar o estoque somente com o que é necessário. Além disso, é importante fazer uma análise constante de como está o mercado, pois em momentos de dificuldade financeira não é recomendável manter o estoque de materiais alto, mas também não se pode ficar com menos do que o necessário para atender os seus clientes.

Tenha sempre em mente que se você não conseguir atender seu consumidor no prazo que ele precisa, outra empresa o fará e você poderá perder um cliente para sempre. Então, você se pergunta como conseguirá controlar tudo isso, pois é muita informação, a resposta está em nosso próximo tópico!

Investimento em tecnologia

Hoje existem diversas empresas especializadas em softwares de gestão de estoques que atendem aos mais diferentes perfis de empresa, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte.

Através deste software é possível, com apenas alguns cliques, saber o que se tem no estoque, o que é necessário comprar e se tem algum produto que está próximo do vencimento, além de muitos deles oferecerem também a possibilidade de gestão financeira integrada.

E aí? Você compreendeu a importância da gestão de estoque para a saúde financeira de sua empresa e quer ficar por dentro de mais dicas como esta? Precisa de uma consultoria contábil para facilitar seus processos?

Equipe Previsa Assessoria Contábil e Empresarial Curta a nossa página no Facebook!

Previsa - Baixe nosso eBook: Guia do Sucesso para Abertura de EmpresasFale com a Previsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *