Dicas sobre impostos de Clínicas odontológicas e Consultórios de dentista

6 de julho de 2020Contabilidade para dentistas

CONTABILIDADE PARA DENTISTA – Dicas sobre impostos de Clínicas odontológicas e Consultórios de dentista

Você, dentista que administra seu próprio negócio, assim como todos os empreendedores de diversos ramos distintos, deve estar sempre atento às obrigações fiscais e contábeis de seu estabelecimento ou correrá sérios riscos, mais diretamente a impostos de clínicas e consultórios de dentista.

Fazer essa gestão do seu consultório odontológico não é (e não precisa ser) tão complicado quanto parece, mas é preciso ficar atento. O Brasil possui uma das mais complexas e pesadas cargas tributárias do mundo e, desta forma, microempresas podem ficar perigosamente à deriva quando não se enquadram solidamente nos requisitos da Receita.

Pensando nisso, para deixar sua vida mais tranquila, decidimos separar algumas dicas sobre impostos, para que você possa fazer a gestão do consultório odontológico sem maiores problemas, deixando o fluxo de finanças de sua empresa o mais eficaz possível. Por isso, separe uns minutos em sua agenda e relaxe! Vamos conversar!

DICA 1 – Seja Amigo de seu contador e de quem cuida de impostos de clínicas e consultórios de dentista

Essa é a dica de ouro sobre impostos que temos para ti: faça com que seu contador possa ser seu braço direito.

Diversos consultórios espalhados pelo nosso país, usualmente, atribuem suas obrigações contábeis e fiscais a um serviço terceirizado. Esta é uma ótima maneira de fazer a gestão do consultório odontológico e, assim, deixar as finanças de sua empresa nas mãos de profissionais adequados.

Mais importante ainda, busque orientações frequentemente com seu contador! O ideal é fazer, pelo menos, uma reunião por mês. Ao manter-se próximo deste profissional, você poderá ter uma visão estratégica mais ampla de sua empresa e ficará mais protegido contra mudanças repentinas de legislação e outros imprevistos.

DICA 2 – Encontre um regime tributário adequado

Para isso, você precisa do apoio de seu braço direito (que comentamos logo acima). Avalie junto ao seu contador qual o regime tributário mais indicado para o seu consultório odontológico. Usualmente, você já terá a opção de se enquadrar no Simples Nacional, portanto, você e seu contador precisam analisar e avaliar se seu consultório odontológico se enquadra nos critérios da Receita e deve decidir quais planos oferecerão maiores vantagens ao seu estabelecimento.

O setor de contabilidade poderá guiar o gestor de um consultório nos difíceis caminhos da tributação brasileira, encontrando, juntos, a melhor forma de gerir as finanças da empresa juntamente à menor carga tributária possível dentro dos limites da lei.

Quanto mais transparente, atualizada e simples for a gestão do consultório odontológico, maiores chances ele tem de se manter firme nos trâmites fiscais. Ou seja, aqui, a dica 1 está completamente inserida e abraçada para a tomada de decisões.

DICA 3 – Atualize-se com a Receita Federal sempre

Para reduzir o risco de autuações fiscais, seu setor contábil deve fornecer à Receita Federal informações constantes e atualizadas sobre o Balanço Patrimonial, fluxo financeiro e pagamentos de taxas de sua empresa. Por isso enfatizamos que é crucial ter alguém de confiança neste setor, minimizando qualquer incômodo do Fisco e aumentando a rentabilidade esperada de seu consultório odontológico.

Ao ter uma atenção constante com este assunto, você, enquanto profissional dentista que decidiu ter um estabelecimento próprio, dificilmente passará por transtornos que colocarão o seu tão sonhado e esperado consultório odontológico em riscos reais de dívidas intermináveis e até fechamento.

Mais uma vez, note a importância da dica 1, mesmo por aqui.

DICA 4 – Evite erros de gestão quanto a impostos de clínicas e consultórios de dentista

Parece óbvio, mas, não é! Erros comuns na gestão do consultório odontológico e de microempresas em geral incluem: inversão de valores das bases de cálculo e dos valores de impostos; inclusão de receitas isentas em cálculos tributários; erros na classificação fiscal de produtos e serviços; aplicação errônea de taxas; não acompanhamento de leis recentes do setor fiscal, entre muitos outros.

Portanto, alie sua clínica a um setor contábil de confiança e evite esses erros que irão minar os recursos de sua empresa.

Não precisamos comentar novamente sobre a relevância da primeira dica, não é mesmo?!

DICA 5 – Organize as despesas inclusive impostos de clínicas e consultórios de dentista

Na contabilidade para dentistas, é possível separar as despesas da vida empresarial e da vida pessoal do profissional de odontologia. O consultório odontológico tem suas despesas com materiais e medicamentos, com funcionários e com impostos, além das suas próprias despesas, enquanto gestor de sua própria empresa.

Mesmo quando se trata de um consultório administrado por um profissional liberal autônomo, a divisão das despesas é um facilitador da gestão, evitando encargos desnecessários.

Todos os custos devem ser registrados separadamente na contabilidade para dentistas, permitindo conhecer o valor de cada uma delas mensalmente e, dependendo das necessidades, tomando as providências necessárias para sua contenção ou redução.

Através da contabilidade para dentistas será possível saber exatamente quando o escritório tem de despesas, podendo implementar uma gestão tributária adequada e permitindo maior lucratividade.

Vale destacar o papel do profissional de contabilidade  na condução do processo, já que se trata da pessoa responsável pela geração de informações para o fisco, impostos de clínicas e consultórios dentista, fornecendo condições para que todas as rotinas sejam cumpridas e para que o consultório esteja de acordo com a legislação. Olha a dica número 1 alinhada aqui, again!

DICA 6 – Fique de olho nos aspectos legais

Atuando como profissional liberal ou como pessoa jurídica, você deve fazer o seu registro no Conselho Regional de Odontologia, na jurisdição da área em que estiver trabalhando, bem como solicitar a aprovação da vigilância sanitária de seu município. Para facilitar essa burocracia, um profissional responsável pela contabilidade para dentistas poderá atender esses requisitos, procurando os órgãos necessários e conduzindo a documentação exigida.

Na dúvida, sempre volte na dica 1. Isso porque, além dos aspectos legais referentes ao consultório, a empresa de assessoria contábil responsável por fazer a sua contabilidade poderá também esclarecer os aspectos contábeis e tributários, permitindo que você possa exercer sua atividade pagando a menor quantidade de impostos permitida pela legislação.

Através da contabilidade para dentistas será possível fazer uma previsão sobre a melhor forma de atuação. Para tanto, o contabilista poderá fazer todas as previsões, dentro do planejamento orçamentário do seu consultório para lidar com impostos de clínicas e consultórios dentista, verificando a melhor condição para você.

Esperamos ter ajudado. Não deixe de compartilhar essas informações!

Até a próxima!

Caso precise de um apoio nesse momento (e nos demais), entre em contato!

Como escolher uma contabilidade para consultório odontológico

Dicas sobre certificado digital e contabilidade para clínicas 

Contabilidade para clínicas e laboratórios: redução legal de tributos

Até a próxima!

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *