O que é, como funciona e como o 5G vai mudar o mercado de Telecom

13 de setembro de 2019 5G
Compartilhe

O que é, como funciona e como o 5G vai mudar o mercado de Telecom

Olá, empreendedor amigo que acompanha as conversas desta Contabilidade para TIC /Telecom, preparado para continuar falando um pouquinho sobre tecnologia? Pois bem, separe um espaço na poltrona, acomode-se e prepare-se para saber as novas tendências do mercado que embala seu negócio. Vamos lá?

Primeiramente, como você bem sabe, investir em tecnologia não é apenas um diferencial de mercado, mas uma questão de sobrevivência. Atualmente, vivemos em uma era altamente tecnológica e, com a competitividade dos diversos setores do país, inovar passa a ser essencial a qualquer empresa, independente do porte.

Exatamente nesse ponto da nossa conversa, vem exatamente o tema proposto pelo título do presente artigo – empresas buscam sempre inovação e isso embala a área de tecnologia a sempre buscar novas versões, aplicativos etc e é precisamente essa busca que pauta o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do próximo ano.

A partir dessa pauta, conseguiremos nos manter atualizados e daremos a possibilidade de nutrir nossas organizações com soluções adequadas a cada uma das necessidades.

O foco? Facilitar a manutenção de um portfólio de serviços inovador.

Importante destacar que o nosso amado país ocupa uma posição respeitável no Top 10 do mercado de TIC mundial, com perspectiva de crescimento em torno de 1,8% até 2020. O setor de Serviços de TI nacional também tem expectativa favorável no período, com evolução ao redor de 7,0%, de acordo com dados da International Data Corporation – IDC.

Algumas das apostas para 2020 estão sendo trabalhadas e aprimoradas há alguns anos. Por mais que muitas não pareçam novidades, a forma que estão sendo aplicadas é completamente inovadora. Deixando de ser ficção, tecnologias que existiam somente no papel agora são reais e com uma amplitude antes difícil de ser imaginada.

Quer um exemplo disso? Então, vamos lá!

Já ouviu falar na TIM, certo?

É um empresa já antiga no mercado de telecomunicações e trata-se de uma subsidiária de uma empresa de telefonia italiana. Aqui, no Brasil, a TIM foi fundada em 1995, mas, começou mesmo suas operações no ano de 1998 e, de lá para cá, trabalhou com afinco para ser sempre uma pioneira no mercado.

A empresa lançou primeiro a tecnologia intitulada EDGE no país, nos serviços multimídia (MMS) e, além disso, foi, também, a primeira empresa a disponibilizar a internet 3G na modalidade pré-paga. Atualmente, a TIM é a 3ª maior operadora do Brasil, atrás da Vivo e Claro no serviço de telecomunicações.

Sim, nós sabemos que boa parte dessas informações, você já sabia. Mas, apostamos que você ainda não sabia que a TIM está ditando uma tendência para o TIC: a tecnologia 5G.

Acha que seu aparelho 4G tem conexão rápida? Pois, talvez, você não tenha visto nada ainda, meu caro.

A previsão é de que a 5G seja utilizada em pelo menos quatro frentes comerciais

A operadora TIM demonstrou, em junho deste ano, sua primeira rede móvel de quinta geração no Brasil. A rede ainda é um protótipo e foi construída no campus da UFSC, em parceria com a Fundação CERTI e a fornecedora Huawei. A previsão da TIM é de que a 5G seja utilizada em pelo menos quatro frentes comerciais: internet das coisas massivas, internet das coisas industriais, MBB e FWA.

De acordo com a equipe da TIM, as conexões comercializadas deverão se equiparar aos planos atuais de banda larga (FTTH), de 100 a 300 Mbps. Nos devices, a velocidade do acesso deverá ser menor e vai depender do volume de pessoas conectadas em cada célula. De qualquer modo, a empresa espera que as velocidades fiquem, na média, 10x mais rápidas. Ou seja, nosso 4G, realmente, já será coisa do passado.

Cabe ressaltar, nesse ponto da nossa conversa de hoje, que essa versão comercial ainda não está fechada. Ainda existem muitos e muitos testes, porém, os testes já feitos mostraram que, em média, demoraria cerca de 1 ano para realizar uma “limpeza” de faixa, necessária para implementar a nova tecnologia com tranquilidade. Sendo assim, o 5G seria realmente lançado comercialmente no Brasil em 2021, respeitado o cronograma de venda do espectro de 3,5 GHz. As primeiras redes devem se situar em grandes centros urbanos.

Existe uma tempestade digital

Em resumo, a empresa mantém sua essência inovadora, empreendedora e pioneira, e apresenta os testes de uma tecnologia que estava, até então, apenas no papel para muitas outras marcas. Mas, o objetivo vai além do que “apenas” lançar a tecnologia 5G no mercado, apresentou-se o objetivo de desenvolver um centro que seria referência na presente tecnologia com foco em aplicações, produtos e serviços de forma a promover o 5G, além de novos modelos de negócio.

Ou seja, claramente, com o passar dos anos, sua empresa estará utilizando uma linha tecnológica que veio de uma inovação que marcou uma tendência TIC. Muita informação? Calma! Existe uma tempestade digital (já anunciada em nosso Blog) e sua empresa jamais poderia ficar de fora de todas as informações relevantes (e atualizadas) de um mercado inovador. Estamos na Era Digital… O mercado já reconhece isso com bons olhos e já abraça empresas de telecomunicações como a chegada de uma nova era.

Sabemos que você está envolvido em todas as desventuras em série que essa era nos leva e sabemos que sua empresa está preparada para isso. Mas, compreendemos que você precisa de todas as informações necessárias para manter sua empresa no rol das mais inovadoras do mercado. Esse é seu intuito?

Pois, continue seguindo nossas postagens.

Testes como esse que apresentamos agora, ministrados pela TIM, estão sendo planejados para serem executados junto a outras empresas de telefonia. A TIM irá realizar uma demonstração em Campina Grande (PB), em parceria a com Nokia e o Núcleo Vitua; e outra em Santa Rita do Sapucaí (MG), com a Ericsson e Inatel e pretendemos seguir tudo e conversar contigo em primeira mão.

E aí? Preparado para seguir todas as informações sobre as tendências TIC para os próximos anos? A tecnologia 5G está com programação de testes para 2020 e possibilidade de comercialização em 2021. Claramente conseguimos uma tendência mais “próxima”, certo? Sabe de alguma? Compartilhe conosco! Estamos ansiosos para continuar nossa conversa contigo.

 

 

ebook TELECOM

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

Leia também:

5 passos essenciais ao abrir empresa de Telecom

Telecom: contratar um contador ou começar a empresa sem auxílio?

Contabilidade especializada em Telecom X Contabilidade convencional: qual a melhor opção para sua empresa?

Como devo trabalhar SVA X SCM na minha empresa de Telecom?

Seleção de fornecedores: 8 critérios que vão ajudar a sua empresa de Telecom

 

Se você gostou deste artigo e quer saber como a Previsa Contabilidade também pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNnAbF8ms6SzsW6oxr9ufBw
Twitter: https://twitter.com/previsa

  Whatsapp: 55 31 9 9954 0537

Solicite um orçamento
Compartilhe

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *