Preparando seus bares e restaurantes para a Retomada

14 de abril de 2020 Preparando seus bares e restaurantes para a retomada
Compartilhe

Preparando seus bares e restaurantes para a Retomada

Por: Marcos Reis – Maxup Consultoria

Nesse momento turbulento, inesperado e de crise do mercado de forma geral, é nítido que todos irão sofrer os impactos financeiros desta pandemia. Será um grande desafio de reconstrução a todos, e principalmente os Bares e Restaurante, que foram praticamente os primeiros a terem que fechar suas portas e de acordo com estudos da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), Banco Central, etc, serão os últimos a retomar 100% suas atividades.

Diante desse cenário pensamos em formas para auxiliá-los a preservar caixa e reduzir o impacto financeiro deste momento de instabilidade. Vamos lá!

Custos, despesas, são como ervas daninhas

A melhor forma de combatê-los é com o acompanhamento diário, portanto, não seria diferente a partir de agora. Liste todos, fixos ou variáveis, administrativos ou operacionais, não importa, o momento é de negociação total.

Entre em contato com todos os parceiros e fornecedores, verifique através de seu feeling se há necessidade manter cada um dos itens relacionados, por exemplo: “Tenho um prestador de serviços que mensalmente faz a manutenção dos meus equipamentos de cozinha. É necessário nesse período que trabalharei com o volume menor, manter? Posso reduzir essa despesa?”

Lembre-se, qualquer centavo conta

Conciliação com fornecedores

A economia é uma engrenagem que precisa continuar girando mesmo que devagar, portanto a conciliação com fornecedores é um termo que devemos adotar neste momento instável de nossos negócios, fortalecer as parcerias e manter a empresa saudável é parte integrante de todo o processo de ultrapassagem da crise. Que tal realizar parcerias de exclusividade de alguns itens?

Os prazos de pagamentos são normalmente acordados entre as partes, sendo assim, negocie antes do vencimento mantendo a postura cordial no negócio. Postergue o máximo possível, a fim de se manter com o maior valor em caixa, não agende com seu fornecedor prazos que você sabe que não conseguirá arcar, seja realista com ele, exponha suas dificuldades.

Como dizem, negócio bom é aquele bom para as duas partes.

Encurtar o recebimento

Já levantamos os custos e despesas, negociamos os prazos, agora é a hora de encurtar o recebimento. Como dito, as parcerias vão sair ainda mais fortalecidas desta crise causada pelo Covid-19, crie relacionamento com seu cliente, ofereça produtos exclusivos, venda vouchers para consumo futuro, mesmo que para isso seja necessário dar um “descontinho”.

Se resolver investir forte no Delivery não deixe que a distância seja empecilho para o encantamento, pois o cliente pode ser seu por bastante tempo, não somente durante a quarentena.

As operadoras de cartão e delivery já estão se movimentando para diminuir os prazos de recebimento, fique a atento e não deixe de negociar com a sua. É importante não perder esta oportunidade. Manter dinheiro em caixa é dica do momento. 

Defina estratégias

Parte do nosso capital está investido em estoques não podemos correr o risco de perdê-lo, se necessário defina estratégias:

1) Faça um inventário

Com quantidades e vencimentos dos itens principais e/ou perecíveis é o início para a gestão deste item tão importante para sua empresa

2) Reduza o mark-up (em bom português: dê desconto mesmo)

Dos produtos perecíveis ou com vencimento próximo para obter maior giro. Além de evitar perdas, vai possibilitar maior volume de venda.

3) Está literalmente de portas fechadas, não está operando delivery?

Busque parceiros do mesmo ramo, tente negociar seu estoque perecível, mesmo que abaixo do preço de mercado, é melhor receber menos do que foi pago, do que um produto pago sem validade em meu estoque.

Aproveite os benefícios advindos do Governo ou entidades de classe

Medidas provisórias são lançadas e alteradas diariamente neste período, portanto fiquemos atentos àquelas aplicáveis ao nosso negócio.

A medida mais famosa até o momento é a MP 936/2020, onde trata da possibilidade de redução parcial das jornadas de trabalho ou suspensão de seus contratos. Ainda foi disponibilizada a possibilidade de diferimento do Simples Nacional, ou seja, o Imposto das competências, Abril, Maio e Junho, serão postergados para Outubro, Novembro e Dezembro.

Novidades ainda virão, pois o momento atual é de constante mudança e atualizações, continue se informando em veículos sérios e comprometidos com a veracidade dos fatos. É fundamental que tenhamos zelo com nossos negócios, aproveitemos da melhor forma possível os benefícios que serão dados para que saiamos ainda mais forte na luta contra a Covid-19.

As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças” (Charles Darwin)

Sobra a MAXUP Consultoria

A MaxUp é especialista em soluções empresariais para Micro e Pequenas empresas e está a disposição de você e sua empresa para ajuda-los na gestão de compras e muitas outras soluções financeiras para melhoria dos seus resultados. Clique aqui e conheça a Maxup!

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE para Restaurantes e Bares

Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE para bares e restaurantes tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Saiba mais:

Planilha de Previsão de Cenários para Bares e Restaurantes

8 passos para começar seu restaurante de sucesso

Preciso mesmo contratar um contador para começar meu restaurante?

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *