Qual a melhor opção para uso dos postes por Provedores de Internet?

5 de janeiro de 2021 uso dos postes por provedores de internet
Compartilhe

Desde que a internet foi lançada, especialistas trabalham para aumentar o alcance e a velocidade de navegação. Nos anos 1990, quando a web chegou ao Brasil, usuários contavam com cerca de 56 kb/s, que eram enviados via sinal telefônico, que ficou conhecido como internet discada. Este foi o embrião para o uso dos postes por Provedores de Internet, mas naquela época era um pouco diferente.

Depois surgiu a conexão a cabo, ainda muito presente nas casas brasileiras. Com velocidade satisfatória e qualidade que às vezes deixa a desejar, os usuários podem adquirir planos residenciais que oferecem até 500MB, sendo a transmissão média no Brasil é de 10 Mpbs. Mas, em comparação com outros países como Taiwan, que oferece 85,02 MPBS, a internet tupiniquim tem ainda muito o que evoluir.

O aumento na velocidade de transmissão de dados se tornou possível com o avanço da tecnologia. Os provedores de internet começaram a investir em cabos de fibra óptica, o que aumentou a qualidade de conexão, a deixando até 100 vezes mais rápida que a de banda larga.

 Alta qualidade

Fibra óptica é nome que se dá a um feixe de filamento de vidro com alto grau de pureza. Esse feixe possui a espessura de um fio de cabelo e, devido à sua tecnologia, consegue distribuir sinal de internet com o mínimo de interferência. O cabeamento é feito com o Cabo Drop, uma estrutura de tamanho padrão que possui 12 fibras ópticas. São eles que preenchem os espaços no uso dos postes por Provedores de Internet.

Essa é uma das características que a difere da internet banda larga, que utiliza cabos convencionais feitos de cobre para transmissão de dados, suscetíveis a variação de qualidade no sinal.

Apesar de estar se tornando popular, não são todos os locais que estão aptos a receber internet fibra óptica e isso deve justamente ao tipo de cabeamento. Por ter comprimento pré-determinado e alto custo de aquisição, as empresas provedoras não fazem a instalação em grande escala.

Mas não há dúvidas quanto a superioridade da internet via fibra óptica. Além de apresentar alta velocidade de navegação, o sinal é mais estável e raramente apresenta falhas.

E a internet de fibra pode ser instalada em postes de duas formas: FTTC e FTTH. Para saber qual é o modelo mais vantajoso para os provedores, é preciso analisar custo e qualidade.

FTTC

Fiber To The Curb, ou traduzido, Fibra que se faça uso dos postes por Provedores de Internet, é o modelo de distribuição no qual o sinal do provedor chega até a casa do consumidor por meio de um switch, dispositivo instalado no poste, responsável por transmitir sinal a diversas residências, desde que estejam próximos à estrutura de suporte.

Para receber a internet, é preciso que o cabo localizado na residência ou comércio do cliente esteja conectado ao switch, que por sua vez se liga ao provedor, gerando a distribuição do sinal para todos que compartilham daquele dispositivo. Isso faz com que a comunicação entre usuário e empresa de provedor seja indireta.

A vantagem do FTTC é seu custo de instalação. Além do uso, valor do dispositivo também é rateado entre os clientes. Ou seja, é possível reduzir o custo do plano ao aumentar a oferta de acesso à internet. Um mesmo switch é capaz de gerenciar os pacotes dos usuários que se conectam à unidade e ainda aplicar as regras de segurança de rede e monitoramento.

Contudo, por ser compartilhado com outros clientes, o sinal de internet é limitado, o que acaba por reduzir a velocidade de navegação – mas ainda mantendo níveis bem mais altos que cabos convencionais. Com isso, os provedores são obrigados a restringir a largura da banda para manter a estabilidade sinal.

Além disso, o aparelho funciona por meio do ponto de eletricidade do poste, o que significa que, se houver queda de energia, a internet não irá funcionar.

FTTH

A Fiber To The House – Fibra para a Casa, em tradução livre é a conexão que oferece maior velocidade de navegação. Isso porque, diferente do FTTC, o sinal é enviado do provedor diretamente para o cliente com altíssima velocidade e maior qualidade de transmissão de dados.

Nesse modelo, o cabo de fibra óptica é instalado dentro da residência ou comércio, sem interrupções ou aparelhos mediadores. Isso faz do acesso uma conexão individual. Em geral, planos que utilizam essa tecnologia são contratados por clientes com ticket médio alto, já que o custo é maior tanto para a empresa como para o usuário.

Além do valor, outro ponto menos favorável à FTTH é o alcance. Diversos prédios e condomínios não permitem a instalação de novos cabeamentos, impedindo a empresa de fornecer o serviço.

Como citamos no início do texto, o comprimento do cabo limita a quantidade de usuários que o provedor pode atender. Locais com muitos prédios, distantes dos centros urbanos ou de difícil acesso impedem a instalação da fibra óptica diretamente no imóvel.

Qual a melhor opção para os provedores de internet?

Levando em consideração os custos de instalação e manutenção, além da quantidade de clientes que podem ser atendido simultaneamente, a disputa de espaço pelo uso dos postes por Provedores de Internet,  a melhor solução para as empresas provedoras de internet é o modelo FTTC. Investir no compartilhamento de switch, mesmo que a velocidade seja limitada – e repetimos, ainda que de alta velocidade – tem um ótimo custo-benefício tanto para a empresa como para o consumidor.

E quanto mais postes forem alugados para a instalação do dispositivo, mais usuários o provedor poderá atender e, com isso, poderá praticar preços mais acessíveis. Resultado, mais clientes contratando os pacotes oferecidos pela empresa.

Para aqueles que utilizam a internet para realizar downloads de grandes arquivos, assistir vídeos por streaming ou mesmo jogar online, o plano de fibra óptica via switch atende as expectativas. Na outra ponta, os provedores ganham fôlego para investir em mais pontos de distribuição e solução para seus clientes.

Quer saber sobre Contabilidade para provedores de internet

Ainda não possui uma contabilidade para provedor de internet? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *