Que tal vender acesso à internet para microempreendedores?

29 de abril de 2019 Microempreendedores
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Que tal vender acesso à internet para microempreendedores?

Você acordou hoje (e tem acordado já a alguns dias) com o pensamento voltado (e focado) nos seguintes questionamentos: qual será o grande diferencial do meu provedor? Como atrair mais clientes?

O segundo questionamento é, inclusive, uma certa pedrinha em seu sapato e (acredite) no sapato de diversos empreendedores brasileiros. Principalmente ao analisarmos a atual situação de 90% dos mercados nacionais.

Com foco no ramo de provedores, essas dúvidas não seriam diferentes e são, inclusive, usuais. De uma forma geral, grande parte do mercado quer ter ciência a respeito dos lançamentos, próximos produtos ou serviços que a grande massa buscará, melhores resultados no acesso à internet… E, para saber para onde levar adequadamente a sua empresa, é primordial conhecer sua clientela (de acordo, obviamente, com a região).

Sem conhecer seu cliente, é importante dizer já de cara, dificilmente você conseguirá realizar algo que o surpreenda!

 

Home Offices são uma fatia crescente no mercado

Pensando em você e nos seus pensamentos (e receios) atuais, vamos falar um pouquinho sobre o seu segmento de mercado e entender um pouco mais sobre um cliente em potencial para você: home offices (aquele povo lindo que trabalha em casa).

Vamos lá?

Primeiramente, vamos analisar um pouco o cenário dos microempreendedores. De acordo com o Sebrae, existem mais de 6 milhões de profissionais com registro MEI (Microempreendedores individuais). Dessa grande gama de trabalhadores, metade trabalha no aconchego do próprio lar, ou seja, são home offices.

Por muitos motivos diferentes, incluindo o desemprego em massa no Brasil, esse nicho opta por empreender em casa, o que acaba mudando drasticamente a rotina do profissional. Pensando nisso, é importante lembrar que qualquer mudança requer dedicação, estudo, esforço e adequação do meio. É nessa última parte que você, provedor, entra.

 

Microempreendedores utilizam acesso à internet para divulgação do trabalho

É importante que você saiba que há uma grande parcela de profissionais como os supracitados e muitos ainda nem tem total conhecimento sobre as formas de utilizar os serviços de acesso à internet para divulgação de seu trabalho.

A partir de tal afirmação, podemos ser mais assertivos nas comunicações de marketing e vendas, para entregar o produto/serviço que realmente essas pessoas possuem interesse em adquirir. Que acha?

Além disso, diversos mercados possuem pacotes diferenciais para MEI. Que tal montar o seu pacote personalizado para esse nicho?

 

Comunicação direcionada e pacotes customizados ao perfil dos microempreendedores

Para montar adequadamente tais pacotes, temos um “dever de casa” para você: pesquise sobre o seu cliente!

Descubra sua principal atividade, o público alvo de seu cliente, o serviço de internet que melhor o atenderia etc… Capte o máximo de informações que puder sobre os microempreendedores de sua região!

Talvez você esteja, neste ponto do artigo, pensando em como fazer isso, uma vez que existem diversos microempresários espalhados por esse mundão de Deus… Nós sabemos. Será trabalhoso! Mas, a internet é uma ferramenta poderosa e irá te auxiliar com maestria. É importante que você não desanime e lembre-se sempre: não há um jeito fácil de ganhar dinheiro sem nenhum trabalho.

 

Como decidir por um nicho de mercado?

Dependendo dos tipos de negócios que existe e a economia local, você vai poder interagir com as pessoas da sua região através do compartilhamento de conhecimento podendo atrair novos clientes para comprar o serviço de acesso à internet.

Isso poderá ser feito via redes sociais… Webinars, que são palestras virtuais, Workshops agendados… Postagens que favoreçam o engajamento e fortaleçam sua marca… Ou demais meios que julgar necessários. O importante é: faça contato apenas após o “dever de casa” feito, ok?! Temos dois artigos que podem ajudá-los:

Como conseguir clientes usando boa comunicação

Marketing para pequenas empresas: Estratégico x Operacional

Marketing Digital para pequenas empresas: motivos para adotar essa ideia

É bom entender um pouco de marketing digital, ou melhor, quanto mais entender melhor.

 

Atividades com fortes tendências para Home Office / Microempreendedor

Para auxiliar um pouco em sua pesquisa, listamos uma gama de atividades que tem fortes tendências em funcionar dentro da residência do microempreendedor:

  • Técnico de Informática;
  • Designer;
  • Social Media (Área de Marketing Digital);
  • WebDesigner e programador;
  • Decorador de bolos;
  • Fabricação de comida congelada;
  • Fabricante de geleias ou pimentas em conserva;
  • Dog walker (Passeador de cães);
  • Consultor para noivas;
  • Nutricionista;
  • Relator de conteúdo;
  • Artesãos;
  • Designer de joias/bijoux;
  • Blogueiro;
  • Secretária remota;
  • Agente de viagem;
  • Pessoas que alugam o espaço na sua casa para compartilhar no Airbnb.

É importante destacar que tudo dependerá da estrutura que a pessoa possui e das leis que regem o município. Mas, conforme visto, existe uma variedade impressionante de negócios que podem ter seu start em casa e você precisa estar atento a tal demanda para montar o perfil das pessoas que trabalhando de casa na região onde você atua como Provedor.

Após ter seu “dever de casa” pronto, a grande pergunta imposta será: “OK, mas, por onde começar?”

 

Acalme seu coração empreendedor inquieto! Vamos para a ação!

Lembra, logo ali em cima, que pensamos em formas de abordar seu público? Pois bem. Vamos manter tal ideia e possibilitar uma primeira interação que contribua para agregar mais valor ao seu serviço, onde as pessoas em vez de olharem o serviço de acesso à internet apenas para acessar as redes sociais, consigam perceber que podem utilizar a internet para alavancar seus empreendimentos. Bacana, não é?!

Então, o seu provedor pode ser o grande incentivador para isso, as formas de entrega desses conteúdos educacionais para a comunidade é um dos canais para atrair novas oportunidades de negócios para sua empresa.

Você pode começar promovendo alguns workshops em dias e horários interessantes para a grande maioria de seu nicho. Que tal sábado pela manhã? Você prepara a campanha, divulga os treinamentos e ainda disponibiliza um café da manhã… Como temas, podem ser utilizados assuntos acessíveis ao seu cliente. Por exemplo:

  • Como vender bolos decorados pelo instagram;
  • Como divulgar o seu negócio de casa;
  • Aprenda como vender bijuterias online;
  • Como montar um site para divulgar o seu negócio;
  • Aprenda como vender pelas redes sociais.

 

Conclusão

Conseguiu captar nossa ideia? Então, pense no seguinte: após explicar as formas como o profissional poderá vender mais, de forma online, sem sair de casa, o que passa a ser prioridade para esse profissional? A internet, meu caro. Que, olha quanta coincidência, é o SEU mercado. Sendo assim, essa será a sua hora de brilhar! O próximo passo será alcançar as microempresas.

Agora, cativar esse cliente é a parte em que seu provedor utiliza seus dons. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

 

 

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