Tecnologia Financeira: o que é e como funciona

21 de maio de 2021 Tecnologia Financeira
Compartilhe

Transferência de valores, pagamento de contas, solicitação de empréstimos e financiamento de veículo. Esses são alguns dos muitos serviços oferecidos por instituições bancárias que já podem ser realizadas de forma remota, ou seja, através de um aplicativo instalado no smartphone. E a lista de transações possíveis aumenta a cada ano e com ela a Tecnologia Financeira.

Hoje, é possível dizer com convicção que o método convencional, em que o cliente vai pessoalmente ao banco, ficará cada vez mais distante da realidade. A tecnologia tem proporcionado não só a comodidade de realizar operações de forma rápida e com menos burocracia, como reduz a possibilidade de falhas.

A automação de processos é uma tendência que chegou para ficar, sobretudo no que diz respeito a valores monetários, área sensível que requer agilidade e assertividade. E é cada vez maior a quantidade de empresas que utilizam a tecnologia financeira como principal ferramenta de gestão.

Mas prática vai muito além das transações bancárias. Tecnologia financeira é capaz de alavancar o desenvolvimento de uma empresa por meio da otimização de processos e economia de recursos.

Mas o que é tecnologia financeira afinal? É o que vamos saber agora neste artigo.

O que é tecnologia financeira?

Em um passado não muito distante, era preciso recorrer à calculadora para obter valores exatos de somas, subtrações, entre outras operações matemáticas. O uso do aparelho era comum a quase todos os profissionais. Mas algumas categorias em especial consideravam o objeto indispensável.

Apuração de custos, dedução de impostos, planejamento orçamentário. As tarefas simples e as complexas eram realizadas uma a uma por contadores com a ajuda da calculadora. Apesar de fornecer os dados com precisão, eram passíveis de falha humana.

A tecnologia financeira é uma estratégia que chegou para automatizar esses processos, reduzindo o tempo dispensado em cada tarefa e aumentando a exatidão do resultado. Além disso, o método ainda possibilita análises mais profundas do cenário econômico e projeções tangíveis.

Como é possível perceber, toda essa transformação digital apresenta benefícios não só para o consumidor que deseja realizar transações pelo smartphone. Ela representa o avanço dos serviços contábeis, agora mais focados no desenvolvimento de estratégias. Ou seja, enquanto máquinas e softwares resolvem os cálculos, os profissionais podem se debruçar no planejamento de ações fundamentais para o sucesso de seus clientes.

A inovação pode ser utilizada em diversos os processos financeiros e contábeis que antes eram feitos manualmente. Fluxo de caixa, gestão tributária, controle de livros, criação de planilhas, entre outras tarefas são realizadas sem esforço humano, com maior celeridade e segurança.

Vantagens da tecnologia financeira

Para algumas empresas, investir em tecnologia é sinônimo de gasto. Sem reserva em caixa suficiente para adquirir dispositivos e softwares dedicados, os gestores adiam a implementação dos sistemas de otimização.

É verdade que automatizar os processos requer tempo, planejamento e recurso. Porém, quem aposta na tecnologia logo percebe os benefícios. Com a automatização, as atividades se tornam mais ágeis e, com isso, a capacidade de produção aumenta.

Dessa forma, a empresa consegue atender os clientes com mais agilidade, empenhando em qualidade dos serviços prestados ou produtos comercializados. Com isso, se torna mais competitiva no mercado e, assim, consegue reaver o investimento feito na tecnologia.

São muitas as vantagens de adotar a transformação digital e vamos listar algumas delas.

Agilidade

Como foi citado anteriormente, a tecnologia financeira tornou os processos mais rápidos. Por serem dispositivos dotados de inteligência artificial, eles são capazes de realizar cálculos complexos em um piscar de olhos.

Isso quer dizer que, para ter acesso a um relatório de atividade, basta dar o comando que, em pouco tempo, os dados estarão compilados, prontos para serem analisados. Essa eficiência ainda contribui para redução do tempo de tomada de decisões, podendo ser determinante em situações de crise, por exemplo.

Assertividade

Não é possível dizer que a máquina nunca erra. A verdade é que a incidência de falhas é menor, graças ao conjunto de comandos previamente programados. Contudo, os erros são raros, o que garante um alto índice de precisão e confiabilidade.

Essa característica é essencial para criar planejamentos de médio e longo prazo que incluem operações de riscos, como investimento em ações e projeto de expansão.

Outro benefício é a auditoria de dados, que pode apresentar informações mais detalhadas e setorizadas, garantindo a transparência das operações. Essa função é importante sobretudo em empresas que possuem sócios.

Controle

Um dos motivos que levam uma empresa à perda financeira é a gestão deficiente. Para evitar prejuízos, é preciso estar atento a todos os setores da companhia, acompanhar o cumprimento de prazos, conferir o fluxo de caixa, entre outros.

Nesse ponto, a tecnologia financeira é uma aliada, já que reúne todas as informações importantes em um só lugar. A ferramenta ainda possibilita aos gestores analisar o cenário empresarial em tempo real.

Lembrando que no passado, sem a tecnologia financeira, os gestores obtinham informações ultrapassadas, já que as anotações e análises eram feitas manualmente e podiam demorar horas, até dias. Em alguns casos, quando o problema era identificado, já era tarde demais para mudar uma estratégia ou evitar danos.

Terceirização

Se a empresa realmente não tem verba para investir na automação, a alternativa, que tem sido a primeira escolha de muitos empresários, é a contratação de uma contabilidade que ofereça serviços digitais. Transferindo o cumprimento das obrigações financeiras e contábeis, mantem-se os benefícios da tecnologia, mas com custo reduzido.

Além disso, o empresário terá a certeza de que seu negócio está sob responsabilidade de profissionais qualificados. Outra vantagem da contratação de uma contabilidade é a sua capacidade de manter as contas e documentação da organização em dia.

BPO Financeiro tem total potencial para ser seu aliado

 

Saiba mais sobre BPO Financeiro?

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *