Terceirização do Financeiro pode ser boa para sua empresa

1 de julho de 2021Terceirização do financeiro

Empresas de micro, pequeno, médio e grande porte têm uma coisa em comum: todas dependem de um controle financeiro eficiente para que possam se manter no mercado e prosperar. Mas essa tarefa nem sempre é fácil para aqueles que estão à frente das empresas e os motivos são diversos, por isto a grande tendência de Terceirização do Financeiro.

Em alguns casos, os empresários têm dificuldade em organizar a rotina para atender às inúmeras tarefas que a gestão exige. Com isso, muitos detalhes e informações importantes podem passar despercebidos. Também pode ocorrer do proprietário da empresa não ter conhecimento suficiente para gerir e tomar decisões assertivas.

Existe ainda as situações em que a empresa registra um grande desenvolvimento, que gera aumento da demanda de produção, administração do fluxo de caixa e pessoal. Porém, o gestor responsável não consegue manter o controle de determinados processos relacionados à gestão financeira.

Uma alternativa é a contratação de uma equipe para gerenciar o setor financeiro e administrativo da empresa. Contudo, a opção pode não ser viável para muitos empreendedores, principalmente para os que não possuem faturamento suficiente para arcar com os gastos trabalhistas.

BPO pode ser a solução de terceirização do financeiro

Uma opção viável que tem agradado a muitos empresários é a terceirização do setor financeiro, na qual as atividades são descentralizadas e passam a ser realizadas por uma contabilidade.

Conhecida como Business Process Outsourcing, ou BPO, esse modelo de administração está se tornando uma alternativa cada vez mais acessível, podendo ser contratado por empresas de qualquer setor e porte. Em geral, os serviços correspondem às necessidades do negócio, beneficiando até companhias que não têm grande fluxo de caixa.

A terceirização financeira é oferecida por contabilidades que contam com profissionais qualificados que, além de realizar a gestão, realizam estudos e análises que auxiliam no desenvolvimento coordenado da empresa.

Vantagens de contratar o BPO para terceirização do financeiro

Os benefícios de terceirizar a administração financeira da sua empresa vão além da conveniência de ter uma equipe dedicada ao gerenciamento. Contratar o BPO permite que o empreendedor possa focar em outras questões da empresa, como relacionamento com os colaboradores, criação de estratégias de marketing, desenvolvimento de planos de expansão, resolução rápida de problemas pontuais, entre outros.

São muitas as vantagens e listamos as principais abaixo:

Organização

Controle financeiro bem feito depende de organização, tanto de documentos como de processos. É preciso manter as contas em dia, armazenar comprovantes, conferir renovação de alvarás e licenças, e atualizar dados cadastrais.

A organização ainda inclui relacionar informações sobre despesas e receitas, essencial para tomada de decisões. Tudo isso demanda tempo e conhecimento que, em muitos casos, o empreendedor não dispõem.

Com o BPO, esses serviços são realizados de forma sistemática para manter a empresa regularizada e em dia com as obrigações acessórias. Inclusive, essa organização auxilia na resolução de problemas, já que as informações e relatórios estarão disponíveis a qualquer tempo.

Otimização dos processos

No BPO, a gestão é realizada por meio de softwares, que avaliam os dados de forma quantitativa e qualitativa, gerando gráficos ricos em informação.

Analisados por programas de eficiência garantida, as chances de erros é reduzida e, com isso, os processos são otimizados. Com os relatórios de desempenho em mãos, o empresário pode tomar decisões com mais celeridade e assertividade.

Tudo isso influencia diretamente a saúde financeira. Com dados atualizados, a empresa pode aumentar os ganhos significativamente, uma vez que a prestadora estará atenta à análise dos indicadores financeiros e avaliação das despesas e faturamento.

Planejamento financeiro

O objetivo de todo empresário é prosperar. E para garantir o crescimento do negócio é preciso ter um planejamento viável e bem estruturado, baseado em dados e adaptado à realidade da empresa.

E a elaboração de plano a médio e longo prazo é um dos serviços oferecidos pelo BPO, assim como o acompanhamento das ações propostas e a mensuração do resultado. Dessa forma, não é preciso se preocupar em analisar diariamente os índices, uma vez que a equipe externa estará atenta aos números, orientando na tomada de decisões.

Oportunidades fiscais

Profissionais do ramo de contabilidade estão sempre atentos às atualizações da legislação. Isso significa que, quando alguma mudança relacionada às leis tributárias for divulgada, a equipe irá realizar uma análise e avaliar a possibilidade de reduzir tarifas de imposto pagos pela sua empresa.

Outra vantagem é que, com o desenvolvimento da empresa e incremento das receitas, será possível adequar o perfil empresarial à nova realidade. Com isso, é possível verificar a chance de reduzir a carga tributária deduzida com o acompanhamento diário dos prazos e adequação de modelo empresarial.

Melhor custo-benefício

Para manter o controle financeiro em dia, o empresário tem duas opções: empregar uma equipe de profissionais qualificados, que irá atuar nas dependências da empresa como colaboradores, ou contratar um serviço de BPO.

Como é possível imaginar, uma equipe própria irá onerar consideravelmente a empresa, sobretudo com custos relacionados a encargos trabalhistas. A isso é preciso incluir o tempo necessário para a realização do processo seletivo e adaptação dos contratados.

A estrutura física é outra questão que pode inviabilizar o início da gestão eficiente. Mais profissionais alocados significa adaptar a estrutura física para comportar os novos funcionários. Também é preciso pensar na aquisição de sistemas de gerenciamento, importante para otimizar o trabalho, além de oferecer treinamento, entre outras despesas.

Já com a Terceirização do Financeiro, equipe e sistema já estão inclusos no valor do contrato e nenhuma alteração física precisará ser realizada na empresa. Em comparação com a primeira opção, o investimento em terceirização possui o melhor custo-benefício.

É preciso estar atento à contabilidade que irá contratar. De preferência, escolha uma empresa com experiência em implementar o BPO e entregar resultados.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Saiba mais sobre Terceirização do Financeiro?

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *