Valuation para Provedores de Internet

16 de outubro de 2020Valuation para Provedor de Internet

Ações, imóveis, imobiliários, equipamentos, frota de veículos e até funcionários são considerados ativos no patrimônio de uma empresa. Tudo isso pode determinar o valor que uma marca possui no mercado em caso de venda, por exemplo. Uma conta que parece simples e ajuda o proprietário na hora de anunciar. Mas é preciso aprofundar para sermos mais assertivos no Valuation para Provedores de Internet.

Essa soma de bens, na verdade, tem nome. A técnica se chama valuation, termo em inglês para avaliação de empresa ou valoração de empresa. Entram na lista do valuation dois ativos: reais, como mobiliário e maquinário; e financeiro, que diz respeito às ações e dívidas, além do valor global da empresa.

Entretanto, alguns empreendimentos possuem ativos incalculáveis, como uma grande carteira de clientes. Ou seja, o valor é estimado por uma série de fatores, entre eles fluxo de caixa futuro, retorno financeiro que o investimento pode proporcionar, entre outros itens que não possuem valor fixado.

Esse é o caso dos provedores de internet (ISP). Além dos equipamentos necessários para fazer a empresa funcionar, os ISP’s possuem uma lista de clientes e serviços de tecnologia.

Valuation para Provedores de Internet na prática

Ficou difícil de entender? Então vamos a um exemplo. A empresa Movile, proprietária dos aplicativos iFood, Sympla, PlayKids, entre outros, vale cerca de US$ 1 bilhão. E esse valor foi calculado, principalmente, com base na abrangência dos serviços, demanda, quantidade de restaurantes parceiros, número de eventos divulgados na plataforma e assinantes.

É certo que os itens que compõem os respectivos escritórios espalhados pelo Brasil também foram adicionados à conta. Mas o que está em jogo, no caso da Movile, é a capacidade da empresa em gerar lucro a médio e longo prazo.

É como se, ao comprar a empresa, o investidor esteja esperando lucrar mais do que foi gasto na aquisição da marca. Ou seja, nesse caso, valuation está mais ligado aos benefícios que a empresa pode trazer para os investidores.

Porém, não se pode determinar o valuation por achismo, nem mesmo levar em consideração questões como valor sentimental – como pode ocorrer com empresas familiares. A soma final, apesar de nunca ser exata, precisa ser justa, alinhada com o mercado.

Definir o valuation de um provedor de internet

Bom, voltando ao mundo dos provedores de internet, como determinar o valuation para uma empresa que, além dos ativos reais e financeiros, possuem tecnologia, carta de clientes e potencial para crescimento? Como valorar uma marca que possui bens não palpáveis?

Isso vai depender do momento atual da empresa. Se está no início das atividades, deve-se levar em conta a possibilidade de crescimento no mercado. Caso esteja em atividade há algum tempo, é preciso incluir histórico de faturamento, lucratividade e participação no mercado.

Para cada estágio da empresa pode ser usado um método diferente para identificar o valuation. Mas é preciso atentar para um detalhe. Em uma negociação, a valoração é o último item a ser calculado. Não é como um produto, no qual se estabelece o preço pelo custo de produção e margem de lucro. Dessa forma, a compra segue as seguintes diretrizes:

  • Definir o investimento necessário para adequar a empresa
  • Negociar a participação societária
  • E, por fim, calcular o valuation da marca

Quanto aos métodos, os cálculos de valuation podem ser feitos com base em:

Fluxo de Caixa Descontado

Esse é o modelo mais utilizado pelos empreendedores. Também conhecido como Discounted Cash Flow (DCF), ele permite determinar o valor por meio da diferença entre os valores futuros do fluxo de caixa e a taxa de risco do investimento. Deve-se considerar valores decorrentes de dívidas e projeção de faturamento para cinco ou dez anos.

Ou seja, o método determina o valor estimado da empresa pelo montante do faturamento do negócio.

Avaliação Relativa

Também conhecida como múltiplos, esse método de cálculo é feito a partir da comparação de empresa já estabelecidas que estejam no mesmo ramo e possuem ativos similares. Isso faz com que empresas semelhantes tenham a mesma faixa de valor no mercado.

Esse modelo utiliza como parâmetro dados como quantidade de clientes, faturamento anual, entre outros que possam auxiliar na valuation. São três variações possíveis: comparação direta, média do grupo de pares e média do grupo de pares ajustada pelas diferenças.

Avaliação por Direitos Contingentes

Chamada de avaliação por opções reais, esse método indica que os ativos asseguram lucro em duas circunstâncias:

  • Compra de ações (call)

Quando o preço preestabelecido ultrapassar o valor.

  • Opções de venda (put):

Quando o preço for menor que o valor preestabelecido.

Esse tipo de avaliação pode ser apresentada por três variações: preço de exercício e prazo de vencimento da opção, valor corrente ou variação do valor do ativo e taxa de juros livre de riscos.

  • O perfil do investidor é um fator que pode influenciar o valuation. As características podem interferir no preço final da marca. São elas:
  • Analista fundamentalista: investidores com foco na aquisição nos ativos por um preço abaixo do mercado e os interessados no retorno financeiro a longo prazo.
  • Investidores ativistas: esse perfil busca empresas cuja reputação está abaixo da média. Dessa forma, esses investidores mudam a cultura financeira da empresa para obter lucro.
  • Grafistas: os investidores com esse perfil são levados, principalmente, pela emoção. Para eles, o valuation deve ser baseado no conjunto de variáveis.
  • Negociadores da informação: o foco são as informações publicadas sobre as empresas que podem interferir no valor de mercado.
  • Market timers: são investidores mais imediatistas, que analisam as ações que podem render lucros a curto prazo.
  • Efficient marketers: esses investidores acreditam no mercado e se baseiam em valores preestabelecidos.

Bom, agora que você já sabe como funciona o valuation para uma empresa de provedores de internet, é possível traçar metas para sua marca seja o próximo ‘unicórnio’, como são chamadas as empresas que tem valor estimado em mais de US$ 1 bilhão.

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