10 modelos de uniformes de secretarias para clínicas

17 de novembro de 2020Modelos de uniformes para clínicas

Ambientes relacionados à saúde, como clínicas e consultórios, devem seguir algumas regras para transmitir a sensação de higiene, profissionalismo, além de oferecer conforto aos clientes. Todos os elementos que compõem a marca devem estar em sintonia: cartão de visitas, logotipo, objetos decorativos, materiais de apoio, entre outros e inclusive uniformes de secretarias para clínicas.

A decoração, por exemplo, deve ser minimalista, com cores mais suaves e poucos objetos – que inclusive facilita no momento da organização e limpeza do ambiente. Isso vale tanto para clínicas tradicionais como as mais modernas. O ideal é que o local esteja em consonância com o seu público alvo.

Os uniformes dos colaboradores também fazem parte dessa lista de itens que podem melhorar a percepção dos pacientes quanto à sua clínica. Para secretária e recepcionista, o cuidado com a vestimenta é ainda mais importante, já que será a primeira pessoa com quem o cliente terá contato visual.

É sobre esses trajes que vamos tratar nesse artigo.

Por que uniformes de secretarias para clínicas?

Padronizar a roupa dos funcionários tem muitas vantagens. Uma delas é facilitar a identificação dos colaboradores pelos clientes. Caso precisem, os pacientes saberão a quem procurar e, consequentemente, irão se sentir mais amparados e seguros. A imagem da clínica também melhora, já que o uniforme, quando bem escolhido, proporciona harmonia ao ambiente e demonstra profissionalismo.

Para os funcionários é uma opção prática e ainda uma forma de poupar tempo, já que não precisarão ficar vários minutos escolhendo as peças mais adequadas para trabalhar. Para o proprietário é a certeza que os colaboradores estarão sempre elegantes e o ambiente estará equilibrado.

Desafios dos uniformes de secretarias para clínicas

Mas de nada adianta vestir os funcionários com roupas elegantes e nada práticas. É preciso lembrar que os colaboradores deverão usar os uniformes todos os dias, em todas as estações do ano. Mesmo que tenha peça para inverno e verão, é necessário atentar para alguns pontos, como necessidade de passar a roupa à ferro, conforto, tempo de secagem após a lavagem, entre outros.

A regra é ter bom senso e levar em consideração o clima predominante tanto na cidade onde está localizada a clínica como a temperatura do próprio consultório.

Como escolher o melhor modelo de uniformes de secretarias para clínicas

Pode ser que você já tenha alguns modelos de uniforme em mente. Mas vamos te dar um conselho: consulte seus funcionários sobre o tipo de roupa que os deixa confortáveis e que permite movimentar com liberdade. Você pode até mostrar alguns modelos para que eles possam escolher mas, lembre-se: são eles que irão usar o traje diariamente. Ou seja, a opinião deles deve ser ouvida e respeitada. Caso contrário, você terá colaboradores incomodados e insatisfeitos.

Tecido

Mais que o modelo de blusa, calça, saia ou vestido, é preciso escolher o tecido. Dê preferência aos que tem alta durabilidade, secagem rápida, que não amassem e que possam ser usados em diferentes estações. Outro ponto importante é pesquisar se o material encolhe ou alarga com o tempo para evitar ter que produzir mais conjuntos de uniformes por ano.

Desbotamento é outro fator que pode jogar por terra a ideia de manter a harmonização dos colaboradores com o ambiente. Roupas desbotadas passam a impressão de desleixo.

Cor

O branco é quase unanimidade quando o assunto é uniforme para clínicas e consultórios. E certamente essa cor beneficia todo o ambiente, além de transmitir sensação de paz e asseio. Porém, é a tonalidade mais propensa a manchas e ainda deixa as marcas de uso em evidência.

Não há nada de errado escolher cores mais vibrantes, desde que estejam em detalhes e que respeite os tons da sua marca.

É possível, por exemplo, criar um uniforme cinza com partes em laranja ou amarelo. Ou então escolher uma corte forte, mas que seja neutra, como o roxo. O importante é não poluir visualmente.

Versatilidade

Algumas clínicas oferecem somente a blusa aos funcionários, outras fornecem o conjunto completo. Mais importante que isso é focar na versatilidade. Dê opções aos seus colaboradores para eles possam escolher a peça que os deixará mais à vontade naquele dia.

Para isso, basta criar um conjunto com calça, saia, blusa de manga curta, camiseta e casaco. Desse forma, nos dias mais frios, todos usarão o casaco. Para os calorentos, a blusa será uma opção para não fugir do padrão. No fim, todos estarão uniformizados, apesar de estarem com peças diferentes.

10 modelos para uma clínica moderna

Agora que você já conhece as vantagens do uniforme, vamos apresentar alguns modelos que certamente irão combinar com consultório moderno.

1 – Branco

Vamos começar com o tradicional que nunca sai de moda. Nesse caso, para obter um resultado mais sofisticado, vale a pena investir nos detalhes, como zíper, botões, bolso e detalhes em cores mais fortes.

2 – Estampado

É possível manter o glamour com uniformes estampados. Basta escolher algo que combine com a clínica e que não seja exagerado. Se for uniforme de duas peças, vale a pena apostar na estampa somente em uma delas.

3 – Colorido

Mesmo caso do uniforme estampado. Se combinado com as cores do consultório, a mistura de tonalidades vai chamar atenção na medida certa. Além de elegância, seus pacientes irão sempre lembrar da clínica.

4 – Monocromático

Tirando as cores branco, cinza, verde turquesa, azul claro e rosa bebê, qualquer uniforme que apresente somente uma cor se torna elegante e moderno. Nesse caso, vale a pena investir em tons fora do padrão, mas que não polua visualmente.

5 – Túnica

Um dos melhores modelos para deixar os colaboradores confortáveis é investir na túnica. A peça é naturalmente larga, o que facilita a movimentação, e não marca o corpo. Ou seja, todos estarão com look moderno e agradável.

6 – Zíper frontal

Esse modelo de fechamento frontal é ideal para deixar os colaboradores elegantes. Combinado com bolsos médios, a peça se torna versátil e prática.

7 – Colete

A combinação de calça, blusa e colete é uma das mais modernas. Esse modelo ainda permite combinar as cores das peças, conferindo um ar moderno.

8 – Corte assimétrico

Nada mais moderno que ousar nas linhas do uniforme. Ao invés de golas e mangas tradicionais, é possível usar modelos diferenciados. Certamente seus clientes irão lembrar da sua marca.

9 – Vestido

Essa peça deixa qualquer mulher elegante. Basta fabricar o vestido sob medida que as funcionárias ficarão elegantes e confortáveis ao mesmo tempo.

10 – Peças estruturadas

Bonitas, elegantes, modernas e práticas. Esse tipo de peça fica bem em praticamente todas as pessoas. Por ser estruturado, dá maior liberdade de movimento

Bom, agora você já sabe por onde começar a escolher o uniforme. Agora é consultar a equipe e melhorar a imagem da sua clínica.

Quer saber mais sobre uniformes de secretarias para clínicas?

Como escolher uma contabilidade para consultório odontológico

Dicas sobre certificado digital e contabilidade para clínicas 

Contabilidade para clínicas e laboratórios: redução legal de tributos

Até a próxima!

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

 

1 comentário

  • Алла disse:

    O colete social e uma figura bem interessante para os uniformes, ja que ajuda a complementar a producao. Ele pode aparecer com as cores do seu consultorio ou em tons mais neutros, combinando com as demais pecas do vestuario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *