9 livros de gestão para revolucionar sua liderança

6 de dezembro de 2019 Livros de Gestão
Compartilhe

9 livros de gestão para revolucionar sua liderança

Olá, empresário! Bem-vindo de volta ao nosso pequeno grande universo de troca de conhecimento. Queremos começar nossa conversa de hoje com uma pequena pergunta: como anda a sua atualização de saberes?

Nós, assim como você, sabemos o quanto um empresário precisa se manter atualizado frente a um mercado cada vez mais competitivo. Terceirizações, contratações, designações…

Todos os profissionais qualificados são bem-vindos ao nosso caminhar rumo ao sucesso, mas, é de extrema importância que você, empresário, tenha conhecimento de gestão para que sua tomada de decisões seja, gradativamente, a mais assertiva possível. Afinal de contas, os olhos do dono que engordam o gado, certo?

Pensando nisso, é nosso dever, pensando em nossas organizações, nos capacitar e nos reinventar para sermos flexíveis e rápidos quanto às mudanças do mercado.

Exatamente por isso, separamos, hoje, uma pequena e impressionante lista com os 9 livros que acreditamos serem os melhores para suas leituras diárias, para a sua constante busca de conhecimento e crescimento, e para transformar pontos de vista, possivelmente, cauterizados pela crise atual – preparando você para um novo momento de seu negócio. Preparado? Então, separe uns minutos na agenda e relaxe! Vamos conversar!

LIVRO 1 – O Ponto da Virada de Malcom Gladwel

Sabe quando algo se alastra como uma epidemia? Uma nova tendência – como os restaurantes voltados para saladas, por exemplo – se espalha e, como em um piscar de olhos, está em cada esquina, em cada camiseta, em cada conversa…. O livro trata exatamente sobre isso: a popularização e a viralização de um produto. Já parou para pensar o motivo de um serviço ou uma simples atitude mudar opiniões do dia para a noite? Nesse livro, voltado para a Gestão Empresarial, você pode encontrar essa resposta.

LIVRO 2 – Empresas Feitas para Vencer de Jim Collins

Gosta de cases de sucesso? Então, esse é o livro ideal para embalar seus momentos “ociosos”. O autor, Jim Collins, analisou, por 15 anos, cases de sucesso de empresas de capital aberto e compilou tudinho em um guia.

Nesse compendio de histórias, o autor explica o que faz com que uma empresa ganhe excelência enquanto o mesmo não ocorre com outras. Como toda boa obra, essa também responde algumas questões que podem permear os seus pensamentos empreendedores. Por exemplo: Por que algumas empresas resistem a saída de grandes diretores e CEO’s? O que a tecnologia faz de tão grandioso em uma empresa? O que essa mesma tecnologia NÃO FAZ? Como focar todos os esforços no que a empresa pode fazer de melhor?

Grandes empresários podem responder essas e tantas outras perguntas… Tudo em um único livro.

LIVRO 3 – Mito do Empreendedor de Michael E. Gerber

Apesar de não ser tão recente (uma vez que o presente livro foi publicado em 1985), esse livro se faz tão atual quanto todos os demais dessa lista. Trata-se de um livro de Gestão Empresarial com mais de 3 milhões de exemplares vendidos até o presente momento.

Michael E. Gerber coloca abaixo a teoria de que você, empresário, precisa apenas de conhecimento técnico para alcançar o sucesso. Gerber mostra que, em alguns momentos, um grande líder é mais emocional do que racional. Afinal de contas, abrir uma empresa não te transformou em uma máquina, certo?

LIVRO 4 – Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen R. Covey

 Já conversou com alguém que lhe explicou sobre como é importante fazer algo antes mesmo que lhe peçam? Viu algum post no Instagram que diferenciava as atitudes de uma pessoa feliz e realizada das demais? Pois bem, esses tópicos, claramente, saíram de uma das páginas do presente livro.

Proatividade, mentalizações, sinergia, renovações… E essas são apenas 4 dos 7 hábitos relatados no livro que vão diferenciar você dos demais. Vale a pena das uma conferida!

LIVRO 5 – Estratégia Competitiva de Michael E. Porter

 Mais um livro antigo e atual… De 1980, o presente livro faz uma pequena e bem elaborada síntese de 5 forças competitivas essenciais a qualquer empreendimento. Além disso, um grande ponto do livro é a presença de alguns passos simples para a criação de seu novo negócio.

Bacana? Mas, não é só isso. Michel E. Porter ainda se posiciona sobre as três estratégias genéricas (custo mais baixo, diferenciação e foco). Esse organizado amontoado de informações tornou o livro extremamente didático e obrigatório para qualquer gestor que queira alcançar o sucesso.

LIVRO 6 – Marketing de Guerrilha de Jay Conrad Levinson

Ahhh… O marketing… Essencial para o crescimento de qualquer negócio. No presente livro, o mesmo é trabalhado de forma tradicional e inovadora. Confuso? Não mesmo! O autor conseguiu traduzir conceitos tradicionais e básicos do marketing e, além disso, mostra novas formas de atuação que podem ser determinantes para que você fique a léguas de distância na frente de seus concorrentes.

 LIVRO 7 – Quebre Todas as Regras de Marcus Buckingham e Curt Coffman

 Desde novo, você foi inserido em afirmações doutrinárias de como um líder deveria se portar?

Pois bem, talvez seja essa a hora de largar esses conceitos de lado por um instante e repensar tudo que você conhece. No presente livro, você alcançará esse estímulo. “Quebre Todas as Regras” traz, ainda, a valorização de uma forma de tratamento mais humana de seus colaboradores – ressaltando sempre os pontos fortes dos mesmos.

LIVRO 8 – A Quinta Disciplina de Peter Senge

 Peter Sange demonstra, no presente livro, um pensamento sistemático que envolve a análise de todo o sistema de relacionamentos. O que isso pode ajudar na sua gestão? Simples! Você pode ser guiado em um ensinamento contínuo de como implementar projetos e ideias em sua empresa – sem se desgastar com os demais.

LIVRO 9 – Inteligência Emocional de Daniel Goleman

 Para finalizar nossa lista de hoje, vamos trazer um livro que vai além da importância em âmbito empresarial – trata-se de algo relevante para a vida. Autocontrole, persistência, motivação… Características possivelmente subestimadas, mas, de suma importância para sua rotina.

E aí? Gostou de algum? Existem outros tantos que podem ser relevantes para sua gestão de sucesso. Quer saber mais? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *