A história do Sindinfor e suas propostas

9 de setembro de 2020

A história do Sindinfor e suas propostas

Já ouviu falar em San Pedro Valley, o Vale do Silício mineiro? É uma das maiores comunidades de startups do Brasil, com mais de 300 empresas de inovação e tecnologia prontas para se tornarem grandes marcas. Sabe por que essas organizações estão conseguindo se firmar nesse mercado tão competitivo? Porque são amparadas pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Sindinfor.

Com 31 anos de atividade, o Sindinfor surgiu para auxiliar na regulamentação do setor de tecnologia, ainda pouco explorado na época. Desde então, o sindicato tem cumprido seu propósito de “tornar Minas referência mundial em Negócios Digitais”. Prova disso é o San Pedro Valley, o centro das empresas de tecnologia que citamos acima.

O sindicato está à frente de diversas ações que impulsionam a criação e manutenção de startups, incentivo ao empreendedorismo e fomento à inovação. É por meio de seu corpo executivo, formado por profissionais de renome na área, que é elaborada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), um conjunto de normas que regem o setor.

Importância de um sindicato para a área como o Sindinfor

Minas Gerais é nacionalmente conhecida por ser berço da inovação tecnológica. Mas quem trabalha na área de TI sabe que o setor ainda luta pelo estabelecimento de algumas normas e regras em processos de diversas esferas. Questões trabalhistas, como horas extras e trabalho remoto; regime de tributação e taxações; e até mesmo categorização das atividades em serviços e produtos. O ramo está pleno desenvolvimento, mas a regulamentação ainda precisa avançar.

É devido a esses impasses na interpretação da legislação que rege o universo da tecnologia, que a intermediação de uma entidade especializada se faz tão importante para as organizações. Além disso, o Sindinfor tem participação efetiva no crescimento do setor, já que se mantem em constante negociação com o poder público, gerando mais oportunidade de negócios.

E se hoje o estado é famoso pela inovação, parte é graças ao trabalho do Sindinfor, que está à frente para conseguir recursos junto aos órgãos públicos para que as empresas possam prosperar.

Sindicato oficial em Minas Gerais

De natureza patronal, o Sindinfor é a entidade responsável por representar legalmente as empresas de TI de todo o estado em processos que envolvem burocracia, como leis trabalhistas, processos administrativo e gerenciais.

Em mais de três décadas de atuação, o sindicato já atuou em prol de diversas empresas, beneficiando também os profissionais que prestam serviços.

  • 331 associados;
  • 81 convênios firmados;
  • 30 parceiros de negócios;
  • 87 eventos realizados;
  • 246 declarações e atestados emitidos;
  • 315 consultas jurídicas realizadas.

A instituição também é responsável pelo recolhimento da contribuição sindical anual. Além disso, o Sindinfor ainda oferece benefícios diferenciados para aqueles que desejam investir na contribuição participativa.

No decorrer do texto vamos explicar como funciona as duas formas de colaboração. Primeiro, vamos conhecer os planos do Sindinfor para o setor de tecnologia.

Gestão 2019/ 2021 do Sindinfor

A atual gestão do Sindinfor, liderada por Fábio Veras, que ir além das convenções. Até agora, a diretoria foi responsável por importantes avanços para empresas e profissionais. Dentre elas estão a flexibilização das jornadas de trabalho, manutenção da base econômica, aderência ao reajuste salarial e correção de cláusulas da CCT.

Os integrantes têm como meta ampliar a parceria entre startups e universidades como forma de fomentar a tecnologia, o desenvolvimento de novos produtos e aumentar a produtividade por meio da inovação.

O Sindinfor possui programas de qualificação de mão de obra para atender cerca de 400 empresas de tecnologia de Minas Gerais, gerando o crescimento do setor e contribuindo para a economia no estado. Com um plano mais inovador, o sindicato ainda pretende convencer o poder público a inserir a linguagem de programação na grade curricular das escolas.

Projetos e Propostas do Sindinfor

Muitas iniciativas foram criadas para auxiliar os empreendedores. Após uma extensa pesquisa nas empresas de TI, o Sindinfor seguiu a onda da inovação e desenvolveu programas de incentivo:

  • Casa de Comunicação: Consultoria em comunicação para que as empresas possam ampliar a atuação no mercado;
  • De Minas para o Mundo: orientação para aqueles que desejam internacionalizar a empresa;
  • SindMatch: programa que visa conectar demanda e oferta.
  • SindShare: troca de experiências entre os profissionais e empreendedores;
  • Uptech Business: criado para fomentar o conhecimento por meio de cursos diversos, paletras, entre outros.

Filiado X Associado 

Agora que você entendeu a importância do sindicato para o setor e a proposta do Sindinfor para a valorização da área, é momento de saber qual a diferença entre as contribuições.

Empresas que tenham como Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) a prestação de serviços de tecnologia da informação (TI) já são automaticamente filiadas ao Sindinfor. Isso quer dizer que, desde sua fundação, a empresa e seus colaboradores têm direito a defesa legal da categoria, negociação coletiva e assessoria jurídica de acordo com os termos da CCT.

Assim como ocorre com os demais Sindicatos, os filiados ao Sindinfor pagam anualmente a contribuição patronal sindical, prevista na CLT, em geral descontada no início de cada ano. O valor é proporcional ao capital social da empresa.

Já os associados possuem uma contribuição extra, realizada de forma voluntária, com alíquotas que variam de acordo com o faturamento. E por esse pagamento passam a ter uma gama maior de benefícios, além de ajudar na manutenção das atividades do sindicato.

Além dos serviços comuns aos filiados, o Sindinfor oferece aos associados informações importantes sobre o setor, consultoria e produtos exclusivos. A lista de benefícios inclui:

  • Cursos de capacitação e qualificação de mão de obra;
  • Pacote de descontos exclusivos;
  • Convênios;
  • Assessorias jurídica e tributária;
  • Consultoria para internacionalização dos negócios;
  • Subsídios para investir em inovação;
  • Geração de negócios;
  • Pesquisas de mercado atualizadas;
  • Informações estratégicas do setor;
  • Acesso ao portfólio da FIEMG.

Por ser um sindicato, o Sindinfor conta com o apoio das empresas filiadas para manter a qualidade dos serviços e agilidade na resolução de processos burocráticos. É por meio das contribuições participativas que a instituição consegue oferecer cursos, palestras, incentivos e firmar parcerias para auxiliar as empresas.

Saiba mais

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *