As 8 maiores tendências para bares e restaurantes

20 de agosto de 2019 Tendências para restaurantes
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As 8 maiores tendências para bares e restaurantes

Contabilidade para Restaurantes traz pesquisas recentes que apontaram que o segmento destinado a alimentos possui uma fatura média de R$170 milhões e atende por volta de 10 milhões de consumidores famintos mensalmente.

E aí? Está inserido nesse mundo de food services? Então, nossa conversa de hoje é com você mesmo!

Como andam os diferenciais de seu restaurante?

Ainda não parou para pensar nisso? Pois este é o momento de dedicar um tempinho de seu dia para analisar com calma uma resposta satisfatória.

Isso porque, no último ano, muitos donos de restaurantes tiveram uma grande lição: para enfrentar a crise, é preciso investir em um diferencial a se ofertar (novas tecnologias com foco no cliente, deixar a experiência do mesmo benéfica e trazê-lo para perto de sua marca).

A partir dessa lição, os estabelecimentos permaneceram com suas portas abertas e cativaram o coração (e o estomago) de um número cada vez maior de clientes. E agora?

 Quer se diferenciar também?

Então, separe papel e caneta e prepare-se para anotar 8 grandes tendências do mercado de bares e restaurantes que podem destacar seu negócio.

Vamos lá?

 1 – Vida saudável

Influenciadores digitais fitness, academias, nutricionistas etc… A ideia de ter um estilo de vida saudável (com uma alimentação baseada em alimentos naturais, orgânicos e com teor calórico cada vez mais baixo) nunca esteve tão em alta do que em 2019. Dessa forma, a procura por locais com alimentação saudável é uma das tendências mais fortes para bares e restaurantes no presente ano.

Porém, para essa primeira tendência, é importante pensar que seu público já pode estar saturado do “mais do mesmo”. Logo, é interessante pensar em hipóteses que levam à inovação de um cardápio saudável (além de diferente, saboroso).

 2 – Go vegan!

Uma segunda (e forte) tendência do mercado alimentício é a ideia de deixar de inserir produtos de origem animal no cardápio. Segundo o Ibope, mais de 30 milhões de brasileiros já são amantes de refeições que não contém carne.

Porém, o público carnívoro continua crescente e muitos estabelecimentos não abrem mão de seu cardápio repleto de saborosos bifes. O ideal, então, é adicionar opções de refeições sem carne em seu cardápio, algo que tenha “a alma” de seu negócio (extremamente saboroso).

Ah, e divulgue a informação que seu cardápio atende o público vegano/vegetariano – as pessoas adorarão saber dessa deliciosa novidade.

 3 – Pratos gourmet

Uma tendência brasileira é a busca de alimentos feitos de forma artesanal, fugindo de processos industrializados. Lembra da primeira tendência (sobre alimentos saudáveis)?

Pois bem, a ideia da “gourmetização” dos pratos está muito vinculada ao estilo de vida saudável, uma vez que a cozinha artesanal é o máximo natural (além de possuir um sabor bem mais caseiro e, com isso, mais apetitoso).

Além disso, pratos artesanais dão um ar de “proximidade” com o cliente – já que aquela refeição foi feita especialmente para ele.

 4 – Experiência dos clientes

Com o passar dos anos, a experiência do cliente foi vista com maior atenção por todos os segmentos de mercado. Agora, pesquisas já afirmam que as pessoas estão dispostas a pagar um valor mais alto se tiverem a certeza de que terão uma boa experiência de compra.

Pensando no segmento voltado para a alimentação, essas mesmas pesquisas mostraram que mais de 70% dos clientes que não voltaram a um restaurante, culparam o atendimento.

Sendo assim, uma grande tendência de mercado é investir em ferramentas que garantirão maior agilidade e conforto dos seus clientes – o que, consequentemente, melhoraria a experiência do mesmo e garantiria um cliente fiel.

 5 – Abaixo o desperdício

nos mostrou que os brasileiros estão, cada vez mais, conscientes e atentos ao mundo que vivemos. Com foco nisso, o desperdício tem sido visto com olhos relutantes e desfavoráveis a tal ato.

O que nos leva a quinta tendência apresentada: o modelo de zero desperdício de alimentos.

 6 – Automação no atendimento

Pensando na questão da experiência do cliente, já comentamos que a grande maioria dos clientes que ficam tristes com um restaurante, ficam tristes com o atendimento recebido. O atendimento é a parte que define a fidelização ou o afastamento do cliente.

Exatamente por isso, uma tendência do mercado é investir na melhoria frequente do atendimento do seu estabelecimento e, para tanto, essa tendência acaba sendo repassada, automaticamente, para a automação do food service.

Por meio dela, o seu garçom se despede dos tradicionais blocos de papel e o atendimento é realizado diretamente da mesa, com tablets ou smartphones, que enviam informações de forma automática para a cozinha.

 7 – Salvar na nuvem

Assim como a automação do atendimento, a ideia de salvar seus dados em nuvem é uma tecnologia que se tornou uma forte tendência de mercado (não apenas o alimentício). Além da redução de custos com equipamentos, a principal vantagem desse tipo de investimento é a segurança que ele oferece.

Com o armazenamento em nuvem, você não corre o risco de perder todas as informações caso um servidor local sofra danos e o mais importante é que não se reduz o risco de ataques de pessoas mal-intencionadas, como hackers.

Ou seja, seu restaurante estará com dados protegidos e você poderá acessar de qualquer local.

 8 – Cardápio Tecnológico

Ainda com essa “vibe tecnológica” (e com foco na agilidade do atendimento, a diminuição dos erros e a redução nos custos com mudanças no menu), nossa última dica de tendência para 2019 é o cardápio eletrônico (que pode dar ao cliente uma experiência única e futurística).

Esse tipo de cardápio passa a assumir o lugar do menu impresso, permitindo que os clientes façam os pedidos de uma maneira mais prática, rápida e visual, utilizando um tablet ou smartphone. Desta forma, o trabalho do seu garçom é reduzido e o seu atendimento fica muito mais rápido.

Agora que você já conhece as tendências para bares e restaurantes, que tal aplicar no seu? Será um grande diferencial.

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

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