Como escolher contabilidade para imobiliária

20 de abril de 2021 Contabilidade para imobiliária
Compartilhe

O grande número de imobiliárias que existem no Brasil é a prova de que empresas do ramo são negócios rentáveis. Com demanda durante todo o ano, a companhia consegue ter estabilidade financeira através dos contratos firmados, além de contar com comissões relativas à venda de imóveis, e tudo isto requer uma escolha adequada da contabilidade para imobiliária.

Ser proprietário de uma imobiliária exige do empreendedor preparo, atenção e dedicação. Empresários do setor, em geral corretores, atuam com bens duráveis de alto valor de terceiros, como casas, apartamentos, galpões, salas, entre outros imóveis. Qualquer erro de negociação ou contratual pode ser fatal para a empresa.

São muitas as transações que precisam ser organizadas na rotina de uma empresa do ramo imobiliário. Dentre elas podemos destacar cobrança e recebimento de aluguel, cálculo de comissão, edição de contrato, avaliação de fichas de locatários e fiadores, negociação de venda de imóveis, entre outros.

Com tantas responsabilidades, sobra pouco tempo para cuidar da saúde financeira da própria imobiliária. Mesmo com a presença de um colaborador interno dedicado ao cuidado da contabilidade da empresa, é importante contar com o apoio de uma gama maior de profissionais experientes, que conhecem as especificidades de um empreendimento do ramo.

Vantagens da contabilidade especializada

O papel do corretor de imóveis vai além da cobrança do aluguel e venda de propriedades. O profissional do setor gerencia não só os repasses dos valores ao locatário, como é o responsável por determinar o valor justo pelo imóvel do cliente. Um trabalho minucioso que requer cautela e, em muitos casos, paciência. E a lista de atividades só aumenta:

  • Captação de clientes;
  • Avaliação de imóveis;
  • Análise de inquilinos e fiadores;
  • Calculo de taxa de corretagem;
  • Conferência de documentos;
  • Redação de contratos;
  • Controle de liberação de chaves dos imóveis;
  • Intermediação entre locador e locatário;
  • Contratação de seguros.

Se, além dessas atribuições, o corretor ainda gerenciar as finanças da imobiliária, certamente não sobrará tempo para captar clientes, manter as documentações em dia, organizar contratos e ainda garantir o cumprimento da agenda.

E esse é o primeiro benefício em contratar uma contabilidade especializada em imobiliária: ter tempo suficiente para dedicar ao fortalecimento e crescimento da empresa enquanto profissionais qualificados garantem a organização da parte financeira.

Além disso, a prestadora de serviços ficará à cargo de cumprir com as obrigações relacionadas à tributação, fiscalização, pagamento, recursos humanos, entre outros.

Como escolher

Mas como saber qual contabilidade é a melhor para imobiliária? Existe uma série de critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma prestadora de serviços contábeis para a empresa.

Confira abaixo a lista com seis tópicos a serem ponderados antes de contratar uma contabilidade especializada em imobiliária.

  • Credibilidade

Para confiar as finanças e até questões sigilosas a outra empresa é necessário confiança. Uma dica é buscar pelo nome da contabilidade em sites de reclamação e analisar a lista de clientes que atendem. Vale também pedir indicação de outros empresários que utilizam os serviços contábeis.

Contabilidades pequenas ou de histórico recente não devem ser descartadas. Mas é importante ter em mente que uma empresa renomada não está no topo da lista das melhores à toa. Certamente, oferecem serviços de qualidade ao clientes. Com o mercado cada vez mais competitivo, somente as boas empresas conseguem se manter na ativa.

Ou seja, é melhor optar por quem já tem alguns anos de experiência do que apostar as fichas em uma contabilidade com pouca ou nenhuma experiência no mercado, principalmente no setor imobiliário. 

  • Diversidade de serviços ofertados

A imobiliária pode não precisar de todos os serviços que a contabilidade tem a oferecer. Mas é bom saber que, se precisar de auxílio, existem profissionais prontos para ajudar e com a vantagem de já conhecem a rotina da imobiliária. Ou seja, a resolução dos problemas será mais ágil, eficiente e personalizada.

Dentre os serviços que uma contabilidade de qualidade possui estão assessoria contábil, tributária e jurídica, BPO, educação empresarial, governança corporativa, recrutamento e seleção de colaboradores, e legalização de empresas.

  • Profissionais qualificados

Empresas comprometidas com os clientes investem nos melhores profissionais do mercado. São colaboradores qualificados, com experiência em imobiliária e que estão sempre em busca de atualização. Devem ser conhecedores da legislação brasileira e estar atento às mudanças na lei.

A contabilidade deve contar com uma equipe multidisciplinar, que irá atuar de forma ativa e colaborativa para oferecer as melhores soluções.

  • Atendimento

Assim como os profissionais, o atendimento da contabilidade deve ser eficiente e prático. De nada adianta manter as contas da empresa em dia e, quando precisar conversar com alguém não ser bem atendido ou ter dificuldade em contatar.

Dispor de canais virtuais, onde o empresário poderá tirar dúvidas, solicitar documentos, entre outros assuntos que surgem como urgência é um diferencial que já está se tornando serviço essencial. Por isso, pesquise as opções que priorizam o atendimento rápido e assertivo, sobretudo quando se trata de tomada de decisões e resolução de problemas.

  • Tecnologia

Uma contabilidade preparada para o futuro certamente oferece a seus clientes estrutura para obter informações em tempo real. Ferramentas tecnológicas devem estar presentes a fim de dinamizar os processos, como emissão de guias, programação de pagamentos, geração de relatórios, entre outros.

Para verificar se a empresa que pretende contratar utiliza a tecnologia a favor dos clientes, basta perguntar se os profissionais fazem uso de softwares atualizados e eficientes.

  • Assessoria jurídica

Impasse entre locatário e locador são mais comuns do que parece. E, como administradora do imóvel envolvido, a imobiliária precisa se cercar de bons advogados para não acabar perdendo os dois clientes.

Por isso, é indicado escolher uma contabilidade que ofereça assistência jurídica para auxiliar com problemas envolvendo os contratos de aluguel e venda. A consultoria também será muito útil com questões relacionadas a processos trabalhistas e recursos junto aos órgãos fiscalizadores e Receita Federal.

Escolher uma contabilidade depende de pesquisa. Não hesite em listar os prós e contras, visitar as dependências da empresa e abordar empresas que já são clientes em busca de informações sobre a qualidade do serviço, dos profissionais, entre outros.

Aprenda sobre holdings imobiliária

Entender a importância de obter holdings (familiar, patrimonial e imobiliária) para proteção do seu patrimônio é fundamental. Thiago Vitor explica de maneira descomplicada as diferenças entres os holdings, as vantagens do holding familiar, o que é o planejamento sucessório e porque ele é tão necessário.

Aperte o play e confira tudo!

Quer descomplicar algum assunto sobre contabilidade? Deixe seu comentário e vamos descomplicar juntos.

Descomplique a vida dos amigos também compartilhando nosso conteúdo e aproveite para nos acompanhar nas redes sociais.

Blog: http://previsa.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Youtube: https://goo.gl/zepzly
Twitter: https://twitter.com/previsa

Banner Geral Orçamento
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *