Ciclo PDCA: tudo o que você precisa saber

7 de junho de 2016

Dica da sua empresa de contabilidade: Ciclo PDCA como ferramenta estratégica

Neste texto falaremos sobre um tema muito trabalhado aqui na nossa empresa de contabilidade: a busca de eficiência e qualidade no trabalho que pode ser beneficiada pela quantidade de ferramentas de gestão que possibilitam identificar as lacunas de competência da empresa e com isso tomar ações corretivas, visando à melhoria contínua.

Esse é o caso do ciclo PDCA, uma ferramenta de fácil entendimento e utilização, que saiu dos manuais da gestão da qualidade para ganhar o universo corporativo que inclusive utilizamos em nossa empresa de contabilidade. Veja o que você precisa saber sobre ele.

O que é ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma metodologia de análise de processos que auxilia na identificação de pontos de melhoria. A sigla vem das palavras em inglês Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Seguindo essas quatro fases, você é capaz de melhorar qualquer processo dentro de uma empresa, conquistando diversos benefícios.

A fase de planejamento é aquela em que você seleciona um processo ou problema a ser resolvido, listando as possíveis causas e soluções. Na sequência, faz testes a partir das hipóteses levantadas, buscando sempre reduzir ao máximo ou eliminar o problema.

A fase de checagem é para garantir que o problema foi resolvido, portanto consiste em monitorar os resultados e comparar o antes e o depois da implementação da melhoria. Por fim, vem o agir, isto é, registrar as mudanças realizadas, formalizá-las e partir para outro ponto que pode ser melhorado.

Como o ciclo PDCA contribui para a sua empresa

A simplicidade do ciclo PDCA, muitas vezes, leva as pessoas a se perguntarem se ele é realmente eficaz e que tipo de benefícios traz para as empresas. Por esse motivo, resolvemos listar os mais evidentes e deixar que você descubra os demais quando começar a usar a ferramenta na sua empresa.

Agilidade no trabalho

Processos enxutos tornam o trabalho das pessoas mais ágil, otimizando o tempo da sua equipe, aqui em nossa empresa de contabilidade funciona bem. Na produção, uma simples melhoria pode gerar mais produtos por hora, aumentando sua capacidade de fornecimento.
No escritório, o uso de sistemas de gestão aumenta a rapidez com que as informações são disseminadas e você pode tomar decisões com base em dados atualizados a qualquer momento.

Produtividade

Ao melhorar os processos, você está contribuindo para aumentar a produtividade da sua empresa, realizando mais ações em menos tempo. A produtividade reflete na eficiência e também na competitividade do seu negócio, o que resulta em mais vendas, em mais faturamento e mais sucesso para o seu empreendimento.

Redução do retrabalho

Retrabalho é um dos maiores problemas das empresas pouco eficientes. Um setor gera um relatório, imprime e manda para outro setor, que terá que digitar os dados novamente. Esse cenário é bastante comum, não é mesmo? Se você identifica esse problema, pode eliminá-lo aplicando o ciclo PDCA, reduzindo o tempo de espera pelas informações, o tempo de digitação e também os recursos envolvidos, como papel, impressão etc.

Redução de custos

Uma empresa eficiente deixa de desperdiçar recursos com coisas supérfluas, como a impressão do relatório do exemplo anterior, e passa a investir esse dinheiro poupado em melhorias reais, como a aquisição de novas tecnologias que vão melhorar ainda mais a produtividade e os resultados. Aqui na nossa empresa de contabilidade temos estas diretrizes como norte na redução de custos.

Você sabia que era tão simples melhorar o desempenho da sua empresa? Quer conhecer outras ferramentas que, assim como o ciclo PDCA, também contribuem para alavancar seus resultados? Entre em contato com a Previsa e tire suas dúvidas!

Previsa - Baixe nosso eBook: Guia do Sucesso para Abertura de EmpresasFale com a Previsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *