Como montar empresa de material de construção

13 de agosto de 2021Como montar loja de material de construção

Alguns setores da economia conseguem resistir a crises econômicas e o ramo de construção civil é um deles. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), mais de 80% das empresas do ramo têm mais de 10 anos de existência, daí a corrida para saber como montar empresa de material de construção.

A previsão era de que o mercado de material de construção tivesse um recuo de até 11%. Porém, foi registrada uma queda de apenas 2,8%. O setor está projetando um crescimento de 6% a 8%. São números animadores para quem está pensando em entrar para o ramo.

E se esse é o plano, é preciso analisar todos os procedimentos necessários para montar a empresa de material de construção. Apesar do mercado ser favorável, iniciar o empreendimento com um plano estabelecido e uma perspectiva viável é o caminho ideal para garantir vida longa à empresa.

Primeiros passos para abrir a loja

Assim como ocorre com empreendimentos de outros setores, para abrir uma empresa de venda de material de construção é preciso passar por algumas etapas. Todas elas são necessárias, já que fazem parte do plano de negócios e essenciais para definir as características da loja.

Abaixo estão os passos para montar uma empresa de material de construção.

Investimento

Primeira providência é analisar o investimento inicial necessário para colocar a empresa em funcionamento. Custos com documentação, cartório, reforma, compra produtos para criar estoque, contratação de colaboradores, sistema de segurança, entre outros.

Além disso, deve-se considerar a compra de mobiliário para a loja, como cadeiras, mesas, prateleiras, computadores, máquinas de cartão, entre outros.

É importante elencar todos os gastos e comparar com a verba. Isso possibilita o processo de abertura, evitando o adiamento e gasto maior do que o disponível.

Escolha do local

A localização faz parte da estratégia de mercantil. Isso porque a região pode influenciar diretamente o fluxo de vendas. Em um bairro residencial novo ou que esteja em expansão, é provável que os moradores locais se tornarão clientes, procurando a loja para comprar artigos diversos, ferramentas, material elétrico e hidráulico, ou mesmo considerar o estabelecimento como um fornecedor.

Ter espaço para manobra de caminhão e estacionamento é imprescindível nesse negócio, principalmente se não oferecer serviço de frete. É preciso que a via seja de fácil acesso e que permita curtos bloqueios, caso necessário. Ou seja, avenidas movimentadas e ruas estreitas podem não ser a melhor opção para uma loja de material de construção.

Quanto à estrutura, a loja deve ser ampla para permitir a exposição de mercado e circulação de colaboradores e clientes. Importante ser bem ventilada, já que a rotatividade de mercadoria é menor.

Burocracia e legalização da empresa

Para que a empresa tenha permissão para funcionar, é preciso reunir alguns documentos comprobatórios e solicitar autorizações aos órgãos municipais. Essa é uma tarefa que deve ser realizada com atenção. Inclusive, é indicado procurar ajuda de contadores profissionais para garantir que tudo estará em ordem e evitar prejuízos logo no início.

Tipo de empresa

Como um empreendimento comercial, a loja de material de construção precisa ser enquadrada em uma natureza jurídica. Ela deve estar alinhada ao objetivo que deseja com a empresa e, também, atender aos pré-requisitos determinados por cada uma.

Essa decisão é importante, já que tem relação com capital social, participação de sócio, normas de constituição e outros. Caso surja alguma dificuldade, é importante buscar consultoria de uma contabilidade especializada para indicar o melhor enquadramento. As opções são:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresário Individual (ME);
  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (CIA).

Porte empresarial

Para constituir uma empresa, também é necessário escolher o porte empresarial, que definirá o tamanho da sua empresa. O modelo pode ser alterado posteriormente, caso a empresa cresça ou fique mais enxuta:

  • Microempresa (ME): empreendimento com faturamento bruto até R$ 360 mil ao ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): faturamento anual superior a R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões;
  • Sem enquadramento: se a empresa não se enquadrada nos dois modelos acima ou possui pessoa jurídica como sócio, deverá se cadastrar nessa categoria.

Tributação

Outra questão que pode ser analisada junto ao profissional contábil é o regime tributário que será adotado, já que escolher o modelo adequado é essencial para manter a empresa em dia. Inclusive, com o enquadramento correto, é possível, em alguns casos, reduzir legalmente os impostos que devem ser pagos. São três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Emissão de licenças e alvarás

Antes de alugar ou comprar a área onde a empresa será estabelecida, é preciso solicitar a Análise Prévia de Viabilidade de Localização, regida pela Lei de Zoneamento e Plano Diretor do Município. Caso a atividade da empresa esteja de acordo com a legislação local, o empresário terá permissão para abrir a loja de material de construção.

Também é necessário atentar para outras licenças que podem ser requeridas pelo órgão competente do município, como licença do Corpo de Bombeiros, atestando que o local é seguro e de fácil evacuação.

Obter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

A empresa está quase saindo do papel. Definido todos os detalhes, é o momento de reunir a documentação e dar entrada com o pedido na Junta Comercial. Assim que o CNPJ for gerado, é possível solicitar o Alvará de funcionamento e a licença expedida pelo Corpo de Bombeiro.

Finalizada essa etapa, basta montar a loja de material de construção e começar a divulgar o empreendimento.

Não se esqueça de pedir auxílio a um profissional de contabilidade para não correr o risco de ter o destino de grande parte das empresas no Brasil, fechar antes mesmo de completar um ano.

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