Empresas de Tecnologia: Gerenciando Riscos e Promovendo o Crescimento

18 de junho de 2019EMPRESAS DE TECNOLOGIA

Empresas de Tecnologia: Gerenciando Riscos e Promovendo o Crescimento

 Já parou para pensar na proporção que a inovação vai atingindo a vida de todos? Sua constante (e crescente) busca exige posturas diferentes de muitos profissionais.

No caso de pessoas como você, empresários e executivos (pessoas responsáveis pelo gerenciamento de riscos e recompensas), é primordial seguir os passos inovadores da atualidade para alcançar um equilíbrio certo nas organizações.

E aí? Já sabe como você deve trabalhar com os riscos aderindo à inovação e, junto a isso, se preparando para situações que você ainda desconhece? Acha complicado isso? Então, fique por aqui uns minutos e acompanhe nosso bate papo de hoje! O assunto do presente artigo pode lhe auxiliar um pouco a sanar algumas dúvidas.

Vem com a gente!

Como trabalhar com os riscos aderindo à inovação

Para ajudar nessa questão, uma das “big four”, a PwC focou seus esforços nisso realizando um estudo de caso (tipo aqueles que a gente fez na faculdade… Porém, com maior riqueza de detalhes). O presente estudo juntou mais de 1.500 executivos de alto escalão, responsáveis por riscos, em todo o mundo (coisa grande, meu amigo).

O interessante, dentre outras coisas, foi abordada toda a temática com foco na forma como os executivos poderiam gerenciar com maior eficácia os riscos relacionados a inovações, acelerando o crescimento e o desenvolvimento de suas organizações. As ações de maior impacto envolvem, de uma forma geral, a conexão entre o gerenciamento de riscos e a estratégia corporativa, com um ajuste periódico dos níveis mais toleráveis de riscos para a organização, equilibrando-os ao risco de inovações.

Nesse exato ponto, entram as empresas voltadas para TI. Segundo o estudo realizado, 50% dos entrevistados apresentou como obstáculo para o desenvolvimento inovador a dependência da área de TI em adquirir ou implementar novas tecnologias necessárias para apoiar a área de gerenciamento de riscos. Partindo do pressuposto que os riscos de inovação são uma questão de estratégia, essa estimativa acaba sendo muito, muito, muitoooo alta e relevante para o mercado de uma forma geral.

Uma saída para as empresas de TI

Sendo assim, um passo importante que diversas empresas de TI estão dando, cada vez mais, é a experiência de monitoramento em ambientes simulados. Complicado? Não muito se você é da área! Caso não seja, basta confiar nos profissionais que estão te dando suporte.

Esses profissionais estão abrindo caminhos e criando um espaço seguro e transparente para gerar e implementar novas ideias. Ao criar um ambiente simulado, as empresas de TI abrem espaço para que vocês, gestores, testem novas iniciativas antes e depois de lança-las (evitando falhas). Bem bacana, não é?!

Pense assim, ao influenciar em aspectos relativos à inovação das organizações, as empresas de TI conseguem ajudar as organizações (de uma forma geral) a entender e, dessa forma, gerenciar de forma adequada os riscos associados não somente às inovações. Isso é muito importante para que seu negócio cresça e prospere. Em uma era tecnológica, gerenciar riscos é uma forma sábia de gerenciar sua empresa.

É preciso reduzir a exposição aos riscos, mas como?

Os executivos responsáveis por riscos devem analisar com muito cuidado e com bastante antecedência as iniciativas pioneiras, seguindo o ritmo de inovação. E, nesse ponto, uma empresa especializada em TI pode auxiliar (e muito). Diversos programas de gerenciamento de riscos diferem formas de abordar atividades inovadoras (além do momento correto). E isso vai além dos ambientes simulados. Trabalhar com uma empresa dessa forma, poderá lhe auxiliar e analisar os riscos desde os primeiros passos. Dessa forma, tomar as decisões essenciais das áreas de negócios sobre ir adiante ou não se tornará algo mais “tranquilo” para você, gestor.

Aqui, é importante dar uma ênfase maior para o envolvimento nas etapas que vão além das preliminares do ciclo inovador. A probabilidade de que todos s envolvidos realizem várias ações para reduzir a exposição a riscos cresce de forma igual ao reconhecimento de sucesso na oferta de serviços de TI. Tais empresas acabam por expandir a avaliação continua de riscos e usam as novas tecnologias para ter mais informações em tempo real. Ou seja, mais facilidade e comodidade para você. Afinal, quem detém de informações, detém poder.

Ok… Ok… Sabemos que você está pensando em um ponto relevante: estamos apostando muito nas empresas de tecnologia, mas, e as pessoas envolvidas.

Quanto de inovação as pessoas da sua empresa possuem?

Meu caro, um ponto importante a ser analisado sobre isso é que o sucesso de uma empresa está ligado a uma série de fatores, como a qualidade dos seus produtos e serviços, um bom posicionamento no mercado, aceitação do público consumidor e, também, com a forma como faz a sua gestão interna. Ou seja, compreendemos que todo o esforço demandado em sua empresa diz respeito a um trabalho em equipe.

Porém, partimos do pressuposto que buscamos soluções. E, em uma era tecnológica e inovadora,  a gestão de processos de risco deve ser trabalhada de acordo com a inovação que sua empresa possui. Nesse ponto, uma empresa de TI está bem preparada para lhe assessorar.

Tendo a ferramenta certa a favor do seu negócio, vários processos administrativos podem ser automatizados e simplificados. Com isso, seus colaboradores vão passar menos tempo em tarefas desnecessárias e a produtividade vai aumentar. Olha só que beleza! Mais pontos positivos para os parceiros de TI.

Trabalho em equipe para uma tarefa desafiadora

Além disso, mesmo que você não participe ativamente de todas as tarefas administrativas, um bom controle de gestão pode lhe permitir supervisionar cada uma delas por meio do sistema de gestão e ter uma visão clara sobre a situação da empresa, em cada um dos seus departamentos.

Com isso, há a possibilidade de antever problemas e, consequentemente, resolvê-los antes que cheguem a prejudicar o negócio, estruturar melhor o crescimento da organização e avaliar o seu desempenho de perto. Ponto positivo, novamente, para os parceiros de TI.

Gerenciar riscos e promover o crescimento, na era da inovação, é mais do que um dom: é uma arte feita a partir do trabalho de diversos profissionais qualificados e preparados. Empresas de TI têm o poder de gerenciar tais riscos e promover crescimento (para você, sua equipe e, consequentemente, sua empresa). E aí? Preparado para pensar em novos parceiros?

Tem alguma dúvida? Basta entrar em contato!

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *