O que é terceirização da gestão financeira

13 de agosto de 2021 Terceirização da Gestão Financeira
Compartilhe

Você conhece alguma empresa em plena expansão que não tenha uma gestão financeira organizada? Certamente não. Isso porque um dos critérios para se obter sucesso nos negócios é conseguir equilibrar os rendimentos e gastos de maneira sustentável. Esse fator é determinante para empresas de todas as áreas de atuação e porte e que quando não conseguem por si, optam pela terceirização da gestão financeira.

Contudo, em alguns casos, o que impede a empresa de crescer é o desconhecimento do empreendedor em métodos eficazes de gerenciamento ou mesmo tempo reduzido para se dedicar à revisão e reorganização das contas.

Boa notícia é que para esses empresários, e qualquer outro que deseja ver sua empresa bem estruturada, existe o Business Process Outsourcing (BPO). Ou seja, a possibilidade de terceirizar a gestão financeira da organização.

O que é gestão financeira?

Controle administrativo e orçamentário, gerenciamento de ativos e passivos, monitoramento de fluxo de caixa, planejamento monetário. Essas são as principais funções da gestão financeira, serviço que deve estar presente em todas as empresas.

É partir dela que o empreendedor consegue vislumbrar o crescimento do seu negócio e corrigir falhas que podem prejudicar a empresa e, até mesmo, levar à falência.

Uma gestão financeira eficiente é aquela que possibilita a geração de relatórios detalhados com foco na tomada de decisões. Com isso, é capaz de nortear o caminho a ser traçado, indicando em qual setor é possível economizar e como aproveitar a verba para gerar mais faturamento.

Em resumo, é possível dizer que a gestão financeira deve estar presente sempre que houver dinheiro envolvido, seja saindo ou entrando no caixa.

Inclusive, é ela que permite aos empresários realizar a gestão administrativa da companhia. O gerenciamento possibilita, por exemplo, oferecer uma promoção a um colaborador ou abrir uma filial com a certeza de que terá recursos necessários para honrar com o compromisso.

Mas como a gestão financeira terceirizada pode ajudar a empresa? Sistematizando processos e potencializando as práticas internas.

Planejamento financeiro e avaliação de resultado

A saúde financeira de uma empresa depende de um plano organizado e viável. Para isso, é preciso conhecer a real situação do caixa. Isso é feito por meio da listagem de todas as transações financeiras – incluindo empréstimo, lucro, faturamento, despesa e financiamento – e acompanhamento diário dos valores que entram e saem do caixa.

Essa conferência deve ser feita de forma fundamentada para que se possa obter uma visão ampla do negócio e identificar o desempenho econômico da empresa. Caso a averiguação seja postergada ou mesmo aconteça com frequência mensal, corre o risco de o problema já ter prejudicado algum setor da empresa, necessitando de um plano de contingência.

Ao terceirizar essas tarefas, o monitoramento será realizado em tempo real por profissionais capacitados, com expertise para identificar as melhores oportunidades. Isso porque eles têm como rotina o acompanhamento das movimentações do mercado financeiro e estão aptos a analisar criteriosamente o fluxo de caixa.

A gestão financeira é muito mais que conferência de contas

Um dos principais benefícios em contratar um BPO é que, a partir de dados coletados nas análises, é possível desenvolver um planejamento estratégico e implementar ações de crescimento, sempre visando o aumento da lucratividade.

Com um objetivo bem definido e alinhado às expectativas e limitações da empresa, a execução do planejamento pode ser colocada em prática.

Por fim, planejamento financeiro, com estabelecimento de metas, objetivos e análise de resultados, evita que a empresa sofra por descontrole nas contas, erros de cálculos e falta de informação. Inclusive, muitas companhias são prejudicadas por não contar com especialistas para lidar com os números.

Com os dados sistematizado e as prioridades elencadas, a avaliação dos resultados obtidos com a gestão permitem verificar a melhor forma de investir o capital de giro.

Análise e corte de gastos

Outra função muito importante do gestor financeiro é a identificação de gastos desnecessários da empresa. Isso inclui desde postos de trabalhados que podem estar obsoletos e renegociação com fornecedores até a suspensão da fabricação de produtos e oferta de serviços que não geram retorno financeiro para a empresa.

Na lista de itens a serem reavaliados estão as contas relacionadas a serviços, como telefone, água, luz, internet. Investimentos financeiros sem retorno também devem estar na mira dos cortes de gastos, além de juros de empréstimos e patrimônio estagnado que gera cobranças.

Compras realizadas de última hora são um dos fatores que devem ser corrigidos na administração. Para tanto, é necessário otimizar o estoque, criando uma dinâmica de conferência e realização de pedidos antecipados.

Desperdícios internos também costumam comprometer o caixa

Para evitar, é necessário analisar como os processos acontecem dentro da empresa e investir em tecnologia e sustentabilidade como forma de automatizar determinadas demandas. É o caso do uso de papel, por exemplo.

Tanto a quantidade de folhas como a necessidade de impressão – que por sua vez demanda de cartucho de tinta e manutenção nas máquinas – podem ser reduzidas. Para isso, basta investir em espaço de armazenamento em nuvem, softwares de gerenciamento, implantação de assinatura e conferência digital, entre outros.

Isso garante não só economia no fim do mês, mas também proporciona maior celeridade e assertividade no desenvolvimento dos processos internos. Ou seja, o gestor organiza as contas e ainda contribui para aumentar o lucro através da redução de gastos.

É certo que essas tarefas podem ser realizada pelo proprietário da empresa, pelo setor de recursos humanos ou mesmo por um colaborador do setor administrativo. Entretanto, ao terceirizar essa função, o profissional encarregado terá um olhar mais crítico sobre os gastos, optando pela redução de forma prática e sem envolvimento pessoal.

Assista a um Vídeo sobre Terceirização Financeira

Saiba mais sobre Terceirização da Gestão Financeira?

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *