Quais as vantagens de uma contabilidade para médicos PJ  

30 de novembro de 2020 Vantagens de uma contabilidade para médicos pj
Compartilhe

Se tem um assunto que deixa muitos profissionais preocupados é contabilidade para médicos PJ. Entender o processo e as leis, colocar o planejamento em prática e ainda fazer controle e previsões é algo que precisa de dedicação e conhecimento.

Sabemos que alguns empreendedores não conseguem deixar o caixa em dia e exercer a profissão ao mesmo tempo. Não por falta de capacidade, mas pelos inúmeros compromissos do dia a dia que acabam exigindo mais empenho do profissional.

Para os que trabalham na área médica, conciliar os atendimentos com gestão orçamentária é um desafio. Todos os médicos, incluindo os que atuam em regime de CLT, autônomo ou como pessoa jurídica, precisam lidar com imprevistos, como atendimento de urgência, remarcação de consulta, troca de plantão, entre outros.

Ou seja, o período que seria dedicado às finanças pode ser facilmente ocupado com as questões do trabalho. E na medicina, quando o dever chama é preciso largar tudo, certo?

Sendo assim, a melhor opção para os doutores é contratar uma contabilidade.

Entenda os modelos 

O artigo de hoje vai focar nos médicos que trabalham como pessoa jurídica, ou seja, aqueles que têm registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Mas antes, vamos falar um pouco das modalidades de CLT e autônomo para que explicar algumas diferenças.

Modalidade CLT

A primeira é conhecida de todas. A contratação é feita por meio da carteira de trabalho e o médico passa a ser um funcionário de uma determinada instituição de saúde, devendo seguir regras como carga horária, período de trabalho, férias e folgas.

A vantagem

No quinto dia útil ele irá receber seu salário e as obrigações previdenciárias estarão sempre em dia. Além disso, ele não precisa pagar taxas extras para exercer a função.

A desvantagem

Para incrementar a renda é preciso sacrificar parte do tempo que teria de folga com atendimentos em outros locais.

Autônomo ou PJ

Essa situação nos leva à segunda opção: trabalhar como autônomo, sem vínculo empregatício.

Vantagem

O formato permite ao médico maior liberdade de atuação, podendo atender pacientes de diversos hospitais e clínicas, decidir os dias de folga e, em muitos casos, ter ganhos maiores do que como CLT.

Desvantagem

Apesar de também poder contratar uma contabilidade para cuidar das finanças, o profissional terá que pagar uma carga maior de impostos, cerca de 27,96% do faturamento.

E o médico empreendedor?

Voltemos então ao foco do artigo. Médicos que adotam o formato pessoa jurídica têm o melhor dos dois mundos. Liberdade para trabalhar quando e onde quiser, ter a garantia dos benefícios previdenciários e ficar em dia com a Receita Federal. Se bem assessorado, ele ainda pode incrementar seus ganhos legalmente por meio da adequação da atividade ao CNPJ.

Como falamos no início, manter a agenda de compromissos, lidar com imprevistos e ainda fazer toda a gestão financeira pode prejudicar o desempenho profissional. Para eles, a melhor opção é contratar uma contabilidade, de preferência especializada no setor, para manter as contas em dia.

Isso porque, trabalhando como empreendedor individual, o médico deverá emitir nota fiscal para cada empresa que for prestar serviço. Isso demanda tempo e um rígido controle de valores e dados do contratante, além do pagamento mensal das taxas.

Banner Ebook Medico

Vantagens de trabalhar como pessoa jurídica e ter o apoio de uma contabilidade

Precisa saber só o necessário

Entrada e saída de valores, faturamento, lucro, encargos e guias de pagamento. Tudo isso e muito mais faz parte do universo da gestão contábil. Por mais que esses termos sejam conhecidos por profissionais de todos os ramos, eles têm peculiaridades que dependem de diversos fatores, como natureza jurídica – Microempreendedor Individual (ME), Empresa Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), entre outros – regime tributário adotado – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – e mais uma série de detalhes que, acredite, vai tomar muito do seu tempo.

Já uma contabilidade vai enquadrar seu CNPJ no que for mais vantajoso para você e calcular as taxas de acordo a combinação. Sua parte será ler as informações que estarão no relatório mensal e que irão impactar no seu trabalho.

Não ser bitributado

Falando em enquadramento da empresa, com a assessoria de uma contabilidade você evita a bitributação, ou seja, pagar o tributo sobre o serviço a dois poderes públicos – União, Estado e Município. Isso ocorre com frequência quando o empreendedor não tem conhecimento ou não consegue acompanhar todos os impostos que estão sendo cobrados e por qual entidade. Um profissional contábil certamente terá mais controle sobre essas taxas.

Manter impostos e taxas em dia

Perder o prazo de pagamento de tributos pode resultar em multas e perda de benefícios previdenciários. Para que isso não aconteça, é preciso estar atento a todas as datas. Já imaginou ter mais compromissos na sua agenda? Pois, uma contabilidade pode se encarregar de lembrar e realizar os pagamentos por você. Muito mais prático e seguro do que tentar fazer tudo sozinho.

Mais tempo disponível

Para alguns, essa a maior das vantagens. Delegando a gestão financeira a um profissional qualificado, o médico poderá se concentrar no trabalho, ampliar o tempo de atendimento e aumentar os ganhos. Além disso, sabendo que seu CNPJ está regularizado, o doutor terá tranquilidade para aproveitar os momentos de lazer, realizar cursos de capacitação, entre outros compromissos.

Como podem perceber, as vantagens de contratar uma contabilidade especializada são muitas e valem o custo benefício. Então, se decidir por atuar como pessoa jurídica não hesite em procurar um profissional experiente não só para ter as contas em dia, mas também, ter tranquilidade para exercer sua função e ainda prosperar na carreira.

Clique aqui ou na imagem e baixe e-book para médicos:

Guia de sucesso para clínicas médicas

Quer saber mais sobre PJ para médicos?

Contabilidade para MÉDICOS: Como funciona a cobrança da Telemedicina

Benefícios do BPO Financeiro para médicos e clínicas

Saiba como trocar de contabilidade

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *