BPO X BTO: entenda melhor as diferenças e as vantagens de cada modelo

30 de outubro de 2019BPO X BTO

BPO X BTO: entenda melhor as diferenças e as vantagens de cada modelo

Estamos vivendo uma era deveras globalizada e, com a tecnologia e a proximidade das pessoas, um diferencial que fez parte de nossas vidas empresariais foi a concorrência. Todos os segmentos, todos os nichos, todos os mercados… Para todo lugar que seus olhos empreendedores olharem, haverá concorrentes. E onde entram o BPO e o BTO?

Pensando nisso, é nosso dever, pensando em nossas organizações, nos capacitar e nos reinventar para sermos flexíveis e rápidos quanto às mudanças do mercado.

Foi assim que surgiram os conceitos de Terceirização de Processos de Negócio (Business Process Outsourcing — BPO) e Terceirização da Transformação do Negócio (Business Transformation Outsourcing — BTO). Embora ambos estejam relacionados à terceirização, são conceitos diferentes. E é sobre eles que vamos conversar hoje. Curioso?

Pois bem… Separe uns minutos na agenda e relaxe! Vamos conversar!

O BPO

BPO é um termo que já conhecemos com maestria aqui em nosso blog. Ele acontece quando você, empresário, terceiriza (de forma um pouco mais sofisticada) os processos internos que não estão diretamente ligados ao seu negócio principal. Assim, alguns procedimentos da sua companhia passam para as mãos de um especialista em processos internos. São mais destinados a processos administrativos (como RH ou Financeiro).

A ideia por trás desse conceito é que você deve manter o foco na atividade principal de sua empresa, ao invés de tentar atuar em áreas alheias a ela. Assim, se sua empresa é voltada para treinamentos, por exemplo, não deve tentar administrar um departamento jurídico. Se fizer todos os processos, sua organização pode reduzir seu nível de serviço.

Pensando de uma forma simplificada, o serviço de BPO ajuda a sua empresa a se dedicar exclusivamente ao que vocês sabem fazer melhor e, com isso, atingir um nível superior nas entregas ao seu cliente.

O BTO

O BTP trabalha de uma forma um tanto quanto diferenciada. Ele é um tipo de serviço que busca ir além da simples terceirização da operação: com o BTO há o envolvimento da identificação dos possíveis problemas no processo terceirizado. A partir disso, o BTO trabalha de forma a fazer sua remodelação e automatização para transformar o processo de negócio da sua empresa, buscando, assim, eficiência operacional.

Vamos pensar de uma forma prática?

Um dos setores que mais vem sido terceirizado pelo BPO é o TI. Sob uma visão do BTO, uma solução iria além e incluiria serviços, transformação dos processos, solução de transição e solução de negócio. Entende?

A estrutura do BTO é flexível e escalável em termos de pessoas, processos e infraestrutura

E isso é um ótimo diferencial, uma vez que permite atender volumes variáveis de demanda.

Ah…. E pensando nessas demandas, é importante dizer que muitas, além de dar suporte à transformação do seu negócio, antecipam mudanças e otimizam o controle e a qualidade das operações medidas através de SLAs – o que as torna mais competitivas e rentáveis.

Rentabilidade, meu caro… Essa palavra pode parecer música aos nossos ouvidos empreendedores.

Esse é o caso de sua empresa, caso você decida terceirizar, além de sua infraestrutura de TI, suas necessidades de contabilidade, departamento pessoal, treinamento e recrutamento, entre outros. Dessa forma, seu objetivo é tornar esses departamentos mais ágeis e eficientes. Resultado? RENTABILIDADE.

Sua pergunta agora deve ser: é vantajoso?

 Nossa resposta? CLARAMENTE! Ambos serviços farão com que sua empresa possa focar exclusivamente nas tarefas estritamente voltadas à sua área de atuação.

A vantagem mais óbvia é que a sua companhia pode reduzir os investimentos – tanto de capital, infraestrutura e software, quanto em treinamento – para execução de processos que fazem parte ou não do seu negócio. Ou seja, redução de gastos (outro termo que acalenta o coração).

Ainda não se convenceu? Pois bem… Pense assim: a terceirização é o processo ideal para empresas que têm os recursos, a experiência e o desejo de atualizar continuamente suas soluções tecnológicas e processos de negócio – com o objetivo de se manterem competitivas no mercado.

Isso porque tudo que você precisa pode ficar nas mãos de especialistas que, assim como você, focam no que fazem de melhor

Ou seja, ambos os serviços possibilitarão que você se dedique a explorar novas áreas de receita, acelerar outros projetos e se concentrar em seus clientes. É o máximo! Assim, é natural que haja um aumento de faturamento, maior poder de fidelização de clientes e mais espaço no setor. Resultado? PRODUTIVIDADE.

Ah… E não se esqueça de que, com a terceirização, você poderá realocar recursos – o que aumentaria a eficiência de suas operações. Assim, sua empresa pode lançar novos produtos e serviços com mais chances de sucesso, bem como buscar novos mercados e consumidores. Resultado? CRESCIMENTO.

Outra possibilidade que vem com a otimização do uso de recursos terceirizados é a redução de riscos. Quando sai dos custos fixos e migra para as variáveis, sua empresa poderá reduzir a exposição a riscos, pois minimizará os investimentos em ativos ineficientes ao mesmo tempo em que reduzirá o débito associado à sua aquisição. Resultado? CREDIBILIDADE.

Por último, mas, não menos importante, os processos de BPO e BTO permitem que se forneçam serviços flexíveis, que atendam às necessidades de mudança dos seus clientes. O modelo voltado ao consumidor permite responder de forma rápida ao que eles querem, compreendendo e melhorando cada passo do ciclo da experiência do seu cliente. Resultado? PROSPECÇÃO.

E aí? Convencido?

Mas, qual a grande diferença entre os dois serviços?

Bem… A grande diferença do BPO para o BTO é que, enquanto o primeiro foca nos processos de backoffice de uma empresa – como RH, TI, Jurídico e Qualidade – o segundo, foca em processos do objeto final da empresa – que impactam a experiência e retenção do consumidor final, contribuindo para gerar receita.

Ou seja, a escolha de cada um vai depender das suas necessidades reais de acordo com a realidade de sua empresa. Então, tudo vai de acordo com o contexto.

Basta fazer uma boa análise de seus negócios e já correr atrás de sua terceirização. Qualquer dúvida, conte conosco!

Saiba mais:

O que é BPO Financeiro e como começar?
Tudo que você precisa saber sobre BPO Financeiro
BPO Financeiro: como começar a terceirizar a controladoria da sua empresa?
BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *