O que é BPO Financeiro e como começar?

25 de setembro de 2019O que é BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro e como começar?

Olá, empresário! Como tem passado os dias de correria que fazem parte de ter sua própria empresa? Chegamos a mais um momento de troca de sabedoria do seu dia e, hoje, vamos conversar sobre uma parte da contabilidade muito importante para o seu negócio: o BPO Financeiro. Sabe do que se trata? Nunca nem viu? Relaxa! Separe seus cinco minutos e vamos conversar!

No meio das inúmeras responsabilidades e processos que envolvem o dia a dia da sua empresa, compreendemos como pode ser complexo encontrar uma brecha para manter o foco no core business, ou seja, nas atividades que são o núcleo do negócio.

O contador que já faz parte de sua equipe pode estar, nesse exato minuto, preocupado em encontrar soluções que tornem mais proveitosa a rotina em sua empresa e essas soluções que ele está buscando são as que fazem diferença, uma vez que ele está galgando tempo e sabedoria para propor meios para que você, empresário, se dedique às atividades principais da melhor forma possível, sem prejudicar os setores secundários.

O BPO Financeiro pode ser uma dessas soluções, carregada de benefícios estratégicos, tanto para você quanto para a empresa de contabilidade que faz sua assessoria.

Achou interessante? Mas, calma! Não ligue para seu contador AINDA! Vamos entender, primeiro, como funciona o BPO Financeiro.

BPO nada mais é que um sigla (como você já deve ter pensado antes) que significa Business Process Outsourcing. Traduzindo para o português, basicamente, seria a relação de terceirização de processos de negócio. No caso do BPO Financeiro, especificamente, a terceirização do processo de gestão financeira.

Sua empresa contábil passa a assumir a operação do financeiro da sua empresa

Essa é uma solução que possibilita contar com sua empresa contábil para assumir a responsabilidade de algumas partes do trabalho que dizem respeito à gestão do seu negócio (por isso, é de suma importância que se trate de uma empresa de confiança total). Dependendo da estrutura, do porte e do perfil de sua empresa, o BPO Financeiro pode ser o “pote de ouro que está no fim do arco íris”. Isso porque pode solucionar problemas que podem ser o motivo de suas noites mal dormidas. Situações como:

  • O caso de sua empresa ter pessoal reduzido ou não ter um funcionário com expertise na área financeira para assumir a função;
  • O processo que está sendo utilizado apresenta falhas e não há interesse e conhecimento do gestor em se envolver com essas atividades;
  • O controle financeiro atual é feito manualmente, ou seja, falta um sistema adequado que otimize a execução das tarefas.

Essas situações podem ser solucionadas adotando o BPO Financeiro

Algum desses pontos toca diretamente sua empresa? Bem, talvez você realmente precise ligar para o seu contador e contar a ideia de gênio que você teve lendo um artigo de nosso blog…

Mas, antes, tenha em mente que trata-se de uma solução que pode envolver mais serviços…. A aplicação prática do BPO Financeiro pode incluir diferentes etapas, a depender das necessidades da sua empresa. Estes são alguns dos serviços mais comuns do BPO Financeiro:

Gestão de contas a pagar e receber

Para a questão de contas a pagar, a rotina de sua empresa deve incluir o lançamento de suas contas em uma plataforma financeira, possíveis agendamentos no internet banking etc…

Já o controle das contas a receber trata do lançamento do pagamento que será destinado à sua empresa, podendo incluir os serviços de emissão de boletos bancários e/ou notas fiscais. Agora, imagine que essa etapa do serviço pode ser toda terceirizada e você apenas precisará autorizar pagamentos e conferir se está tudo nos conformes?! Adotar o BPO Financeiro pode te proporcionar isso.

Conciliação bancária

É uma das delegações mais comuns do BPO Financeiro: fazer a conciliação diária das movimentações e de todas as rotinas financeiras do seu negócio, garantindo que os saldos batam sempre com o que consta no banco. Esses cálculos podem ser terceirizados sem grandes preocupações.

Gestão da documentação

Você pode optar, também, por terceirizar o serviço de arquivamento e auditoria de toda a documentação financeira, garantindo um controle ainda maior desse setor.

Já te convencemos a adotar o BPO Financeiro?

Se ainda tem alguma dúvida, pense com carinho nas possibilidades de benefícios desse tipo de solução:

  1. Informações mais rápidas e tomadas de decisões mais fáceis;
  2. Redução de gastos;
  3. Aumento de produtividade;
  4. Mais clareza e previsibilidade;
  5. Segurança financeira;
  6. Especialistas à disposição;
  7. Gestão de documentos…

Existem benefícios ainda maiores se o executor do BPO ou da terceirização for o mesmo fornecedor das atividades contábeis. A integração entre essas tarefas, financeiro e contabilidade, são importantes para operar com produtividade e isso irá se traduzir em menor custo.

Para que você não ache que apenas consideramos os pontos positivos do BPO Financeiro, queremos que você saiba que nem tudo são flores por aqui. A desvantagem dessa solução é que por mais que seja flexível, há sempre um procedimento padrão que pode não ser adequado em um determinado momento na empresa.

Saiba escolher o BPO Financeiro adequado para a sua empresa

Por mais que você seja atendido por um especialista, ele pode não dominar completamente o negócio da empresa e, por isso, é preciso estabelecer uma excelente comunicação com o parceiro de negócio.

E, para auxiliar em uma conclusão, meu caro empresário, lembre-se que a área financeira é uma área crítica para o sucesso das empresa e por isso precisa de processos estabelecidos. Porém, é importante conseguir focar boa parte de seus esforços e pessoas chave na “produção” da empresa (por assim dizer) para que a mesma possa crescer e escalar a operação.

Uma solução para isso é contar com um BPO e Terceirizar as atividades do departamento financeiro da empresa, colhendo amplos benefícios. Se aproveitar esse “enlace” existente entre as atividades financeiras e contábeis, os benefícios de redução de custo pode ser ainda maiores.

Pronto! Que tal ligar agora para o seu contador? Ah… E não se esqueça de nos contar um pouco, aqui embaixo, de suas experiências.

Caso esteja procurando uma equipe para auxiliar em sua contabilidade, entre em contato com a gente! Estamos ansiosos para te conhecer um pouco mais.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *