3 dicas de cursos de gestão para restaurante

31 de julho de 2019 Curso de gestão de restaurante

3  dicas de cursos de gestão para restaurante 

 Iniciar um restaurante é uma das ideias mais bacanas para quem deseja ter seu próprio negócio. A alimentação é um dos poucos ramos resistentes aos períodos de crise e que sempre mantém seus clientes. Caso duvide, basta dar uma olhada rápida nas praças de alimentação dos shoppings (grandes e pequenos) de sua região.

Você teve essa ideia de gênio? Parabéns! Mas, o cenário apresentado não indica que essa é uma ideia simples de administrar. Além de toda dificuldade do mundo empresarial, nesse tipo de estabelecimento há ainda detalhes específicos e analisado com vista grossa por parte do Governo.

Por isso, é essencial uma boa administração para o sucesso do restaurante. Porém, sabemos que um dos principais fatores que acabam por afastar potenciais empreendedores do setor de alimentação é a dificuldade com as necessidades diárias de um bar, lanchonete ou restaurante.

 

Dicas de cursos para gestão de restaurantes

Pensando exatamente nisso, e com foco e não lhe deixar “abandonar” precocemente esse ramo, separamos uma pequena e singela listagem com 3 cursos que podem lhe auxiliar (e muito) a cuidar de seu negócio.

Preparado para voltar aos estudos? Então, vamos lá!

1 – Gestão de Bares e Restaurantes

Instituição em que é ministrado: Instituto Brasileiro de Formação

Modalidade: EAD – pós graduação

Turno: Livre

Duração: 4 meses

Investimento: Aproximadamente 2.000 reais dividido de 7 vezes

Sobre o curso: o curso de MBA pode lhe capacitar a administrar um estabelecimento do ramo alimentício, propiciando conhecimentos de métodos e técnicas de gestão. O curso em si considera diversos aspectos diferentes, como: localização de seu estabelecimento, público alvo, diferentes tipos de estabelecimentos etc.

O curso de pós-graduação em Gestão de Bares e Restaurantes é uma especialização de nível superior que lhe permitirá acessar conhecimentos fundamentais para administração com eficácia de estabelecimentos no segmento de alimentação e bebida, como restaurantes comerciais e negócios do gênero, disponibilizando ferramentas que auxiliarão durante sua gestão. Além disso, o curso poderá auxiliar em um aspecto de suma importância: o preço.

Tal item é um dos aspectos mais difíceis de se definir. Para ser justo com o seu cliente e com o seu negócio, o curso de gestão poderá lhe auxiliar a compreender como se dá a busca por melhores produtos com os melhores preços.

2 – Gestão de Bares e Restaurantes

Instituição em que é ministrado: Cursos 24 horas

Modalidade: EAD – Curso livre

Turno: Livre

Duração: 60 horas

Investimento: Aproximadamente 70 reais

Sobre o curso: o curso livre poderá abrir seus horizontes sobre a administração de estabelecimentos do ramo alimentício.

O curso lhe ensinará a forma mais eficaz de montar e administrar seu próprio negócio do ramo, criando um plano de divulgação adequado. Além disso, o presente curso livre mostrará, no decorrer de suas 60 horas, como funcionam os melhores bares e restaurantes, além de todo o necessário para que você tenha sucesso em sua nova empreitada.

O presente curso também auxiliará a encontrar os caminhos para estabelecer o seu público alvo (lembrando que cada estabelecimento possui clientes com perfis diferentes). Cabe ressaltar que o presente curso não se trata de curso superior (graduação ou pós), mas, sim, de um curso livre.

3 – Gestão de Bares e Restaurantes

Instituição em que é ministrado: Portal Educação

Modalidade: EAD – Curso livre

Turno: livre

Duração: 80 horas

Valor: aproximadamente 400 reais

Sobre o curso: planejamento estratégico, conhecimento do produto e do cliente, compreensão sobre questões de logística e capacidade de agir em situações de alto estresse são algumas das características essenciais a um bom gestor de bares e restaurante, e que podem ser estudados no presente curso livre.

O curso de gestão de bares e restaurantes oferece conhecimentos sobre o setor alimentício e de bebidas, como elaborar cardápios, técnicas de divulgação e muito mais. Novamente, é importante destacar que se trata de um curso livre (não sendo um curso superior).

 

Interessado?  

É sempre importante estar em frequente estudo e aprimoramento, primordialmente se você almeja o sucesso de seu estabelecimento. Por mais que diversos profissionais possam lhe ajudar (principalmente o seu contador), tudo será feito de forma mais precisa, assertiva, coerente e tranquila se você tiver conhecimento do setor escolhido para que sua empresa trabalhe.

No seu caso em específico, para o ramo de alimentos, alimentos e bebidas perecíveis, horários e dias de trabalho diferentes, fiscalização e questões trabalhistas e tributárias podem complicar a vida de uma pessoa desavisada. Por isso, o investimento em uma capacitação (mesmo que um curso livre) é de suma importância.

Uma última, porém, não menos importante, dica de ouro: muitos empreendedores entram no segmento de alimentos por gostar de comida, e não de finanças. Entretanto, na rotina diária, muitos aspectos financeiros podem se tornar empecilhos. Para facilitar a sua gestão, busque conhecimento sobre a área (existem diversos cursos, vídeo aulas, textos etc sobre o assunto), converse francamente com seu contador e possua um relacionamento aberto e de confiança com alguma instituição financeira. O capital precisa ser uma solução, e não um problema.

 

É importante ter em mente que conhecimento é defesa contra a concorrência

Isso pode ser ainda mais delicado quando se trata de alimentos e bebidas. Não é fácil manter um padrão de qualidade em bares e restaurantes, mas é possível estabelecer processos que deixarão a sua equipe organizada e investir em ferramentas para oferecer um alto padrão de serviço. Isso também pode ser trabalhado em cursos de capacitação.

Em resumo, não importa qual seja o seu primeiro passo escolhido: dê esse primeiro passo! Faça uma análise geral sobre os possíveis cursos que abordam os aspectos que você julga mais relevantes (de acordo com suas principais dificuldades), pense em formas diferentes de agregar tais cursos (e novos conhecimentos) em sua rotina, procure conhecer melhor seus clientes e busque conhecimento sobre formas de cativa-lo, e se prepare para mudar e modernizar seu atendimento.

Se você começar investindo em seu conhecimento, verá que algumas mudanças ocorrerão de forma assertiva e rápida e, a longo prazo, terá uma visão completa de seu negócio de forma simples, segura e ágil. Depois dessas evoluções (e conquistas profissionais e pessoais), será bem mais prático administrar o seu estabelecimento.

 

 

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *