BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

24 de setembro de 2019 Como a Terceirização pode ajudar sua PME
Compartilhe

BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Hoje, vamos dar continuidade ao nosso bate papo sobre BPO Financeiro. Em nossa última conversa, você deve se lembrar que já definimos o que é BPO Financeiro e como ele pode ajudar sua empresa a crescer, levando seu sucesso ao “infinito e além”. Mas, e se sua empresa for uma PME? As coisas acontecem da mesma forma? Separe seus cinco minutos do dia e relaxe… Vamos conversar?

O departamento financeiro tornou-se um setor um tanto quanto crítico

Você, enquanto empresário, deve já ter notado que o departamento financeiro tornou-se um setor um tanto quanto crítico para sua empresa – não por estarmos trabalhando no “vermelho” (por assim dizer), mas, na verdade, por se tratar de um setor que, como tantos outros, não funciona adequadamente sem processos estruturados. Tanto é que quase 60% das causas de mortalidade das empresas estão associados a essa área, segundo a pesquisa anual do Sebrae.

Essa parte que envolve todas as finanças da empresa consegue se tornar ainda mais problemática se considerarmos que não são todos os empreendedores estão preparados, ou, ainda, consideram que essa parte pode ser deixada para outro momento – o momento do crescimento (quando o foco são as operações da empresa).

Mas, isso pode ser mudado e deixar de ser uma dor de cabeça caso o empreendedor opte por delegar essa função para um BPO Financeiro. Esse tipo de atitude tem o poder de deixar as empresas mais ágeis, produtivas e escaláveis com a adoção de boas práticas de gestão financeira. Porém, essa parte toda já foi conversada com carinho no nosso último artigo. Certo?

Terceirização de Processos de Negócio

Ou seja, já sabemos que BPO se refere a uma sigla para Business Process Outsourcing e significa, em bom português: Terceirização de Processos de Negócio. Além disso, já sabemos, também, que trata-se de um processo comumente utilizado para delegar algumas atividades, que não são ligadas ao objetivo final da empresa, para terceiros profissionais. Nesse tipo de terceirização, são estabelecidos processos e procedimentos e a atividade é realizada de forma integrada à empresa.

Um ponto que também já conhecemos é que as atividades delegadas em BPO Financeiro são aquelas desempenhadas pelo Departamento Financeiro, tais como:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Fluxo de Caixa, e;
  • Faturamento.

A ideia, então, é que no BPO Financeiro a atividade passe a ser realizada por um especialista, aumentando a produtividade da empresa, trabalhando com as boas práticas do mercado e, principalmente, reduzindo os custos trabalhistas e problemas de gestão de funcionários, como faltas, férias e absenteísmo para o desempenho desta função.

Assim, de uma forma geral, espera-se que a empresa, independentemente do tamanho, sofra os benefícios do processo de um suporte de alta performance na gestão financeira, e isso se torne importante para a sobrevivência do seu negócio.

O mesmo não se comporta como uma consultoria

Um último tópico importante do BPO Financeiro diz respeito ao fato de que o mesmo não se comporta como uma consultoria. Na Consultoria há um aconselhamento para a solução de um determinado problema, já no BPO a solução passa pela execução direta de processos e procedimentos e a adoção de boas práticas de gestão. Vale a pena saber mais sobre o tema para sua empresa.

Mas, como isso pode auxiliar minha PME?

Em verdade vos dizemos que em praticamente TUDO. Todas as atividades de sua Empresa podem ser Terceirizadas em um BPO Especialista, as mais comuns são:

  • Conciliação Bancária: Análise de Saldos Bancários, Registros de Entradas e Saídas;
  • Elaboração do Fluxo de Caixa: Atualização da Posição Futura de Contas e Gestão das Provisões de Desembolsos;
  • Contas a Pagar: Administração de pagamento a fornecedores, Folha de Pagamento de Funcionários e Gestão de Contas de Consumo;
  • Contas a Receber: Atualização de Recebimentos, Manutenção do Fluxo de Cobrança e Controle de Recebíveis;
  • Gestão de Indicadores: Construção de Indicadores de Desempenho Financeiro;
  • Análise de Crédito: Extração de Posição Negativa em Órgão de Crédito e Avaliação de Crédito para a Realização de Negócios;
  • Emissão de Documentos Fiscais: Faturamento de Vendas e Contratos, Emissão de Boletos Bancários e Confirmação de Recebimento de Documentos.

A lista não se limita aos itens acima e pode ir até Controladoria e Orçamento Empresarial, embora essas atividades são mais comuns realizadas de forma internas nas empresas, devido a sua interação com a execução do Planejamento Estratégico. Ou seja, sua PME está garantida com um BPO Financeiro e você terá meios de focar nos itens operacionais para que ela cresça mais e mais.

Você provavelmente já conseguiu perceber como o BPO Financeiro pode ajudar sua PME, certo?

Afinal, como dissemos logo acima, a terceirização de diversas atividades acaba permitindo que você possa focar sua atenção em outras áreas de sua empresa, deixando de lado a preocupação com a área financeira!

Isso poderá ajudar a elevar potencialmente a sua capacidade produtiva, acompanhar novas tendências de mercado e se dedicar mais ao atendimento e outros aspectos que ajudem a sua empresa a prosperar e encontrar novas oportunidades.

Por isso, se você quer realmente entender mais sobre como o BPO Financeiro pode ajudar sua PME, poderá procurar de forma mais assertiva uma empresa contábil especializada nessa solução.

Como forma final de analisar o BPO Financeiro para sua PME, considerando a criticidade do setor financeiro para o sucesso de sua empresa, pedimos para que você se lembre da forma como uma PME (ou de uma Startup) precisa realmente focar de forma exclusiva os seus esforços para os processos estabelecidos – levando em consideração que são empresas “menores” que dependem muito do processo em si para que possa crescer e escalar a operação.

Uma solução para isso é contar com um BPO Financeiro e terceirizar as atividades financeiras de sua PME, colhendo os benefícios que citamos no decorrer de nossa conversa de hoje.

E você, tem um financeiro interno na sua empresa? Se envolve nas atividades operacionais da empresa? Conte-nos da sua experiência. Deixe aqui nos comentários e, além disso, vamos marcar um café!

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

 

Compartilhe

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *