BPO FINANCEIRO: tipos de investimento mais seguros

27 de janeiro de 2020 BPO Financeiro: Tipos de investimento mais seguros
Compartilhe

BPO FINANCEIRO: tipos de investimento mais seguros

Bem vindo de volta! Interessado em conhecer um pouco mais sobre investimentos e BPO Financeiro? No nosso post anterior, listamos alguns dos investimentos que estão disponíveis no mercado brasileiro.

Foi um bate papo bem bacana onde explicamos sobre os tipos de investimento, mas, não comentamos os investimentos que são mais seguros para os investidores que vão entrar nesse mundo agora.

Como forma de nos redimir, vamos listar, aqui, os 3 tipos de investimentos mais seguros que você pode encontrar. Vamos lá?

Existem muitos tipos de investimento

Bom… Primeiramente, vocês sabem que existem muitos tipos de investimento – cada um com características específicas.

A verdade é que, como se trata de mais de um tipo, alguns são mais rentáveis que outros, alguns são mais seguros. A verdade é que nem todo investimento traz um combo de tranquilidade, rentabilidade e segurança para você, enquanto investidor.

Por isso, o ideal é que você conheça os melhores tipos de investimento – para que você possa aplicar seu rico dinheirinho com sabedoria e de forma consciente, controlando risco e maximizando lucros.

Dessa forma, após ler nosso último texto, convidamos você a ler esse aqui até o fim, com muito carinho, e, em caso de dúvidas, pode deixar nos comentários (lá no fim da página) e nós responderemos com o maior prazer. Combinado?

Já falamos bastante e nem chagamos a começar o assunto foco desse bate papo, certo? Então, vamos lá! E se nós, da equipe Previsa, te disséssemos que investimentos são como as pessoas que fazem parte de sua vida, você acreditaria?

Cada investimento é único, possui comportamento e padrões específicos

Conhecer o investimento é a melhor forma de saber qual o ideal. Por isso, é muito importante entender as categorias de investimentos. Nós não recomendamos que você invista sem entender no que está aplicando. Estudar é um passo importante na jornada do investidor.

São, basicamente, duas categorias de investimento (Renda Fixa e Renda Variável) e mais um tanto de subcategorias.

No que tange a categoria de Renda Fixa, podemos separar, aqui, todos os investimentos onde é possível ter uma boa previsibilidade do retorno. Assim, todos os investimentos enquadrados nessa categoria são considerados mais seguros e conservadores.

Renda Fixa

Dentro de renda fixa, existem dois tipos de investimentos: os prefixados e os pós-fixados.

Os prefixados possuem uma taxa de rentabilidade fixa. No momento de efetuar o investimento, você já sabe exatamente quanto ele vai render. E os pós-fixados possuem alguma conexão com índices. Normalmente, é atrelado ao CDI, à Selic ou ao IPCA (inflação).

Ao comprar os ativos, você estará emprestando dinheiro à organização. O seu lucro virá quando ela pagar a taxa de juros combinada no período. Funciona exatamente igual quando você pede dinheiro emprestado ao banco.

Títulos como o CDB, LCI e LCA são protegidos pelo FGC até o valor de R$ 250.000 por organização emissora. Essa é uma forma de garantir o recebimento do capital e lucro mesmo se a instituição fechar as portas.

Portanto, se você está buscando o melhor investimento sem risco, opte por uma dessas opções.

Renda Variável

Já na categoria de Renda Variável, inserimos os investimentos onde existem oscilações imprevisíveis determinadas por diversos fatores difíceis de controlar.

Dessa forma, o investimento pode performar bem ou até dar prejuízo.

No entanto, esses ativos, por terem mais risco, também têm mais chances de trazer uma rentabilidade maior que a renda fixa.

Essa é uma lei do mercado. Quanto maior a chance de lucro, maior a chance de perda. É preciso equilibrar esses fatores na hora de escolher um investimento.

Além disso, assim como os investidores são classificados em três níveis de gosto ao risco, os investimentos também são.

Portanto, atente bem para que tipo de aplicação está adicionando à sua carteira. Ela deve ser coerente com seu perfil.

É importante conhecer o seu perfil de investidor

Pois bem… Chegando até essa parte da nossa conversa, você deve estar um pouco decepcionado por não encontrar a listagem de investimentos seguros, certo? Bem, como mencionamos, a categoria de Renda Fixa é a mais tranquila no quesito “riscos”. Mas, para saber se ela está de acordo, é importante conhecer o seu perfil de investidor.

A verdade é que nenhum investimento é apenas o melhor. Cada perfil de investir tem uma gama de investimentos específicos.

Até mesmo dentro da renda fixa existem tipos de investimentos que possuem mais risco.  Isso não significa que eles são instáveis, mas que possuem menos garantias do que outros.

Por isso, e para não quebrar suas expectativas quanto ao título desse artigo, realmente separamos 3 tipos de investimentos que são os mais seguros dentro da renda fixa. Eles são ótimos para você começar a investir no mercado financeiro.

3 tipos de investimentos que são os mais seguros dentro da renda fixa

Então, se você não tem uma reserva de emergência, considere escolher um desses ativos para começar a formar um colchão de liquidez.

Tesouro Direto

A nova poupança. É tão seguro quanto, mas possui uma rentabilidade muito superior. Na verdade, o Tesouro Direto não é um investimento em si, mas sim uma plataforma que abriga títulos públicos. Ele são o Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado.

Todos são emitidos pelo Governo. Por isso, são tão seguros. No entanto, se você não quer correr o risco de precisar do dinheiro e não poder resgatar sem perdas, o melhor tipo para você é o Tesouro Selic. Ele rende aproximadamente 100% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento sem perdas.

CDB

Outro título de renda fixa muito popular. Ele é emitido por bancos e é muito seguro. Assim como o Tesouro Direto, existem muitos tipos de títulos. Existem ativos com liquidez diária, indexados ao CDI, indexados ao IPCA e até mesmo prefixados.

Mas e se o banco falir? Bom, todo CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Dessa forma, caso qualquer coisa aconteça com o banco emissor, o FGC garante o seu capital e rendimento até R$ 250.000 por CPF e instituição financeira.

LCI e LCA

Muito seguras e também são garantidas pelo FGC. O seu grande diferencial é que são isentar de Imposto de Renda. Mesmo assim, pode ser que outros investimentos de renda fixa com tributação rendam mais. Então, sempre simule seus investimentos e calcule todas as taxas para encontrar a melhor opção.

Esperamos ter sanado um pouco das questões do seu início de investimento. Deixe aqui nos comentários o que você gostaria de saber!

Saiba mais sobre o assunto:

O que é BPO Financeiro e como começar?

BPO Financeiro: como começar a terceirizar a controladoria da sua empresa?

BPO financeiro serve para todas as empresas

Ainda não possui uma contabilidade que entenda do seu segmento? Tudo bem! Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua associação. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

 

ONDE encontrar BPO Financeiro?

Por aqui, na Previsa! Temos uma terceirização eficiente das rotinas financeiras da sua empresa. Nossa equipe especializada gera tempo e lucratividade para os empresários absorvendo tarefas operacionais, gerindo processos e implantando tecnologia no seu financeiro.

Por isso, agora, que terminamos essa conversa, chegou o momento de entrar em contato. Estamos aguardando!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *