BPO Financeiro: principais desafios do gestor financeiro

22 de janeiro de 2021 BPO Financeiro: Desafios do Gestor financeiro
Compartilhe

Registro de dados fiscais, escrituração de documentos contábeis, atualização de informações trabalhista, obrigações acessórias, emissão de notas, pagamento de boletos. Essas são algumas das diversas atividades que fazem parte do dia a dia de um contador e são os principais desafios do gestor financeiro.

Pessoas que entram no ramo de contabilidade precisam gostar do que fazem, já que estarão rodeados por número, leis tributárias, normas e constantes mudanças do mercado e da economia. Com uma agenda tão atribulada, também é preciso que o profissional seja organizado para manter os compromissos em dia e, com isso, garantir o efetivo controle financeiro da empresa.

A responsabilidade desses profissionais é grande e aumenta quando estão prestando serviço de Business Process Outsourcing – conhecido como BPO Financeiro, no qual o empresário terceiriza a administração do negócio a uma equipe de especialistas.

Para atuar com essa ferramenta, os profissionais devem ir além de conhecer as rotinas contábeis. É necessário reunir uma série de características para vencer os desafios de gerir por completo a empresa do cliente e, ainda, entregar resultados positivos.

O grande desafio

É certo que, quanto mais tempo de carreira mais experiência terá o profissional. Entretanto, em algumas situações é preciso ter persistência e redobrar a disciplina no trabalho. Por mais prática que o gestor tenha, ele precisa ser flexível para adaptar seus conhecimentos ao momento atual da economia.

Cenário econômico indefinido, mercado paralisado e futuro incerto. Relações trabalhistas foram adequadas para atender tanto empresários como colaboradores, pagamento de impostos foram fracionados e prorrogados, foram e são alguns dos principais desafios do gestor financeiro.

Devido às situações inéditas que a pandemia estabeleceu ao mundo, nem mesmo os melhores especialistas foram capazes de prever uma possível retomada da economia. Um período desafiador para todas as áreas, inclusive para os contadores, já que exigiu desses profissionais muito “jogo de cintura” e presteza para gerenciar as empresas dos clientes.

Estes últimos tempos colocara esses profissionais à prova, mostrando que, para enfrentar os desafios e garantir um trabalho responsável e de qualidade, o contador deve estar atento à atualidade e ainda saber analisar criticamente o mercado atual.

Principais desafios do gestor financeiro

Todos esses acontecimentos serviram para reafirmar o compromisso que os contadores devem ter com o trabalho, sobretudo para os que oferecem o BPO. E todos os desafios estão interligados, não sendo efetivos separadamente:

  • Atualização

Conhecer as leis que regem os setores financeiro, tributário, jurídico e de recursos humanos não é o suficiente. É preciso estar atento às mudanças que ocorrem com frequência nessas leis nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Isso porque elas podem afetar diretamente o funcionamento e faturamento da empresa do cliente.

Um contador informado e atualizado poderá adaptar a empresa à nova legislação no prazo limite estipulado pelos órgãos fiscalizadores. Dessa forma, evita-se problemas futuros e mantêm o empreendimento dentro da legalidade.

  • Planejamento

Não precisa ser um perito em finanças para saber que toda empresa precisa, desde sua fundação, de um plano de ações de curto, médio e longo prazo que considere o mercado e a concorrência. Um bom planejamento financeiro e tributário deve ser coeso e, acima de tudo, tangível.

Esse também é um desafio para o gestor financeiro. Para desenvolver o plano, o profissional precisa estar a par do funcionamento da empresa, ter conhecimento dos riscos do mercado e alinhar as metas às expectativas do proprietário.

Entretanto, não existe planejamento vitalício. Ele muda de acordo com a situação econômica e as oportunidades de negócios que vão surgindo ao longo do tempo. Ou seja, para ter um plano sempre viável, o profissional precisar estar atualizado para conseguir resultados concretos.

  • Monitoramento

O mercado está sempre em movimento e, além de se manter atualizado, o profissional deve estar atento para detectar oportunidades para a empresa. No BPO eficiente, a análise é crucial para manter o planejamento que citamos acima executável. É por meio da análise externa e interna que o gestor irá adequar o planejamento para garantir a saúde financeira da empresa.

Com o monitoramento, o profissional pode, por exemplo, orientar seu cliente a investir em uma nova franquia ou expandir a gama de produtos e serviços. Esse trabalho também é importante quando o mercado se mostra instável, indicando ser o momento de reduzir ou cortar os gastos.

Outro exemplo é quanto à natureza jurídica da empresa. Ao acompanhar os índices e características do negócio, como em caso de aumento no faturamento anual, entrada de sócio ou início de atividade de exportação, será preciso enquadrar o empreendimento em outra categoria.

  • Rotina

De que adianta vencer os desafios anteriores se o profissional não tem disciplina para manter tudo em ordem? Pode parecer óbvio, mas aqueles que possuem hábitos rígidos durante os processos do dia a dia estão menos propensos ao erro.

E por errar falamos não só de cálculos e dados, mas também de prazos, que são os grandes responsáveis por problemas relacionados ao Fisco, como pagamento de multas e perda de alvarás. As contas, por exemplo, precisam ser pagas no dia correto, sejam elas relativas aos tributos, fornecedores ou colaboradores.

O desafio nesse caso é manter um calendário organizado, evitando perder os compromissos e, assim, prejudicar os clientes.

O mesmo vale para documentos. É preciso ter organização no recebimento, envio e armazenamento de toda a papelada, inclusive com registro de movimentação para garantir a segurança das informações.

Claro que, na prática, um dia ou outro, será preciso pular etapas. Mas é sempre bom manter o controle e garantir que todas as tarefas do dia foram completadas. Inclusive, esse passo é essencial para o sucesso dos desafios anteriores.

Ser gestor financeiro exige responsabilidade e pensamento analítico, sempre focado no crescimento da empresa. Os desafios são muitos, mas se encarados, o resultado será positivo.

Saiba mais sobre os principais desafios do gestor financeiro

Contabilidade Consultiva

BPO Financeiro é confiável

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: + 31 97196-0369

 

 

Banner BPO
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *