BPO financeiro serve para todas as empresas

4 de dezembro de 2019 BPO Financeiro para que tipo de empresa
Compartilhe

BPO financeiro serve para todas as empresas

Olá, empresário! Caso você siga nossas conversas, aqui, no nosso blog, deve saber que temos comentado com muito afinco sobre essa tendência que têm vindo com tudo no mercado brasileiro, com foco em auxiliar as empresas nos setores administrativos das mesmas. Qual tendência? Meu caro, obviamente, estamos falando sobre o BPO.

Uma breve passagem pelo conceito do que é BPO Financeiro

Como já sabemos, o processo de BPO se faz como uma espécie de terceirização de um processo administrativo com foco em tirar dos ombros da empresa tal setor e, com isso, a empresa poderá focar na atividade principal sem grandes problemas.

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e significa, em bom português: Terceirização de Processos de Negócio. É comum utilizar um BPO para delegar atividades que não estão ligadas ao objetivo fim da empresa.

Nesse processo de terceirização, são estabelecidos processos e procedimentos e a atividade é realizada de forma integrada à empresa. Pensando apenas no departamento financeiro, o BPO Financeiro seria uma luz que busca, junto a uma equipe especializada, o controle financeiro de forma eficaz e assertiva.

Mas, a pergunta de 1 milhão, aqui, seria: o sistema de BPO Financeiro seria eficaz para todas as empresas?

Primeiramente, precisamos contextualizar um pouco para que as ideias possam ficar claras. Sabemos que o departamento financeiro sempre foi uma área complexa para muitas empresas. Tanto é que quase 60% das causas de mortalidade dos negócios estão associados a esta área, segundo a pesquisa anual do Sebrae.

E isso não é tudo! O Tema de Finanças se torna mais problemático se levarmos em conta que nem todos os empresários estão preparados e confortáveis quando o assunto é finanças. Além disso, essa é uma área que acaba sendo deixada de lado em momentos de crescimento, onde o foco é a operação.

Mas, isso pode ser mudado caso a pessoa destinada a ser gestora opte por delegar essa função para um BPO Financeiro. Esse tipo de atitude tem o poder de deixar as empresas mais ágeis, produtivas e escaláveis com a adoção de boas práticas de gestão financeira.

Independentemente do porte da empresa espera-se resultado positivo

Assim, de uma forma geral, espera-se que o resultado, para a empresa contratante (independentemente de seu tamanho), seja positivo – uma vez que a mesma é beneficiada por um grande suporte na Gestão Financeira, e isso se tornará importante para a sobrevivência do seu negócio.

Estamos contextualizados? Esperamos que sim! Sendo assim, voltamos a pergunta de 1 milhão: esse sistema pode ser adotado por qualquer empresa?

A resposta sincera é: SIM!

Todas as atividades da empresa, independentemente de seu porte ou ramo, podem ser terceirizadas em um BPO Especialista. Existe uma ideia estranha de que um BPO Financeiro somente serve para empresas Médias ou Grandes. Nós dizemos com clareza: isso não passa de um mito!

Não importa qual seja a empresa, o ato de terceirizar as atividades de um departamento (primordialmente o departamento financeiro) permite que o empresário mantenha seu foco, esforços e equipe no negócio e nas áreas chave da empresa, sem se preocupar tanto com as atividades de uma área não fim, mas que precisa de processos estabelecidos.

Assim, a dedicação do empreendedor no financeiro é qualificada, já que sua atenção estará voltada para a análise e decisão de negócio, e não a execução de processos. O que é perfeito para o caminhar rumo ao sucesso da empresa.

E a parte positiva não para por aí!

Um BPO Financeiro poderá proporcionar ao Empreendedor:

  • Permitir que ele adote boas práticas e processos estruturados desde o início da empresa sem precisar contratar um funcionário expert;
  • Essa boa prática possibilitará controlar os vencimentos financeiros e os recebimentos de vendas, liberando rapidamente recursos para giro;
  • Reduzir a inadimplência simplesmente por ter um processo estabelecido de cobrança;
  • Melhorar o Ambiente de Controle e de Governança pela a existência de áreas executoras e aprovadoras;
  • Reduzir custos trabalhistas com áreas não core da empresa e possibilitar aumentar o atendimento desta área conforme o crescimento da empresa;
  • Reduzir a preocupação com o processo de contratação e de gestão de pessoas, além de liberar pessoal chave na organização.

O BPO Financeiro serve para empresas de qualquer tamanho

Os benefícios de terceirizar as atividades do departamento financeiro servem para empresas de qualquer tamanho. As empresas Pequenas, em atividades Iniciais e Startups podem se beneficiar muito mais da Terceirização do que uma grande empresa.

Pensando nas pequenas empresas, que estão iniciando as atividades agora, dedicar um sócio para a área financeira pode ser um grande desperdício de recurso, já que ele sempre representará o “funcionário mais dedicado” que existe na empresa.

É claro que as finanças não podem ser descuidadas. Já mencionamos a quantidade de empresas que fecha as portas em decorrência de tal descuido… Por isso, um BPO irá encaixar como “uma luva” na necessidade operacional da empresa, podendo ser adotado em formato part-time.

Para empresas em crescimento que querem focar no core business

Se o caso já está voltado para uma empresa em crescimento, onde é necessário que o pessoal chave da empresa esteja gerando negócios, focados e executando a estratégia, o BPO Financeiro pode liberar o empresário para que ele possa estar nessa equipe de negócios sem perder a qualidade de nenhum dos departamentos.

No caso de startups, que precisam ser enxutas e manter o foco total na operação e melhoria crescente, o BPO pode auxiliar na escolha das melhores ferramentas para automatizar todo o processo.

Ou seja, o BPO é para todos!

Contar com um BPO e Terceirizar as atividades do departamento financeiro da sua empresa é um ato que proporcionará muitos benefícios. Se aproveitar a Sinergia entre as Atividades Financeiras e Contábeis, os benefícios de redução de custo podem ser ainda maiores.

A empresa será tratada como uma empresa de grande porte (independente do seu porte real) e terá um serviço prestado com eficiência por profissionais qualificados e especializados. Perfeito, não é mesmo?

E você? Já tem um financeiro interno na sua empresa? Se envolve nas atividades operacionais da empresa? Já pensou em adotar o sistema BPO? Conte-nos um pouco da sua experiência! Estamos ansiosos!

 

 

E aí? Gostou da ideia? Que tal entrar em contato com nossa equipe e bater um papo mais aprofundado sobre isso? Ah, e não esqueça de deixar nos comentários o que você acha de terceirizar setores da empresa e nos contar um pouco de suas experiências.

Saiba também:

O que é BPO Financeiro e como começar?

BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 999540537

 

Solicite um orçamento

Quer saber mais?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.com.br/blog

ONDE encontrar BPO Financeiro?

Por aqui, na Previsa! Temos uma terceirização eficiente das rotinas financeiras da sua empresa. Nossa equipe especializada gera tempo e lucratividade para os empresários absorvendo tarefas operacionais, gerindo processos e implantando tecnologia no seu financeiro.

Por isso, agora, que terminamos essa conversa, chegou o momento de entrar em contato. Estamos aguardando!

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *