10 dicas para administrar seu restaurante com maestria

11 de julho de 2019 Contabilidade para restaurante

10 dicas para administrar seu restaurante com maestria

Seguindo firme no seu ramo? Seu restaurante está indo bem? Em alguns momentos você tem a sensação que deveria jogar tudo para o alto e largar de vez a vida de PJ? Calma! Somos uma contabilidade para restaurantes especializada, e vamos te dar boas idéias para lidar com esta situação.

Sabemos que a vida de um gestor não é nada fácil, principalmente se você cuida de um restaurante. E sabemos, também, que, apesar da correria e dos surtos leves, o seu objetivo é alcançar o sucesso (e você tem se esforçado para isso).

Então, com foco em deixar sua vida um pouco mais organizada e auxiliar nesse caminho árduo rumo ao sucesso, separamos 10 dicas sobre “como administrar seu restaurante”.

Sente-se e aproveite esses 5 minutinhos que a vida corrida “lhe deu” para analisar se você já faz uma de nossas dicas. Vamos lá?!

DICA 1: Planeje!

Isso não é uma dica particular para o ramo alimentício – a verdade é que qualquer setor, para se dar bem nesse mercado louco e competitivo, precisa de um bom (e organizado) planejamento.

Faça uma boa pesquisa sobre as necessidades do seu público alvo, analise com cautela se o produto que você oferece (ou pretende oferecer) está de acordo com o estilo de seu restaurante, escolha com cuidado a localização e a aparência de seu estabelecimento.

Planejar é dar um passo à frente de grande parte das demais pessoas que apenas agem por impulso.

 

DICA 2: Funcionários amados

Já comentamos anteriormente sobre esse tópico em nosso blog, mas, é sempre bom relembrar: é importante manter sua equipe “vestindo a sua camisa”. E não, não estamos falando de apenas usar o uniforme do restaurante.

Lá na primeira dica, na hora da pesquisa, verifique o salário que o mercado está oferecendo e ofereça valor compatível aos seus funcionários, realize reuniões motivacionais, confraternizações, alguma ação que todos participem e se integrem… Ou seja, cultive um espírito de equipe.

Ah, e não se esqueça de sempre manter uma preocupação extra com os itens de segurança do trabalho. Cuide de seus funcionários! Afinal, eles cuidam de seu empreendimento.

 

DICA 3: Mantenha-se de acordo com a lei

Pois é, meu caro, nós sabemos que parece ser uma dica que não precisava ser dita, mas, é importante manter isso fresquinho na mente de todo empreendedor: é necessário trabalhar de acordo com a lei.

No seu caso, empreendedor do ramo alimentício, ainda existem algumas particularidades, afinal, a legislação sanitária é muito exigente com os restaurantes.

Você pode dar uma analisada no site da Anvisa para ver as normas para o seu ramo ou, se preferir, pode procurar um profissional para lhe auxiliar (caso essa seja a sua escolha, nossa equipe pode lhe atender).

 

DICA 4: “Tecnologize-se”

O mundo atual é quase que 100% tecnológico.

Exatamente por isso, nossa quarta dica está voltada para a tecnologia. Investir em tecnologia gera maior agilidade e mais vendas (ou seja, mais lucro).

Cogite a hipótese de trabalhar com vendas online, verifique a viabilidade de adotar comandas eletrônicas, escolha uma ferramenta que auxilie o processo administrativo etc. Invista em tecnologia!

 

DICA 5: Relacione-se

Aqui, a ideia não é apenas relacionar-se com “qualquer um”, mas, sim, com uma pessoa muito especial: o seu cliente.

Mantenha um certo foco na satisfação desse camarada, pois um marketing “boca a boca” realizado por alguém satisfeito trará muitas pessoas para conhecer o seu restaurante. Realize pesquisas de satisfação, converse, verifique se os funcionários são cordiais etc.

Ah, nesse ponto temos uma dica bônus: analise se tem ocorrido, com frequência, sobras nos pratos. Pode parecer estranho, mas, sobrar é algo que indica “falha”. A rejeição do seu cliente também pode ser medida pelo “peso do lixo”. Quando há uma gama excessiva de sobras, pode haver má qualidade nos pratos oferecidos.

 

DICA 6: Marketing

Atualmente, o marketing deve sempre estar em suas listas de afazeres. Investir em marketing passou a ser uma necessidade para os empreendedores atuais.

A ideia, aqui, é “ser visto” e, além disso, “ser lembrado”. Invista (dinheiro ou tempo) em suas redes sociais, faça um site (existem ferramentas gratuitas… O próprio google pode lhe auxiliar nessa missão), invista em posicionar-se no Google.

Lembre-se que, ao procurar um local, as pessoas não utilizam mais as antigas páginas amarelas, mas, sim, os sites de busca. Logo, seu marketing deve estar ativo.

 

DICA 7: Trabalhe seu ambiente

Lembra, antes de ser empreendedor, de alguma vez que você chegou em seu ambiente de trabalho e ele estava desorganizado, sujo, não era confortável e outros detalhes que faziam com que você sentisse vontade de sair dali correndo?

Pois é, meu caro, isso ocorre em qualquer lugar – inclusive em restaurantes. E não queremos que seus clientes se sintam assim, certo? Então, invista em conforto, elabore uma estética bacana (de acordo com o estilo escolhido) e lembre-se de zelar pela higiene do local.

 

DICA 8: Finanças

Organize sua gestão financeira!

Administrar um restaurante não é nada fácil (e nós já mencionamos isso), mas, você deve ter um tempinho para realizar um controle financeiro. Meça seus custos, converse com seu contador sobre os encargos e tributos que são destinados ao seu estabelecimento e economize!

Não estamos em época de vacas brasileiras gordinhas, logo, economizar pode ser uma palavra-chave que abrirá portas de sucesso.

 

DICA 9: O que a concorrência anda fazendo?

Saiba responder essa pergunta.

Não é uma questão de bisbilhotar, é uma questão de saber o que anda acontecendo no mercado que você escolheu para viver seu “sonho empreendedor”. Não menospreze seus concorrentes, conheça-os – inclusive para saber os seus diferenciais e trabalhar pensando nisso.

Ah, e o mais importante aqui: não fale mal de nenhum concorrente (clientes não gostam de quem quer se sobrepor falando mal do coleguinha). Enalteça o seu produto, sem inferiorizar o produto de ninguém.

 

DICA 10: Lidere!

Torne-se um exemplo de administrador. Surte um pouco, às vezes. Está tudo bem! Mas, lembre-se de manter-se informado, inspirar seus funcionários, delegar funções etc… Seja aquele líder que eles se lembrarão com prazer (e não com desgosto).

Ah, e se precisar de ajuda, pode contar conosco. Como falamos, somos uma empresa de Contabilidade para Restaurante especializada com vários cases de sucesso. Caso tenha dúvidas, você pode deixá-las nos comentários e teremos prazer em respondê-las.

 

 

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