Gestão de compras no varejo é tão importante quanto a de estoque!

30 de junho de 2016
Compartilhe

Em nossa experiência como empresa de contabilidade atendendo a diversos clientes nestes quase 40 anos de mercado, sentimos a segurança de dizer que o estoque é um importante diferencial competitivo para qualquer empresa.

Não só representa a sua capacidade de atendimento das demandas geradas pelo seu mercado consumidor, como é parte significativa do seu capital. Para conseguir manter os produtos armazenados sem que percam seu valor é primordial realizar uma gestão de compras eficiente, otimizando assim o seu fluxo de caixa.

A gestão de compras precisa ser integrada ao giro do seu estoque. Se feita assertivamente, isso pode criar perspectivas positivas para o seu setor comercial, que terá maior liberdade em negociações, tanto com clientes como com fornecedores.

Selecionamos algumas dicas importantes para colocar em prática junto ao setor de compras. Confira a seguir.

Integração intersetorial estratégica

Apesar de parecer uma atividade simples, a gestão de compras é muito mais que adquirir produtos. Ela deve levar em consideração a demanda das vendas, bem como o nível dos produtos já armazenados em estoque.

Integrar as informações e estratégias desses três setores cria condições para uma análise muito mais eficaz do processo. O ideal é que as decisões sejam tomadas em conjunto pelas respectivas diretorias, levando em conta os fatores já citados.

Uma negociação com fornecedores abaixo dos preços de mercado só é vantajosa se houver uma demanda real pelo produto a ser adquirido. Comprar itens em excesso levando em consideração somente o preço vantajoso pode significar prejuízos futuros, caso a mercadoria não tenha a procura estimada.

Compartilhamento de informações na gestão de compras

Para conseguir obter informações mais precisas e ágeis, que auxiliem na tomada de decisão, que transfiram informações corretas para a sua empresa de contabilidade, o uso de um software integrado é a melhor opção. Forneça aos seus colaboradores a possibilidade de compartilhar as operações que estão realizando, seja vendas, seja controle de estoque ou compras.

Escolha um sistema que reúna todos em um único local, porém com módulos distintos. Além de auxiliar no controle administrativo, ao fornecer um panorama geral das suas operações o cruzamento desses dados pelos setores envolvidos permite gerar relatórios realistas, tornando a tomada de decisão mais eficaz.

Monitoramento de oferta e demanda

O mercado, com frequência, passa por oscilações de oferta e demanda para determinados produtos. Essas variações são conhecidas como sazonalidades, e é essencial saber quais produtos possuem esse tipo de comportamento no mercado, bem como em quais épocas.

O uso do software de gestão empresarial integrado é a solução para esse desafio. Oriente seus colaboradores a manterem os dados sempre atualizados, de modo que seja possível monitorar o movimento mês a mês com o máximo de fidelidade possível.

Com base nos dados coletados, você poderá tirar conclusões reais e, assim, traçar uma estratégia eficiente envolvendo os setores de estoque, vendas e compras. Essa precaução tornará possível eliminar itens encalhados no seu estoque, além de auxiliar seu setor de compras para as épocas em que devem ser concentradas as aquisições necessárias, mantendo um ciclo virtuoso.

Otimização de processos e investimentos

O monitoramento constante é uma ótima maneira de identificar quais processos estão sendo mais custosos, bem como se o retorno é coerente.

Descubra quais produtos estão puxando sua lucratividade para baixo. A partir daí tente encontrar soluções para o problema e, caso não veja como viabilizar isso, o melhor a fazer é eliminar esse item do seu catálogo e redirecionar o investimento para produtos que ofereçam retornos mais vantajosos.

Ao realizar uma gestão de compras integrada, os resultados serão muito mais eficientes. Como pudemos notar, é possível prever demandas, eliminar gastos infrutíferos e aumentar a lucratividade.

Aproveite e complemente seu conhecimento lendo outros artigos que a sua empresa de contabilidade desenvolveu para tornar mais interessantes assuntos complexos:

→ Gestão de estoque: por que é tão importante?

→ Gestão de estoque: 5 erros que deve parar de cometer

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *