5 formas conseguir mais clientes para clínicas odontológicas

30 de outubro de 2020 Como conseguir mais clientes para clínicas odontológicas
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O desejo de todo odontologista é ter uma agenda repleta de clientes. Claro, isso leva um tempo para acontecer, principalmente se o profissional está em início de carreira. São muitas etapas até chegar ao ponto de não ter mais horário disponível para novos clientes. E a dúvida principal é: conseguir mais clientes para clínicas odontológicas!

Muitos fatores influenciam na conquista, e fidelização, dos pacientes. Entre eles podemos citar aspectos físicos do consultório – como ambiente, limpeza, localização, conforto; investimento em publicidade; atendimento e qualidade do trabalho.

Mas para conseguir o primeiro contato e mostrar aos clientes que você é a melhor pessoa para tratar do sorriso deles, é preciso prospectar. São várias táticas para utilizar, desde as, digamos, analógicas, que incluem distribuição de cartão de visita, propaganda boca a boca, anúncio em jornais e entrega de panfleto, até as digitais, com envio de mensagem, publicação em redes sociais e sites.

A primeira categoria exige, na maior parte dos casos, um investimento financeiro alto, principalmente com publicidade em jornais, revistas, rádios, entre outros. Já a parte online pode ser feita até de graça, mas requer um mínimo de conhecimento e dedicação. E, como já deve ter percebido, estar no mundo digital tem sido a forma mais eficaz para conquistar clientes.

Por que investir em prospecção online

Hoje, podemos dizer que a maior parte da população busca empresas e pessoas através da internet. Também pudera, basta abrir o navegador, digitar o que procura e, em menos de um segundo, os resultados aparecem na tela, bem acessíveis. E aí está o principal canal para conseguir mais clientes para clínicas odontológicas.

Isso não quer dizer que os outros métodos devem ser ignorados. A indicação – que citamos acima como propaganda boca a boca – ainda é muito útil, já que é a prova de que o trabalho é bem realizado, que o profissional tem experiência e conhecimento.

Mas até isso pode ser feito no ambiente online. Basta usar as ferramentas corretas, ter um bom atendimento e encantar os clientes. O nome disso é Marketing Digital, que vamos explicar a seguir.

Estratégia online

Assim como existe o planejamento contábil e tributário, o Marketing Digital também é importante para que seu consultório ou clínica prospere. Se você é novo no ramo, ter uma estratégia online pode ser ainda mais útil. Com ela, você pode chamar atenção das pessoas que precisam do serviço que você oferece. Ou seja, atinge o público que deseja de forma direta.

Entretanto, não basta só estar na internet. E é aí que entra a parte estratégica – e que necessita de um pouco de conhecimento. É preciso uma série de ações para que o potencial cliente te encontre online e tenha interesse em marcar uma consulta mesmo sem te conhecer.

E o Marketing digital engloba algumas ferramentas que, sozinhas, já são capazes de atrair pacientes. Quando usadas de forma orquestrada, as chances aumentam.

Ferramentas online

Ter presença online é mais do que aparecer nas buscas. É preciso fazer com que os potenciais clientes notem sua existência e isto ajuda muito a conseguir mais clientes para clínicas odontológicas. Para te ajudar, vamos explicar como você pode usar essas ferramentas a favor da sua clínica ou consultório odontológico.

  • Google

No buscador mais utilizado em todo o mundo, ganha quem aparece na primeira página de busca. Então, comece avisando ao Google que você existe. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio, é fácil e gratuito.

Com alguns minutos de dedicação o consultório terá uma página na plataforma onde é possível informar telefone, endereço, especialidades oferecidas, site e até colocar fotos do espaço – lembra quando falamos sobre os aspectos físicos? Aqui você já mostra o quão acolhedor é seu consultório.

  • Google Adwords

Continuando com a meta de aparecer na primeira página do Google, temos o Adwords, plataforma onde você “compra” palavras-chaves, ou seja, o serviço é pago, mas você pode determinar quanta verba vai investir.

Toda vez que alguém buscar pelos termos que você cadastrou, aumenta a chance do seu anúncio aparecer em destaque. Além disso, é possível fazer a segmentação do anúncio, escolhendo a região, idade, escolaridade, entre outras características. Isso evita que seu anúncio apareça para pessoas que, provavelmente, não irão entrar em contato com você.

  • Blog

Ter um blog não só ajuda a aparecer nas primeiras páginas do Google como serve para comprovar o seu conhecimento em odontologia. Nele, você pode escrever sobre tratamentos, procedimentos, novidades da área, casos de sucesso, entre outros assuntos relacionados ao ramo. Com um blog você pode interagir com os possíveis clientes, respondendo questionamentos e convidando para uma consulta de avaliação.

Os assuntos abordados podem ser de baixa, média ou alta complexidade, dependendo do tipo de cliente que deseja atrair. Existe ainda a possibilidade de oferecer materiais mais completos, como os ebooks. Nele você pode ensinar, por exemplo, como limpar aparelho ortodôntico após as refeições. Assim que a pessoa faz o download do seu manual digital, ela estará guardando o seu contato. E ainda pode encaminhar o material para outras pessoas. Seria o equivalente a distribuir cartões de visitas, mas com a vantagem de mostrar um pouco do seu trabalho.

  • Mídias sociais

Você não precisa se cadastrar em todos as redes que existem, mas deve marcar presença em pelo menos uma: a que seu público alvo está. Seja Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, entre outros, escolher a mídia certa garante que você apareça para as pessoas certas.

E poste coisas relevantes com frequência. Pode ser o dia a dia do consultório odontológico, um novo paciente ou alguém que acaba de finalizar o tratamento.

As mídias sociais são ferramentas importantes para manter contato com o cliente. Além de ver seu conteúdo periodicamente, os pacientes em potencial têm acesso ao seu contato e podem indicar seu perfil para os conhecidos.

  • Anúncios

Sabe aqueles anúncios que surgem na tela em determinados sites? Sua clínica ou consultório também pode aparecer. Para isso, você deve adquirir espaços de propaganda, podendo escolher em que tipo de site sua empresa será anunciada. Assim como o Adwords, você deve investir para que seu anúncio seja veiculado.

Agora que você já conhece algumas ferramentas, que tal colocar a mão na massa e ter presença digital? Está com dúvidas? Entre em contato conosco que vamos te ajudar a conquistar os tão sonhados clientes.

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