CONTABILIDADE PARA DENTISTA – Como escolher uma contabilidade para consultório odontológico

30 de junho de 2020

CONTABILIDADE PARA DENTISTA – Como escolher uma contabilidade para consultório odontológico

Você, dentista, decidiu abrir seu próprio consultório odontológico e está buscando um “passo a passo”, uma receita de bolo, uma forma de tudo ser mais tranquilo. Em verdade vos digo, tudo deve começar pela contabilidade. A contabilidade odontológica é imprescindível para qualquer clínica (independente do porte) no nosso país. Principalmente se partirmos do pressuposto que seu consultório é uma empresa e precisa de uma contabilidade bem organizada.

Sem uma organização contábil, sua clínica corre grande risco de multas e diversas tributações que irá complicar o caixa do negócio. Por isso, hoje, vamos conversar sobre a escolha de sua nova contabilidade. Então, separe nossos rotineiros minutos e relaxe! Vamos conversar!

Quanto à legislação da contabilidade para dentista

Sua contabilidade deve auxiliar você a, no momento de abertura de seu consultório odontológico, determinar a melhor opção para desempenhar as atividades na tributação, isto é, se irá trabalhar como Pessoa Jurídica ou Física.

É importante ressaltar que, independente da opção tributária escolhida, é fundamental que:

  • seu registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) esteja em dia;
  • sua solicitação de atividade esteja aprovada na vigilância sanitária municipal.

E sua nova contabilidade precisa estar ciente de tais obrigações.

A questão dos tributos é de essencial importância

Uma vez que parte dos rendimentos do consultório, obrigatoriamente, devem ser recolhidas aos cofres públicos todos os meses, e a escolha do melhor regime tributário poderá gerar maior ou menor impacto nos rendimentos do seu novo consultório.

Para considerar o melhor regime tributário, será necessário calcular os valores totais de faturamento, podendo comparar nas simulações entre as modalidades de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, analisando o mais vantajoso e procedendo a sua definição. Note, então, que seu novo contador deverá estar apto para que você não pague mais tributos que o necessário.

Esclarecendo as obrigações fiscais enquanto pessoa física

Se você, com o auxílio de seu contador, optar por atuar como autônomo, será sua responsabilidade fazer as escrituras do livro caixa (são os registros de todos os recebimentos e pagamentos) e do carnê-leão (é um recolhimento mensal do Imposto de Renda para profissionais registrados como Pessoa Física).

Esclarecendo as obrigações fiscais enquanto pessoa jurídica

Se você, com o auxílio de seu contador, optar por atuar como PJ, precisará ter:

  • Escrituração contábil: é um registro que regula os atos administrativos, por meio de processo manual (escrito) ou automatizado (digital);
  • Emissão de notas fiscais para prestação de serviços: atualmente diversos consultórios utilizam a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônico);
  • DMED anual: Declaração de Serviços Médicos e de Saúde que precisa ser feita anualmente;
  • Folha de pagamento: é uma lista com os pagamentos dos funcionários que trabalham em sua clínica ou consultório odontológico.

E o contador em si?

No mercado contábil existem diversas empresas ou contadores especialistas na área da saúde. Contudo, você precisa ter ciência que, quanto mais específico o know how do contador, possivelmente, mais alto será o ônus gerado.

Uma dica importante para você, que vai começar a procurar uma contabilidade odontológica, é: TOME CUIDADO! Faça uma pesquisa prévia! Analise o histórico da empresa, procure se já ocorreu erros e processos jurídicos etc! Isso auxiliará sua escolha e evitará futuras dores de cabeça.

Pense da seguinte forma: a contabilidade é uma prestação de serviços caracterizada por detalhes e se a empresa prestadora do serviço contábil já cometeu esses erros, provavelmente você poderá estar caindo em uma tremenda enrascada.

Você precisa desmitificar um pensamento que muitos dentistas carregam

Muitos pensam que, na contratação de um terceirizada contábil, todo esforço financeiro é, respectivamente, terceirizado com a empresa. Isso não é verdade. Na maioria das vezes, você será a ligação das informações entre a empresa de contabilidade e o seu consultório odontológico. Seu esforço será colaborado com a terceirizada de contabilidade ou o contador.

E, nisso, o impasse que muitos gestores notam, é que são diversas demandas e às vezes faltam informações a serem passadas. Ainda fica mais complicado para dentistas que precisam atender o paciente, diagnosticá-lo, tratar e gerir o consultório ou clínica odontológica.

E se a contabilidade para dentista for digital?

Bem vindos à modernidade! A era tecnológica permite muitas variáveis e, algumas, inseridas no meio contábil. Enfim, atualmente, o mercado permite a existência da “contabilidade online” – o que é maravilhoso!

A contabilidade para dentista de forma digital é um serviço contábil com base em tecnologia e internet. Com esse serviço, você será capaz de acompanhar pela internet, a qualquer hora, a contabilidade da sua empresa.

As principais vantagens em ter contabilidade para dentista de forma digital

  • Os gastos comparados à contabilidade tradicional: A contabilidade digital é um serviço pago, porém, mas consome menos tempo e recursos que a contabilidade dita tradicional;
  • Plataforma intuitiva: fica muito mais fácil gerir todas as informações contábeis por meio de uma plataforma de contabilidade online;
  • Segurança em todas as informações: se você já teve algum problema com perda de papel, não se preocupe, pois, a contabilidade online registra e faz a gestão de todas as informações em servidores seguros, impedindo que dados sejam corrompidos ou roubados;
  • Mais produtividade: com o serviço de contabilidade online, você agiliza todas as informações em poucos minutos, o que antes era feito em horas agora poderá ser realizado com a velocidade e produtividade do mundo digital.

Com a contabilidade online, você ganha tempo para se concentrar nas estratégias de marketing, organização e fidelização de pacientes, ou então, em simplesmente atender mais pacientes. Ou seja, é a utilização da tecnologia a seu favor.

Concluindo sobre contabilidade para dentista….

Sabemos que a contabilidade odontológica é um tema um pouco mais complexo e que, agora, fará parte de sua rotina, enquanto dentista dono de um novo consultório de sucesso. Exatamente por sua importância, é fundamental que você entenda os principais conceitos para não se perder com tantas informações.

Independente se você tem o contador tradicional ou a contabilidade online, sua tarefa demandará muita atenção, precavendo-se nas informações contábeis do consultório ou clínica odontológica para não ter problemas com o FISCO.

Por isso, faça suas pesquisas e converse com mais de um contador antes de tomar sua decisão final.

Caso precise de um apoio nesse momento (e nos demais), entre em contato!

O que é BPO Financeiro e como começar?

Dicas sobre certificado digital e contabilidade para clínicas 

Contabilidade para clínicas e laboratórios: redução legal de tributos

Até a próxima!

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *