Entenda o que é resumo financeiro e suas vantagens

20 de abril de 2021Entenda o que é resumo financeiro

Uma parte considerável da população brasileira tem como principal objetivo abrir sua própria empresa, mas nunca ouviu falar de resumo financeiro. Além da vantagem de, digamos, não ter patrão, é uma forma segura de aumentar o patrimônio por meio do lucro, porém, há de se pensar em capacitação.

Não basta somente ter um CNPJ. Muitos empreendedores esquecem que, para o negócio prosperar, é preciso atuar com rigor e ter alto controle sobre as questões financeiras e econômicas da empresa.

Isso porque, a saúde financeira é a espinha dorsal de qualquer organização que tem como meta seu fortalecimento no mercado frente aos clientes e concorrentes. Uma empresa sem planejamento estratégico e gerenciamento financeiro aumenta consideravelmente as chances de falência. Prova disso são os dados divulgados anualmente sobre os índices de abertura e pedido de encerramento de empresas.

Uma das ferramentas para manter o controle é o resumo financeiro, que vamos explicar como funciona e quais as vantagens ele oferece para a preservação e expansão da empresa.

Dados do mercado brasileiro

Liderados pelos microempreendedores, que representam 56,7% dos CNPJs no país, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Economia, os números do empreendedorismo no Brasil são promissores. Contudo, apesar do crescimento, a taxa de fechamento por falência ainda é preocupante.

Para se ter uma ideia, de acordo com o levantamento do Sebrae, 58% das empresas não conseguem completar cinco anos. Um índice muito alto para um país com tantos empreendedores ativos.

Em 2020, o cenário foi ainda mais grave. Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa de crédito Boa Vista Serviços, os pedidos de falência aumentaram 12,7%. Já as solicitações de recuperação judicial tiveram um acréscimo de 13,4% em comparação a 2019.

De acordo com a pesquisa, a crise econômica gerada pela crise sanitária, que pegou todos de surpresa, foi o principal motivo de tantos pedidos. Das empresas que driblaram as estatísticas e conseguiram se manter em atividade apesar da instabilidade do mercado, podemos dizer que grande parte delas tinham como prioridade a saúde financeira.

Ou seja, os empreendedores mantinham um rígido controle de caixa, asseguravam uma gestão bem feita e sustentavam uma reserva de emergência.

Principais perdas financeiras

Além da falta de controle de caixa, outras falhas administrativas podem ocasionar no fechamento da empresa. Dentre eles estão os problemas de cunho operacional, como maquinário obsoleto, que requer constantes reparações e influenciam negativamente não só o setor econômico como a produtividade.

Equipe sem qualificação necessária também é prejudicial para a saúde financeira, uma vez que será preciso rever as atividades realizadas, resultando em maior tempo de entrega. Ou seja, investir em pessoal especializado e cursos de atualização ajudam a empresa a economizar e manter sua competitividade.

O que é resumo financeiro?

Resumo financeiro é um importante documento que permite ao administrador identificar erros e acertos do planejamento. É por meio dele que é realizado o acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real, possibilitando entender de onde e com que frequência vem o dinheiro e quais são as saídas registradas no caixa.

Para que o controle seja eficaz, é preciso que o resumo apresente as seguintes informações:

  • Entrada e saída de dinheiro;
  • Custos com despesas fixas;
  • Valores relativos a investimentos;
  • Projeção de receitas e despesas;
  • Capital de giro existente;
  • Saldo em conta bancária;
  • Controle de cartão de crédito;
  • Parcela de financiamento.

A gestão financeira será eficiente se houver acompanhamento diário dos índices. Esse trabalho deve ser feito de forma ininterrupta para que possa ser efetivo nos casos de tomada de decisões. O controle pode ser realizado manualmente, por meio de planilhas, ou através de softwares específicos.

Importante salientar que o resumo financeiro deve ser adotado em organizações de qualquer ramo e porte, sobretudo pelas pequenas empresas e para os microempreendedores individuais, que tendem a mesclar as contas de pessoa física e jurídica. Isso torna o controle mais difícil e arriscado.

Vantagens do resumo financeiro

A primeira vantagem em ter o resumo financeiro como prática já foi revelada. A oportunidade de evitar uma possível falência por quebra de caixa é o principal benefício. Isso porque, com o relatório em mãos, é possível identificar as falhas assim que elas começam a surgir e traçar metas emergenciais para corrigi-las.

Manter esse controle ainda ajuda a empresa em outros aspectos, como colocar o planejamento estratégico em prática e, também, no desenvolvimento de ações de crescimento que atendam à expectativa da diretoria. Mais que agradar, o resumo financeiro irá fornecer as diretrizes para que o planejamento não ultrapasse os limites da empresa.

Existe ainda a possibilidade de criar cenários diferentes, baseado nos dados da empresa, para conter crises e quitar despesas que podem surgir por emissão de documentos, fiscalização, processos judiciais, entre outros.

Se a ideia for contratar um profissional para atuar na área administrativa da organização, ter o resumo financeiro detalhado e padronizado irá agilizar o processo de adaptação do colaborador, contribuindo para uma gestão eficiente.

Consultoria especializada

Apesar de ser um fator importante para a saúde financeira da empresa, nem todos os empreendedores têm facilidade em lidar com números, estatísticas, planilhas e criação de cenários. O tempo disponível para dedicar ao estudo do resumo também pode ser um empecilho, principalmente em organizações menores, nas quais o administrador divide seu dia entre diversas funções dentro da empresa.

Mas nem por isso deve-se abdicar dessa ferramenta essencial para a gestão financeira. É para auxiliar essas pessoas que existem empresas de contabilidade que oferecem assessoria especializada.

Assim, além de manter os dados atualizados e, com isso, auxiliar na tarefa de manter a saúde financeira em dia, o administrador ainda conta com assessoria para outras áreas da empresa.

BPO Financeiro tem total potencial para ser seu aliado

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Saiba mais sobre BPO Financeiro

Contabilidade Consultiva

Que tal entrar em contato com a gente? A Equipe Previsa terá um imenso prazer em receber você e sua empresa. Ficamos te esperando!

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99954-0537

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *