10 elementos que devem ser considerados no mundo do food service

25 de setembro de 2019 FOOD SERVICE
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10 elementos que devem ser considerados no mundo do food service

 Você já teve uma ideia muito empreendedora: abrir seu próprio negócio. Sendo um amante de culinária, sua opção lógica foi seguir no ramo alimentício levando comida de qualidade para o público alvo faminto. Isso tudo nos orgulha muito! O mercado brasileiro oferece muitas oportunidades para empreender (mesmo apresentando algumas dificuldades para os empresários continuarem com suas portas abertas).

Agora que seu restaurante já está aberto, estiloso e com uma culinária de qualidade, é importante ter em mente que alguns pontos influenciam o desempenho de seu restaurante frente ao mercado. Pensando em lhe ajudar nesse ponto, listamos, aqui, hoje, esses pontos essenciais para que você possa seguir e conduzir, da melhor forma possível, seu restaurante.

Ah, cabe ressaltar que a presente listagem é baseada em uma ferramenta que já foi criada pelo Sebrae, com foco em auxiliar empresários de bares e restaurantes. Essa ferramenta aponta os fatores essenciais para o sucesso no ramo alimentício.

Nossa dica de hoje, aqui, é: corre lá no site do Sebrae e acesse a ferramenta disponível para empreendedores!

Mas, antes, continue lendo nosso artigo de hoje para entender esses pontos ditos essenciais pelo Sebrae. Vamos lá?

1 – ATENDIMENTO

Atender bem é um diferencial. Qualidade, agilidade e cortesia são pré-requisitos para que isso aconteça. Tanto o empreendedor como a equipe de atendimento devem identificar o cliente e suas necessidades, assim como ter tranquilidade para lidar com queixas e reclamações e, principalmente, habilidade para solucionar os problemas.

Resumo: invista na capacitação de sua equipe para que a mesma sempre possa fornecer um atendimento de qualidade e com foco em dar ao cliente uma experiência única e positiva.

2 – GESTÃO DE COMPRAS

A ideia, aqui, é evitar perder dinheiro com base em boas negociações com seus fornecedores. Que tal investir em uma boa parceria seu restaurante e o fornecedor?

Cabe ressaltar que, dentro dessa parceria, o processo de negociação de volumes, prazos e descontos deve ser encarado como um momento solene e vital. Sendo assim, você enquanto empreendedor, deve dedicar ao seu fornecedor toda atenção, em virtude de sua importância para o sucesso de seu restaurante.

3 – LAYOUT E CONFORTO

No decorrer de todos os nossos artigos voltados para dicas, sempre destacamos a importância em proporcionar ao cliente uma experiência extremamente positiva (que o tornará um cliente cativo). Pensando nisso, a estrutura que seu restaurante possui pode fazer total diferença.

É de suma importância ter uma boa estrutura, ter realizado um planejamento adequado de seu ambiente e organizar tudo pensando no conforto de seu cliente com muito carinho.

4 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O “mundo todo” está muito ligado aos cuidados com o próprio corpo. Em decorrência disso, cada vez mais o público faminto pensa com mais atenção no que “coloca para dentro” do seu organismo.

É aí que entra a ideia de alimentação saudável. Os alimentos sem conservantes ou nenhum tipo de substância química, são cada vez mais procurados na hora de escolher onde comer.

5 – FIDELIZAÇÃO

Existem muitas formas de cativar e fidelizar um cliente: atendimento de qualidade, cardápio variado (além de saboroso), bons preços etc.

Mas, além de grandes (ou pequenas) ações, é importante analisar com cuidado o seu público em específico e identificar quais são necessidades dele, motivando-o a voltar a consumir de sua deliciosa culinária. Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante com a sua satisfação, as chances de ele se tornar fiel são maiores.

6 – FORMAÇÃO DE PREÇO

Para essa parte, começaremos pedindo que tenha uma longa e proveitosa conversa com seu contador. Mas, além disso, é muito importante saber calcular corretamente os preços para manter a saúde financeira de seu restaurante.

Compreendemos que isso pode ser um grande desafio, mas, é essencial para que você consiga manter o negócio ativo. Para tanto, é importante que você leve em consideração o valor que o consumidor está disposto a pagar e os preços que estão sendo praticados por seus concorrentes, no mercado.

7 – GOURMETIZAÇÃO

Feche, rapidamente, os olhos e pense em quantos pratos gourmets você teve acesso atualmente. O conceito de gourmetização está em alta e tem sido bem trabalhado no mercado. Isso é muito positivo! É importante que tal conceito esteja bem em alta e bem alinhada à parte sensorial (e visual) do seu cardápio.

Além de um diferencial (primordialmente pensando no fato de que as pessoas procuram cada vez menos pratos industrializados), agregará valor ao seu produto.

8 – MARKETING PROMOCIONAL

Atualmente, dificilmente uma marca se mantém no mercado sem um bom (e assertivo) marketing. Sendo assim, é essencial investir nisso.

Manter a reputação de seu restaurante positiva frente aos seus clientes é uma chave de sucesso – além de transmitir pessoalidade e qualidade aos seus serviços. O marketing promocional pode ser seu grande aliado no processo de cativar clientes.

9 – CONFIABILIDADE

A legislação brasileira é bem rígida quando o assunto é “alimentação”. Isso pode ficar um pouco “pior” quando falamos de bares e restaurantes.

Sendo assim, para manter a reputação intacta e prezar pela confiança que seus clientes depositam em seu restaurante, é de suma importância cumprir as exigências legais de normas técnicas para segurança.

E não se esqueça de utilizar seus mecanismos de marketing para transmitir bem esse cuidado para os clientes.

10 – SUSTENTABILIDADE

Já comentamos, anteriormente, do atual zelo promissor dos brasileiros frente ao mundo em que vivemos. Pensando nisso, a sustentabilidade passou a ser alvo de muitas empresas (principalmente do ramo alimentício). A redução de desperdícios de recursos e contaminações do meio ambiente passou a ser preocupação do consumidor e, com isso, obrigatoriamente deve ser foco do empreendedor.

Resumo: seu restaurante pode passar a adotar a ideia do “desperdício zero”. Que tal?

E ai? O que achou da nossa conversa de hoje? Esses são apenas 10 pontos relevantes, muitos outros existem e podem ser explorados.

Quer saber mais alguns? Deixe nos comentários! Nossa equipe está ansiosa para ter uma conversa mais próxima e, a partir dos seus comentários, analisar mais pontos importantes que poderão pautar nossos diálogos aqui no blog.

 

Guia de Sucesso para bares, restaurantes e lanchonetes

 

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