Preciso mesmo contratar um contador para começar meu restaurante?

15 de abril de 2019 Contabilidade para restaurantes

Preciso mesmo contratar um contador para começar meu restaurante?

Por mais que muitos empresários acreditem (com fé) que é tranquilo iniciar a vida de seu negócio sem auxílio, é comum que a grande maioria note que as coisas não são tão simples. Abrir um restaurante não é diferente! Muitas características na legislação (exclusivas para o mercado da alimentação) são capciosas e podem confundir (e muito) a cabeça do mais novo empresário de sucesso. Contabilidade para restaurante parecem apenas obrigações, mas todo administrador ou empreendedor precisa entender isto melhor.

Esse é o seu caso? Então, continue conosco! Hoje, vamos dar algumas dicas importantes sobre a importância de ter um parceiro contador no início de vida do seu restaurante. Está preparado? Continue lendo!

Contabilidade para Restaurantes: desde os primeiros passos do seu negócio

Você abriu um restaurante e está muito feliz com essa decisão, certo? E deve estar mesmo! Você está um passo à frente que a grande maioria das pessoas. É importante, agora, ter em mente que seu negócio precisa de um profissional de contabilidade para dar os primeiros passos. A vida contábil e financeira de seu restaurante depende disso (pode acreditar!).

Além de auxiliar na parte de registrar tudo que está sendo movimentado nesse início, o contador será, ainda, aquela pessoa perspicaz que não deixará passar nenhum tributo relativo à atividade de sua empresa. Além de ser capaz de analisar todas as informações pertinentes ao crescimento de seu restaurante. Afinal, não pensamos em nos manter sempre no mesmo padrão. Certo?

Crescer…. O céu é o limite e seu restaurante claramente alcançará o que você, como proprietário, almeja. Porém, para tanto, um bom contador poderá verificar as informações financeiras úteis para o controle gerencial.

A partir dessas informações (que incluem receita, despesa, investimento etc), esse profissional altamente capacitado terá material suficiente para sentar contigo e analisar financeiramente o seu restaurante. E não pense que tal ato não e importante! É a partir dessas reuniões que você decidirá todas as ações tomadas em seu negócio, com foco adequado em cada impacto financeiro que suas ações (atuais e futuras) podem gerar. Assim, você (enquanto empreendedor) conseguirá garantir o crescimento de seu restaurante.

Restaurante com uma contabilidade atuante cresce mais e melhor!

Seu contador ainda poderá agir de uma forma extremamente positiva: agilizando o crescimento de seu estabelecimento. Por exemplo: uma análise tributária feita de forma adequada e com periodicidade poderá gerar economia em curto prazo. Gerando economia, você terá mais lucros. Simples!

Além disso, conforme já conversamos anteriormente, um restaurante possui toda uma demanda legislativa própria. Regulamentar um estabelecimento desse porte não é tarefa fácil. Um bom contador terá conhecimento e saberá deixar a situação de seu restaurante regular, evitando multas e despesas desnecessárias.

m outro ponto importante a ser destacado é que, independente do ramo da empresa, as obrigações fiscais e contábeis são de responsabilidade do profissional de contabilidade. E isso não se faz diferente em um restaurante. Em resumo, para tal ponto, você não pode representar seu negócio sozinho.

Restaurante com contabilidade especializada é fator de sobrevivência!

Começa a notar que não é uma regalia e sim uma necessidade? Caso ainda não, vamos analisar numericamente. Tenha em mente a seguinte frase: “números não mentem”. Vamos lá? Estatísticas revelam que, em média, 60% dos proprietários de restaurante não têm a preocupação de inserir o serviço contábil nos primeiros dias de seu restaurante. Sabe o que acontece? Cerca de 80% desses estabelecimentos acabam falindo antes dos cinco anos de vida.

Tal afirmação se faz verdadeira ao analisarmos toda a premissa envolvida no presente artigo. Levamos, aqui, em consideração que alguns dos primeiros passos podem sim ser dados “sozinho”, mas, isso pode custar caro para seu negócio. Melhor analisar com mais cautela.

A saúde financeira geral de um restaurante, desde o início das atividades, é avaliada frequentemente pelo contador responsável. Assim, o proprietário pode focar em partes que são mais “prazerosas” para ele: a gastronomia (provavelmente). Afinal, vamos levar em consideração que, se o seu amor fosse realmente a contabilidade, talvez você não abrisse um restaurante. Certo?

Uma contabilidade para restaurantes proporciona tempo para que o dono dedique às receitas

Seus clientes, amigos, parentes, confiam em você para o quesito “alimentação”, exclusivamente porque sabem que você tem total conhecimento sobre o que é o seu “amor”. Você investiu tempo, dinheiro, conhecimento (tudo muito válido e precioso) na abertura de seu estabelecimento.

Levando isso em consideração, e sabendo que profissionais qualificados fazem o melhor pela área de sua qualificação, talvez, a pergunta feita no início desse artigo, agora, já esteja adequadamente respondida: chegou a hora de confiar em profissionais competentes da área contábil para analisar e lidar com todas as finanças, relatórios e rotinas contábeis de seu restaurante.

Com o tempo, após diversas reuniões e análises com seu contador, você e ele conhecerão de cor todos os períodos de sazonalidade, aquecimento e desaquecimento do mercado e tudo que pode afetar nos resultados de seu negócio. Quando o relacionamento chegar a esse ponto, você terá propriedade para afirmar: AINDA PRECISO DO MEU CONTADOR.

Você já é parceiro de um bom contador?

A contabilidade se faz necessária não somente para abrir seu restaurante, mas, para mantê-lo no mercado. Para fazê-lo crescer. Para ampliar horizontes. A presença de um contador de confiança é peça fundamental para manter a saúde financeira de seu estabelecimento em perfeito estado.

Lembre-se que, para dar continuidade nas atividades, você sempre precisará de dicas e orientações. O contador é o melhor profissional para ser seu braço direito e manter seu restaurante sempre no topo. Lembrando que, vocês, juntos, terão a visão de uma contabilidade empreendedora. Você sempre fará parte de todas as análises e decisões. Seu contador apenas terá um norte para orientar da melhor forma possível.

Chegou a hora de se perguntar: você já é parceiro de um bom contador? Aqui, mostramos de uma forma bem resumida alguns pontos que são de suma importância para ter seu “contador amigo” sempre por perto, mas, é importante pesquisar e conversar com profissionais para que você se sinta confortável (e, principalmente, seguro) para contratar um contador (ou uma equipe) que vai assessorá-lo nesse caminho que está se abrindo a sua frente. Você ainda terá muitas e muitas coisas a fazer (e a conhecer).

É todo um processo mágico se abrindo. Então, nossa dica é: tenha um contador e faça a contabilidade de seu restaurante desde o início! Você não vai se arrepender!

Leia também:

8 passos para começar seu restaurante

Contabilidade para restaurantes! E agora?

Canvas: o que é e como potencializar sua estratégia?

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *