Contabilidade para Restaurantes – E agora?

15 de abril de 2019 Contabilidade para restaurantes

Contabilidade para Restaurantes – E agora?

“Abri meu próprio negócio, um restaurante. No início, acreditei que tudo estava indo de acordo com os padrões (e com as minhas previsões). De forma geral, estou muito orgulhoso com todo o ‘andar da carruagem’. Porém, as contas têm se tornado mais complexas e difíceis de lidar. E agora?”

Pois bem, essa situação hipotética é um espelho para você? Se a resposta foi um sonoro “sim”, continue conosco! Você poderá notar que, agora, uma contabilidade fará toda diferença para seu restaurante. Vamos lá?

Uma boa contabilidade para restaurantes vai muito além das exigências

De uma forma geral, quando empreendedores do seu ramo são questionados acerca da utilização de algum escritório de contabilidade, verifica-se que, em sua maioria, a resposta é: apenas por exigência.

Sendo assim, o que podemos notar é que, também em sua maioria, a visão que o empresário tem de um contador está vinculada exclusivamente à fiscalização (que apenas admite que um profissional da área apresente documentos oficiais ou declarações). Porém, temos uma novidade para contar: isso está muito errado!

Sem uma contabilidade adequada para o seu restaurante, as consequências podem ser graves (e, talvez, irremediáveis). Não queremos alarmar ninguém, mas, sabe o que pode acontecer caso seu restaurante recolha impostos que foram calculados de forma inadequada? A multa, no ato de fiscalização, poderá ser uma péssima notícia e acabar com seu apetite.

Mas, e aí? Qual o passo que devo tomar agora?

Simples: procure um contador especializado em restaurantes.

O serviço prestado por ele é essencial para o seu restaurante e, de uma forma geral, pode-se notar que uma educação empresarial mais voltada para as finanças de sua empresa fará total diferença para o futuro empresarial.

Você chegou no presente artigo com o questionamento sobre o gerenciamento financeiro atual de seu restaurante, certo? Pois bem, um contador está qualificado para te auxiliar a gerenciar as questões financeiras. Isso é ótimo! Assim, você tomará decisões de forma mais assertiva.

Abri um negócio para fugir da crise, e agora?

Atualmente, um assunto “comum” no mundo dos negócios é a crise econômica.

Não queremos estar acumulados de contas e dúvidas bem no meio do “olho do furacão”. Para alguém que optou por “fugir” da tão temida crise abrindo seu próprio negócio, é de suma importância ter em mente que um controle rigoroso de todos os custos fixos e variáveis de sua empresa é essencial. Além disso, conhecer o percentual de lucro necessário para dar continuidade na vida de seu restaurante é uma qualidade no seu ramo.

Quando você decidiu abrir seu estabelecimento, não necessariamente conhecia o que era fluxo de caixa, lucro, receita, despesa etc. E isso não é algo que deve ser analisado com olhos baixos. Muito antes pelo contrário!

Você tem conhecimento das particularidades de seu negócio como ninguém e isso fará toda diferença para ser um proprietário de restaurante com todo sucesso. Porém, para que tudo corra bem, voltamos a nossa “dica”: procure um contador!

Mas, afinal, o que uma contabilidade poderá me oferecer?

Novamente, simples: a contabilidade poderá oferecer ao seu restaurante todas as formas adequadas de planejamento. Desde a “simples” ideia de “qual é meu público alvo?”, passando pelo alinhamento do “qual melhor cardápio para esse público?” e chegando até em “quanto cobrar pelo meu serviço?”. Esses focos e tantos outros são um “ponto de partida” da contabilidade.

Além disso, o contador que você escolher para caminhar ao seu lado irá lhe fornecer relatórios contábeis que darão uma visão melhor (e mais certeira) de qual o percentual de lucro necessário para o seu restaurante, possíveis canais de marketing que podem ser utilizados (visando crescimento de público), análise das melhores formas de negociar com seus fornecedores.

Pensando calmamente nesses pontos, notamos que muito pode ser economizado quando se tem um contador para chamar de seu.

Mas, olha, não é só isso que seu contador poderá oferecer.

Ainda podemos pensar na análise do melhor regime tributário. Ou seja, uma contabilidade especializada irá analisar os impostos que lhe competem, evitando gastos desnecessários e deixando que você, empresário, possa dar continuidade em seu trabalho de forma legal e regularizada. Além disso, você poderá aumentar seus lucros aproveitando os créditos tributários.

Resumo: menos dores de cabeça para você e para seu restaurante.

Pois bem, meu caro, escolha um contador especializado em seu ramo e toda sua vida empresarial estará mais tranquila (ou menos turbulenta). Uma boa contabilidade para restaurantes permite que você consiga provisionar o crescimento de seu restaurante, baseando-se em informações reais e confiáveis. Não serão especulações, serão dados!

E, contra a matemática, não há argumentos. Você terá, em mãos, dados confiáveis que mostrarão quanto você necessita para reserva, para capital de giro, para atender imprevistos e viver em paz.

Escolha um profissional especializado em contabilidade para restaurantes

Ao escolher um profissional especializado em contabilidade para restaurantes, você conseguirá definir melhor os preços de seu cardápio (analisando todo o serviço prestado, os valores de mercado, concorrência etc… Sem deixar sua margem de preços muito acima ou muito abaixo do mercado). Além de conseguir definir adequadamente (e sem grandes frustrações) o que deve ter em maior ou menor quantidade em seu estoque.

De uma forma geral, “procurar um contador” (encontrar um contador e “adotar” um contador especializado) será uma ação chave que colocará seu restaurante com uma imagem de destaque para seu público. Lembrando que, em nenhum momento desacreditamos de seu potencial. Apenas acreditamos piamente que toda a vida empresarial pode se tornar menos complicada (até mesmo para que você dê continuidade em outras demandas do seu restaurante).

E aí? Convencido em seguir nossa dica de ouro? Que tal conversarmos um pouco mais?

O que acha de marcarmos um café e bater um papo sobre como a nossa equipe está super preparada para atender a você e ao seu restaurante com maestria? Somos especialistas e temos muito o que conversar contigo! Nosso foco é auxiliar pessoas como você: empreendedores da área gastronômica (dentre outros ramos), apoiando em aspectos contábeis e fiscais. Além disso, compreendemos que alimentar com qualidade o seu público é um trabalho que precisa de amor e carinho em sua preparação, porém, também precisa de todo um processo de gestão qualificado e adequado. Queremos te ajudar nessa parte.

Vamos marcar? Estamos aguardando seu contato!

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  Whatsapp: + 31 99967-7662

 

Solicite um orçamento

 

Leia também:

8 passos para começar seu restaurante

Preciso mesmo contratar uma contabilidade para restaurantes

Canvas: o que é e como potencializar sua estratégia?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: http://previsa.com.br/contato

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades do universo da contabilidade.

Facebook: https://www.facebook.com/previsacontabilidade
Twitter: https://twitter.com/previsa
Youtube – Descomplica Previsa: https://goo.gl/zepzly
Blog: http://previsa.co

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *