5 benefícios de uma contabilidade para hospital bem estruturada 

22 de janeiro de 2021 Contabilidade para hospital
Compartilhe

Em relação a contabilidade para hospital, todos os empresários, sem exceção, iniciam um empreendimento com pelo menos três objetivos: oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes, prosperar e claro, recuperar o investimento por meio da obtenção de lucro.

Para alcançar a meta, o empreendedor precisa seguir a regra de ouro: preservar a saúde financeira do negócio. E a única forma de garantir o sucesso é manter um rígido controle do caixa e o pagamento das tarifas tributárias em dia.

No ramo da saúde não é diferente. Apesar do setor estar inserido no âmbito social, é importante que a instituição tenha um bom faturamento para garantir atendimento eficiente. Administrar um hospital requer conhecer a rotina gerencial, a estrutura e ainda ter domínio das particularidades no que se refere aos processos contábeis.

Por isso, contratar uma empresa com experiência em gerenciamento de hospitais é fundamental para garantir uma administração sustentável e responsável. São muitos os benefícios de demandar a função para uma contabilidade bem estruturada e, nesse artigo, vamos mostrar cinco deles.

Antes, vamos citar alguns dos gargalos que podem prejudicar a gestão contábil hospitalar.

Particularidades

O processo administrativo de um hospital se diferencia de empresas de outros ramos pela complexidade e alto volume de transações. Diariamente, são registradas diversas movimentações de entrada e saída de verbas provenientes de diferentes fontes. Sem contar as obrigações fiscais, tributárias, de pessoal e as questões jurídicas.

Outra peculiaridade é quanto à contratação de prestadores de serviços – que demanda confecção de contrato, previsão de pagamento e outros –, além da manutenção de aparelhagem e controle do estoque que, por se tratar de uma instituição de saúde, deve estar sempre abastecido.

Para garantir o pleno funcionamento das atividades, os gestores devem garantir uma reserva financeira para casos de emergências. Se a administração não for correta, o hospital pode ficar sem essa verba extra e ter suas atividades prejudicadas.

Cinco benefícios de uma contabilidade bem estruturada

Já deu para perceber que administrar contabilidade para hospital não é tarefa fácil. E os proprietários, que em muitos casos são pessoas formadas em medicina, em geral não possuem conhecimento contábil necessário para gerir a instituição. E nem precisam ter!

A Previsa, por exemplo, conta com uma equipe especializada, preparada para atender contabilidade para hospitais de pequeno, médio e grande porte e ainda deixar os proprietários a par de todas as movimentações com uma linguagem acessível. Então vamos à lista de benefícios.

  1. Know How

A primeira vantagem está em ter uma equipe multidisciplinar e dedicada, com profundos conhecimentos na área hospitalar. Ao confiar a gestão da empresa a uma contabilidade experiente, é possível garantir que todos os aspectos financeiros, tributários, jurídicos e de recursos humanos estarão dentro das normas dos órgãos reguladores.

Isso porque cada integrante da equipe estará focado e atento a qualquer atualização relacionada ao campo da saúde. Em caso de mudanças, os ajustes serão realizados em tempo hábil para não comprometer o funcionamento do hospital. Juntos, os profissionais garantem uma administração eficiente, comprometida e sustentável.

  1. Para cada atividade uma taxa

Uma das principais preocupações dos empreendedores é quanto ao pagamento de tributos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. O correto lançamento de valores contribui não só para manter o hospital em dia com a Receita Federal como garante o repasse correto e, em alguns casos, até a redução legal de impostos.

Uma contabilidade especializada tem condições de analisar quais taxas e a respectiva porcentagem que devem ser deduzidas em cada prestação de serviço, pagamento de fornecedores e descontos previdenciários, no caso de folhas de pagamento.

  1. Controle de caixa

Com tantas movimentações diárias, o proprietário do hospital que decide gerir as contas sozinho acaba por não ter tempo para dedicar sua atenção aos outros setores da instituição. Já a contabilidade ficará à cargo de desenvolver métodos e criar planilhas exclusivas, que irão agilizar o processo contábil, garantindo a saúde financeira.

Outro benefício é manter as contas em dia, evitando assim o pagamento de multas e juros. Uma contabilidade séria fará todo o planejamento de entrada e saída de valores do caixa, deixando pagamentos recorrentes programados, além de emitir nota e guias.

  1. Gestão de crise

Nenhuma empresa está imune aos problemas econômicos do país. Mas o que parece ser algo sem solução, pode ser facilmente contornado por uma equipe especializada. Atentos ao mercado financeiro, os profissionais de contabilidade conseguem desenvolver planos de médio e longo prazo levando em consideração os indicativos oficiais, o que facilita a tomada de decisões.

Dessa forma, mesmo que a economia não esteja favorável, as chances do hospital passar ileso pela crise e manter as atividades aumenta consideravelmente, já que existe um plano pré-determinado. Assim, a contabilidade irá fazer o controle dos recursos materiais e humanos com responsabilidade para adequar as contas ao momento.

  1. Análise exclusiva

Nosso último tópico é sobre uma ferramenta que deixa qualquer empresário tranquilo quanto ao futuro da empresa: diagnóstico financeiro. Uma contabilidade comprometida se preocupa com o progresso de seus clientes e, para garantir seu desenvolvimento, realiza análises completas, além dos balanços anuais, para determinar a saúde contábil do hospital.

Fazem parte do relatório a análise de análise do fluxo de caixa para identificar possíveis quedas de arrecadação, pagamentos irregulares entre outras situações que podem prejudicar o hospital financeiramente. Os pontos fortes também são contemplados, servindo de guia para ações futuras.

A grande vantagem de contar com uma contabilidade para avaliar a saúde financeira é ter uma assessoria voltada exclusivamente para o hospital. Com isso, é possível desenvolver metas e planejar ações que irão dar resultados.

Como dissemos anteriormente, são muitos os benefícios de contratar uma contabilidade para hospital bem estruturada. Esse tipo de empreendimento requer atenção às normas, controle fiscal e, principalmente, uma administração voltada ao crescimento.

Clique aqui ou na imagem e baixe e-book para médicos:

Guia de sucesso para clínicas médicas

Quer saber mais sobre Contabilidade para hospital no Brasil?

Contabilidade para MÉDICOS: Como funciona a cobrança da Telemedicina

Benefícios do BPO Financeiro para médicos e clínicas

Saiba como trocar de contabilidade

Como trocar de contabilidade passo a passo

Sobre a PREVISA CONTABILIDADE

Criada há mais de 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência de contabilidade para empresas de tecnologia.

 

Fale com a Previsa

Entre em contato já! Podemos ajudar você hoje!

Solicite uma consultoria e descubra o caminho mais seguro, econômico e rápido para o que você precisa no momento:

www.previsa.com.br   +  31 3244-3100  WhatsApp: + 31 97196 0369

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *