Como atrair clientes em época de crise

12 de maio de 2020 Como atrair clientes
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Como atrair clientes em época de crise

O assunto do momento é um vírus que permeia nossas vidas e modificou completamente nossas rotinas. Pois é, meu caro… Onde quer que você olhe, qualquer pesquisa que faça, lá está ele: o Covid-19. Com ele, no meio empresarial principalmente, um novo comentário em massa: a crise, e ainda: como atrair clientes nesta situação.

A verdade é que o coronavírus não alterou exclusivamente nossa rotina doméstica, mas, alterou, também, o comportamento dos nossos (e dos seus) consumidores. Com o isolamento, a inflação mais alta e a renda apertada, seu consumidor vai pensar duas vezes antes de colocar a mão no bolso por uma compra. Mas, isso não quer dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, certo?

Não chegou a hora de arrancar seus ricos cabelos em prol da crise. Para tudo há uma solução. E é exatamente sobre essa “solução” que viemos conversar hoje. Um momento como esse em que vivemos exige que você, enquanto empresário, tenha uma postura realista, mas sem pessimismo.

Então, para manter suas vendas, separamos algumas dicas para garantir que sua empresa continue atraindo clientes, mesmo em tempos de crise. Quer saber mais? Então, separe nossos rotineiros minutos e relaxe! Vamos conversar!

DICA 1 – BOM ATENDIMENTO É A CHAVE DO SUCESSO

Você, nós e o mundo sabemos: estamos em um momento de crise. Ou seja, este é um momento em que o cliente está mais criterioso com as suas compras. Exatamente por isso é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem esse consumidor. Chegou a hora de seu cliente sentir que o vendedor é uma espécie de parceiro, que está preocupado em satisfazer a sua necessidade e não só em empurrar uma venda.

DICA 2 – MANTER OS ATUAIS CLIENTES É A CHAVE DO SUCESSO

Na crise, é importante que você economize ao máximo. Por isso, foque primeiro em atrair os clientes que você já tem. Pense o seguinte: tempo é dinheiro! Sendo assim, é mais caro atrair novos clientes (já que gasta um pouco mais de tempo de sua equipe cativar alguém que não conhece seu trabalho). Por isso, o primeiro foco pode ser ativar a base de clientes existente.

Ao olhar para esses clientes já ativos, busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua empresa e tente identificar formas de aumentar essa frequência. O mesmo vale para o valor gasto por ele no seu negócio: será que é possível promover ações para que este gasto seja maior? Você pode rastrear produtos que sejam do interesse dele e que não estão sendo oferecidos como deveriam, por exemplo.

DICA 3 – RELACIONAMENTOS DURADOUROS SÃO A CHAVE DO SUCESSO

Agora que você já identificou esse seu cliente, reforce o seu relacionamento com ele. Ou seja: garanta que ele volte ao seu negócio. Lembre-se que, se você fizer o cliente se sentir especial, ele “fatalmente” voltará e se tornará fiel à sua marca. Para manter esse relacionamento é interessante fazer um bom pós-venda.

É importante ter alguém que ligue para o cliente para perguntar como foi a experiência dele com o produto, se ele tem algum comentário ou crítica a fazer etc. Com isso, o seu cliente se sente valorizado e, caso haja algum problema, você tem a chance de revertê-lo em algo positivo.

DICA 4 – OFERECER SOLUÇÕES É A CHAVE DO SUCESSO

Adquirir uma postura fatalista não levará seu negócio para frente – principalmente em tempos de crise. Em vez disso, o ideal é encontrar aspectos positivos de seu produto que podem valorizar todo esse contexto da crise. Nesse momento é necessário olhar para a psicologia do consumidor. Se você vende joias, não deve desanimar só porque as pessoas estão gastando menos. Deve buscar valorizar suas qualidades. Pode focar no fato de ser um presente duradouro, que terá uma vida útil maior que uma peça de roupa, por exemplo.

DICA 5 – ANALISAR COM CAUTELA O CUSTO-BENEFÍCIO É A CHAVE DO SUCESSO

Tempos de crise econômica são uma boa oportunidade para as empresas reverem seu portfólio, você poderá fazer o mesmo. Depois de uma avaliação, talvez você perceba que vale mais a pena focar em poucos produtos que dão mais resultado e resolva deixar de lado outros menos procurados ou menos rentáveis. Então, vale analisar com cuidado sua cartela de produtos.

Outra dica: verifique o que seu concorrente está oferecendo e faça uma avaliação do custo-benefício do seu produto. Você não precisa ser o mais barato do mercado, mas, deve ter motivos convincentes para o cliente optar por você. Mais do que um produto, lembre-se que o cliente quer adquirir um sonho.

DICA 6 – MARKETING É A CHAVE DO SUCESSO

Com menos dinheiro em caixa, é comum que as empresas deixem de lado ações de marketing e comunicação com cliente, afinal é preciso economizar. Porém, uma decisão como essa pode ser fatal para o seu negócio. Lembre-se que, em momentos como esse, é importante ser visto (e lembrado) e o seu setor de marketing poderá fazer com que o cliente (ou possível cliente) te veja mesmo a distância.

DICA 7 – MOTIVAÇÃO É A CHAVE DO SUCESSO

Outro ponto que também costuma ficar de escanteio na crise é a capacitação da equipe – o que, por si só, já é uma forma de desmotivar a mesma. Muitas vezes, os empresários cortam isso para diminuir custos, exatamente quando a capacidade de venda é fundamental. Ou seja – cuide de sua equipe, meu caro, para que ela continue vendendo. É interessante, também manter, o quanto possível, os programas de incentivo para os vendedores. Quem vende mais ganha mais, isso vai fazer com que ele se motive para trabalhar.

E aí? Preparado para continuar vendendo como se não houvesse amanhã? Coloque em prática nossas dicas e, após, volte aqui para comentar que sua empresa está vendendo muito bem, mesmo em momentos de crise como esse.

Além disso, não deixe de nos seguir para se manter atualizado!

Até a próxima!

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